Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de abril de 2012

Denúncia aponta que árbitros sem pré-requisitos são indicados para compor quadro da CBF em Alagoas

Mas uma vez volto a falar da arbitragem alagoana, gostaria de falar bem, mas não consigo, as informações que chegam deste maravilhoso e distante estado não são das melhores e olha que a arbitragem dentro de campo no campeonato regional deste ano com algumas ressalvas, esta dentro da normalidade. Já fora dele...

Escudo FIFA desprestigiado pela FAF

Desde que Francisco Carlos do Nascimento foi confirmado como árbitro FIFA, seu prestigio caiu vertiginosamente. Primeiramente, a FAF e o presidente da CEAF, mostraram um amadorismo de principiante neste caso, pois brigaram tanto pelo escudo, fizeram coisas que até Deus duvida e desprestigiaram o escudo quando contrataram árbitros de outros estados para apitar as duas partidas da final do primeiro turno do campeonato alagoano.
Fosse em qualquer outro estado, o escudo teria sido tratado como merece, fariam uma festa e colocariam nos jogos finais do campeonato mostrando a importância que tem para o estado. Mas em Alagoas tudo é diferente, basta um clube qualquer bater o pé para o presidente da CEAF jogar as responsabilidades nas costas dos outros. Mas uma vez ficou provado que Hércules Martins não tem autonomia no cargo e nem coragem para tomar suas próprias decisões.

Mas as coisas podem mudar muito rapidamente, como Alagoas não esta dando o valor merecido ao escudo, outros estados darão e já pode ser no próximo ano. Fui informado por uma fonte muito próxima a Francisco Carlos do Nascimento, que ele recebeu um convite para mudar de Federação em 2013. Posso adiantar que o estado é do nordeste brasileiro, com representatividade a nível nacional bem maior do que Alagoas, entrei em contato com um dirigente desta Federação e o mesmo confirmou o convite.

Nova denúncia



Voltando para os desmandos de Alagoas, principalmente os praticados fora de campo, recebi mais uma denúncia deste estado, desta vez a denuncia indica que os dois árbitros aspirantes indicados pela CEAF/AL para compor o quadro da CBF em Alagoas - José Ricardo Laranjeiras e José Reinaldo Figueiredo - não cumprem um dos pré-requisitos básicos exigidos pela CBF, que é o da conclusão do terceiro grau (Diploma) para os com idade superior a 25 anos.

Vejam abaixo trecho do Ofício 007/12 expedido pela CA-CBF com atenção ao item 2.2.2:

Aprofundei as investigações e descobri que ambos já ultrapassaram a idade limite de estarem cursando, que seria até 25 anos, e de acordo com as investigações, o primeiro, José Ricardo Laranjeiras, nasceu no 28/04/1985 – 27 anos neste mês, ele só terminara o terceiro grau no final de 2012, ainda faltando 02 períodos a serem cursados. Já o segundo, José Reinaldo Figueiredo, nasceu no dia 12/06/1984 - 28 anos daqui a dois meses, apesar de faltar poucas disciplinas para ser concluídas, de acordo com minha fonte, o mesmo não estaria mais freqüentando a faculdade, e que sua matricula estaria trancada desde o ano passado.

Fui procurar mais indícios e obtive a informações, que ambos teriam entregados na CEAF/AL declarações que ainda estão cursando, e que se formarão no final do ano. Vale informar que essas declarações não são válidas como diplomas, pois eles podem assim que entrarem no quadro, abandonar a faculdade deixando assim de concluir os seus cursos.

Segundo minha fonte, em 2011, Ricardo Laranjeiras estava na mesma situação de hoje e foi preterido por Josevaldo Bisarria, mesmo este sem a mesma capacidade técnica e experiência do concorrente. Só que Bisarria cumpria todos os pré-requisitos diferentemente de Laranjeiras que como agora, naquela ocasião não possuia.

Agora é o inverso, os dois indicados não cumprem os pré-requisitos, se a CEAF quisesse realmente cumprir as determinações, tem árbitros para isso, que são mais novos, que já atuaram no mínimo um ano na 1ª Divisão, Ex. Marcus André de Melo, Rafael Bruno de Lima e Rafael Carlos Salgueiro.

Veja o ranking alagoano abaixo e observe que os citados que não foram indicados fazem parte do quadro A2 assim como o José Reinaldo Figueiredo. O quadro A1 e A2 são os que atuam no profissional.

