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terça-feira, 3 de agosto de 2010

Arbitragem de Portugal renova patrocínio de três milhões de Euros

A empresa de mediação imobiliária ERA Portugal, anunciou nesta segunda feira (02) que renovou o contrato com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, num investimento de três milhões de euros.

Em comunicado, a ERA indica que este contrato envolve o patrocínio exclusivo e oficial aos árbitros de futebol em todas as competições profissionais.

O acordo irá traduzir-se também na presença corporativa da marca ERA nas transmissões televisivas pela Sport TV dos jogos da primeira Liga e da Taça de Portugal nas temporadas entre 2010/2011 e 2012/2013.

O diretor geral da ERA Portugal, citado no comunicado, afirmou que esta "é uma forma de a marca reforçar a sua identidade, através da associação a grandes projetos e eventos de dimensão nacional, sempre com uma mensagem de rigor, de profissionalismo e de entidade eticamente responsável".

“A Liga Portuguesa de Futebol investe anualmente 3,6 milhões de euros na estrutura da arbitragem nacional, sendo grande parte desse investimento direcionado para a formação destes profissionais”, sublinhou o Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Fernando Gomes, no jantar oficial da Primeira Ação de Aperfeiçoamento e Avaliação dos árbitros e árbitros assistentes nacional para 2010-2011, em Braga - Portugal.

Na semana em que os profissionais da arbitragem se preparam para a próxima temporada, o presidente lançou umas palavras de incentivo, "Queremos apostar forte na melhoria da qualidade, não para eliminar os erros, mas para os diminuir. Não há ninguém perfeito e é perfeitamente natural que algumas decisões tomadas em frações de segundo não sejam bem sucedidas".

Defendeu, contudo, que a profissionalização dos árbitros tem que ser feita com o devido enquadramento legal. O Presidente alertou ainda para a necessidade de serem travadas “algumas lutas”, para que a Federação Portuguesa de Futebol não perca o estatuto de utilidade pública, o que seria “prejudicial para o futebol português”.

Pré-temporada

No dia 13 de Julho ocorreu em Braga, no Hotel Sentir a Falperra, a 1ª Ação de Aperfeiçoamento e Avaliação dos árbitros e árbitros assistentes nacional para a temporada 2010-2011. "Foi um sucesso, visou preparar e criar condições para que os árbitros ganhem mais conhecimentos", disse Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), fazendo um primeiro balanço.

Vítor Pereira frisou ainda que a profissionalização da classe é o caminho a seguir e abriu as portas à introdução das novas tecnologias como um auxílio aos profissionais da arbitragem. "Este modelo chegou ao fim, enquanto não mudarmos o paradigma não é possível conciliar a vida profissional com a de um árbitro de alta competição. Por isso, o objetivo passa por fazer o melhor possível e tentar corresponder às exigências", afirmou Vítor Pereira.

Entre os dias 13 e 18 de Julho, na ocasião da pré-temporada, os profissionais da arbitragem realizaram vários exercícios físicos e treinos práticos complementados com algumas situações de jogo simuladas com jovens de clubes locais.

Os árbitros realizaram também testes escritos e, segundo Vítor Pereira, os "resultados foram ótimos, bem acima dos 90 por cento. Nos testes físicos, a maior parte dos árbitros revelaram ótima forma o que é agradável a um mês do início da temporada".

Enquanto isso!

Enquanto nos paises desenvolvidos, o chamado primeiro mundo, as verbas e os investimentos na arbitragem é amplamente divulgado e aberta as informações a todos, em nosso pais, o chamado terceiro mundo, tudo é escondido e misterioso.

Entramos em contato com setores da CBF tentando obter informações que fosse relevante e apontasse os valores recebidos e a destinação destes recursos obtido com o contrato vigente com a penalty e o mais recente com as lojas Centauro. A única informação que obtivemos é que somente o setor de Marketing esta autorizado a falar sobre o assunto.

Fontes próximas a CBF informaram que desde que houve o imbróglio Penalty x Diadora, a comissão de árbitros daquela entidade deixou de tratar do assunto patrocínio das camisas dos árbitros. Segundo esta mesma fonte, hoje a comissão só decide as cores dos uniformes e até mesmo os escudos das camisas tem que obedecer o parecer técnico da área de marketing.

Enquanto isso, os árbitros que são usados como carregadores de anúncios, os “outdoors”, não sabem de nada e nem querem saber. Só se preocupam com a próxima escala e em estar bem com os chefões da arbitragem, seja ela local ou a nível nacional. Neste segmento estão todos, daquele que esta freqüentando curso de arbitragem até aquele que ostenta orgulhoso um escudo da Fifa, se julgando intelectuais, acima da média, preocupam-se em tirar tudo o que podem da arbitragem e não se preocupam em dar um pouco para a arbitragem.

Na fotomontagem acima, mostro como se sentiria aqui em nosso pais o internacional Pedro Proença.

Frase: "Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero". (Pierre Beaumarchais)

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