FEDERAÇÃO ALAGOANA DE FUTEBOL - COMISSÃO ESTADUAL DE ARBITRAGEM

QUADRO A

ÁRBITROS - A1 Pontuação

01 Francisco Carlos Nascimento 11,45

02 George Alves Feitoza 11,39

03 Charles Hebert Cavalcante Ferreira 11,27

04 Mário Sérgio Bancilon 11,26

05 José Ricardo Laranjeira 11,06

06 Flávio Feijó de Omena 10,64

07 Josevaldo Bisarria de Melo 10,28

08 Sílvio Acioli dos Santos 9,97

ÁRBITROS - A2 TOTAL

08 Cláudio Roberto Vilela 10,00

09 José Reinaldo Figueiredo 9,85

10 Marcus André de Melo 9,63

11 Rafael Bruno Lima 9,45

12 Rafael Carlos Salgueiro 7,80

Com a palavra a CEAF/AL presidida por Hércules Martins que os indicou mesmo sem estes estarem devidamente formados. Também cabe a CA-CBF, dar uma conferida mais detalhada nos referidos documentos recebidos para que seja garantida a legalidade e o respeito aos regulamentos da entidade.

Para embasar melhor a denuncia, observem na lista abaixo, referente aos novos indicados, com atenção especial ao assistente Lennon Mccartney que é o único que aparece na relação com pendências ao lado do seu nome, onde a fonte informa que ele já possui o diploma do terceiro grau. Então a pergunta que fica é quais pendências seriam essas? E porque ao lado dos nomes dos árbitros José Ricardo Laranjeira e José Reinaldo Figueiredo, também não constam entre parênteses que os mesmos estão pendentes?



E tudo isso, logo agora que a CBF aumentou o número de árbitros e assistentes em alguns estados, em Alagoas abriram mais três vagas, duas para árbitros e uma para assistente. Até 2011, o estado contava com quatro árbitros e oito assistentes, totalizando 12 árbitros.

Confira as novas vagas no quadro abaixo:



Assessores de arbitragem em Alagoas, a novela continua

Outro fato que chama a atenção é a situação dos assessores alagoanos, desde 2011, a CA-CBF disponibiliza 03 vagas para Assessores (os antigos observadores), no ano passado tive acesso a uma entrevista dada pelo Presidente da CEAF Hércules Martins, onde o mesmo explicava o porquê da não indicação do Secretario da CEAF/AL e Ex-árbitro da CBF Fernando Rogério, para completar as três vagas que Alagoas teria direito. Segundo Hércules disse na entrevista, a vaga era de indicação do Presidente Gustavo Feijó e que só ele poderia indicar. Para minha surpresa, no ofício 014/12 não apareceu novamente o nome de Fernando Rogério e como é do conhecimento de todos, este ano, Alagoas terá duas equipes na série B, com um aumento bastante significativo no número de jogos a serem observados. Para fazer essa indagação, tomo como exemplo (veja documento abaixo), o estado do ACRE, onde serão três Assessores, sendo que lá não existe nem a metade dos jogos que existirão em Alagoas para ser assessorada.




Procurei saber com os amigos da imprensa alagoana e quase todos foram unânimes em dizer que a carreira do Fernando Rogério foi bem mais destacada como árbitro do que a do Presidente da CEAF/AL Hércules Martins e seu Vice Alton Olímpio, que se a questão fosse técnica, o mesmo teria até maior respaldo para ser Assessor da CBF do que os colegas, tendo em vista o mesmo já terem atuado em vários jogos, inclusive da série A.


Explicações

Hércules Martins fala sobre as denúncias.

Claro que não sou o dono da verdade, sendo assim, como sempre faço, entrei em contato via e-mail com o presidente da comissão de arbitragem da Federação Alagoana, senhor Hércules Martins que tentou explicar as denuncias as quais publico abaixo.

----- Original Message -----

From: Hércules Martins

To: Apito Nacional

Sent: Tuesday, April 03, 2012 4:47 PM

Subject: RE: Denuncia

Caro Marçal boa tarde. As respostas das suas indagações estão em cada parágrafo baixo. Agradeço antecipadamente o contato com tempo para respostas, coisa que não era feita anteriormente.

Resp. Observar o item 2 do Ofício Circular nº 003/CA-CBF/12.

Esse documento refere-se, no item indicado, da impossibilidade do atendimento as exigências do 3º grau para árbitros novos . Portanto, o caso dos indicados (José Ricardo e José Reinaldo), ampara-se no ofício da CBF. Nos cabe sempre procurar engradecer nossos árbitros e consequentemente nosso quadro da Renaf, em especial, com o surgimento de duas novas vagas. Você acha que eu deveria perder duas vagas que surgiram ?, caso assim o fizesse não estaria nossa Comissão deixando passar a oportunidade de aumentar nosso quadro ?. Quanto a indicação dos Assessores é muito simples explicar e repito tudo de novo, quando esse quadro foi criado pelo Dr. Ricardo Teixeira e até hoje é assim, as indicações são prerrogativas dos Presidentes da Federações, e no nosso caso do Presidente Gustavo Feijó, eu não costume entrar na seara dos outros sem autorização, seria melhor que você mesmo entrasse em contato com o Presidente Gustavo e tenho certeza que ele responderia com a maior atenção. O Presidente Gustavo Feijó sempre valorizou a nossa arbitragem desde que assumiu a Federação e mudou a sua cara. Podemos dizer que a arbitragem alagoana teve dois momentos, um antes do Presidente Gustavo Feijó e outro depois, isso ninguém pode negar.

Por fim, como toda matéria tem o seu responsável, seria justo que o nome do denunciante fosse revelado para seja respeitado o Princípio da Transparência.

Forte abraço e à disposição.

CC: Alton Olímpio e Fernando Rogério

Hércules Martins.

Obs1: A circular 003 (abaixo) foi substituida pela 007 já publicada acima. Nas duas, o item mencionado 2.2.2 é claro quando diz que as condições são para árbitros com até 25 anos de idade, já ultrapassada pelos dois árbitros menciondos.

Obs2: Tenho a clara certeza que Hércules Martins praticou neste caso o "Se colar... colou!" Ele deve saber que esta cometendo uma iregularidade e para isso terá que contar mais uma vez com a conivencia de Sérgio Corrêa como aconteceu na matéria aqui publicada sobre o assessor taxista.


Obs.3: Não obtive os contatos dos árbitros José Ricardo Laranjeiras e José Reinaldo Figueiredo. O espaço esta aberto para os mesmos e outros citados na matéria.

Frase: "A verdade que fere é pior do que a mentira que consola". (Carlos A Baccelli)

9 comentários:

Anônimo disse...

p...que pariu. essa comissão das alagoas é cheia de enrroladas.

Anônimo disse...

A FAF sabe a regra e se indicou o risco é dela. Vi hj que a CBF organizou todos os documentos e que ao criar a corregedoria TODOS tem que enviar os documentos para confirmar posteriormente. Resumo de tudo. Perder tempo de todo mundo. Ou se peprara ou ficará apenas com os que já existem. Veja site da CBF de hoje.

Anônimo disse...

Serjão porque neste estado as determinações não são cumpridas?

Anônimo disse...

"Por fim, como toda matéria tem o seu responsável, seria justo que o nome do denunciante fosse revelado para seja respeitado o Princípio da Transparência". (Hércules Martins)

meu amigo esse tal de hércules acha que todo mundo é um idiota. pede pra você revelar o denunciante pra respeitar o princípio da transparência. o cara todo errado e pede transparência. e muita cara de pau

Anônimo disse...

Ao inves de se preocupar senhor Ercules com vagas, o senhor deveria se preocupar em solicitar ao serjão para seus arbitros apitarem, nem o fifa tá apitando mais. ainda não apitaram nenhum joguinho na copa do brasil. e outra voce é muito bestinha, preencher vagas de arbitros voce quer, agora de assessor voce não quer. E não existe transparencia em jornalismo, toda fonte deve ser preservada, se preocupe em responder as acusações e procure fazer o certo para não dar errado.

Anônimo disse...

kkkkkkk isso é mais uma marmelada

Anônimo disse...

RDP mudou e foi publicado plea CBF Agoar somente ex-juiz

Anônimo disse...

essa comissão de Alagoas é uma vergomha.

Anônimo disse...

NÃO ACHO QUE QUE UMA FORMAÇÃO DEVA SER CRITÉRIO PARA SER CBF. VÁRIOS VALORES SE PERDEM POR ISSO