Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de abril de 2014

CBF realiza com sucesso testes físicos para árbitros de São Paulo

Na noite de ontem (01/04), estive cobrindo os testes físicos do quadro de árbitros de São Paulo ocorrido na bela pista de atletismo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecida como “pista do Ibirapuera”.


O inicio de noite era bastante agradável para a pratica do esporte na capital paulista, pois estava nublado e de vez em quando caia alguns pingos de chuva para refrescar a galera que estava sendo testada.

A comissão nacional de arbitragem esteve representada pelo simpático José Mocellin do Rio Grande do Sul e pelo carioca Sérgio Cristiano. Já Roberto Perassi representou a Federação Paulista de Futebol e Arthur Alves Junior por sua vez o Sindicato dos Árbitros de São Paulo.


Os trabalhos foram comandados como sempre pela competente equipe da Fedato Esportes. Na retaguarda foi disponibilizada aos árbitros uma tenda com massagista e kit nutricional contendo água, suco e frutas. Também como exigido pelo regulamento uma ambulância com desfibrilador e a presença de uma medica e de um paramédico.

Registrado na pista dando apoio aos companheiros a presença do árbitro FIFA Paulo César de Oliveira, que pediu afastamento das escalas durante as negociações para ser comentarista de arbitragem da Rede Globo. Isso quer dizer que a final do Paulistão deste ano não terá um árbitro FIFA em campo. Pelas ultimas informações, as negociações com a emissora carioca esta bastante avançada e que o árbitro deve mesmo encerrar a carreira caso se confirme. Uma pena, a arbitragem perde um dos melhores árbitros que esse país já teve, mas pelo caráter e simplicidade, PC é merecedor que tudo de bom aconteça em sua vida. Então... sucesso garoto!


Os árbitros

Dezoito árbitros foram testados, ente eles o Mato-grossense Marcelo Alves dos Santos que não realizou os testes com os árbitros de seu estado em Brasília por estar escalado pela CBF. Após o aquecimento necessário, os homens do apito fizeram os tiros de 40 metros. Todos eles foram aprovados. Após um breve descanso os mesmo fizeram os tiros de 150 metros com uma única reprovação, a árbitra FIFA Regildênia de Holanda Moura.

Os assistentes 

Os assistentes fizeram suas baterias de testes após o aquecimento com mais uma baixa. A assistente Patrícia Carla Oliveira não conseguiu ser aprovada nos tiros de 40 metros. Após um bate papo descontraído e o descanso necessário, todos foram à pista para os temidos tiros de 150 metros. Destaques para os assistentes Leandro Matos Feitosa, Bruno Salgado Rizzo e Anderson José de Moraes Coelho que sobraram na pista dando a sensação que fariam pelo menos trinta tiros caso fosse necessário. Também é digno de registro o feito de Marcio Luiz Augusto que na sua ultima temporada teve um desempenho de menino sendo amplamente elogiado por todos.

Quero parabenizar as assistentes Tatiane Sacilotti  e Maiza Teles pela aprovação no índice masculino, pois se para os homens o testes já se mostra terrível, para elas deve ser ainda pior. Se Tatiane foi bem dando  22 tiros, mais que o necessário para a aprovação, Maiza Teles exagerou nos padrões completando de forma elogiável os 24 tiros.


Maiza Teles e Tatiane Sacilotti - índice masculino

Parabéns aos aprovados que demonstraram-se fortes na parte física terminando os testes não apresentando maiores desgastes físico como fadiga e principalmente para as meninas que mostram mais uma vez que com empenho, dedicação e principalmente muito treinamentos, o sucesso pode ser alcançado.

Para Patrícia Oliveira e Regildenia Moura, fica o incentivo para continuarem com os treinamentos, pois já demonstraram serem competentes dentro de campo e certamente terão sucesso no reteste.

Agradecimentos

Quero agradecer aos organizadores do evento pela receptividade, pelo carinho e respeito demonstrado com nosso trabalho - especialmente por José Mocellin - que proporcionou o registro dos fatos relatados acima. Quero também agradecer e parabenizar a equipe da Fedato Esportes sempre solícitos e a disposição e principalmente a Arthur Alves Junior, que demonstrando ser uma pessoa equilibrada soube separar e respeitar as criticas em matérias anteriores nos recebendo com respeito, educação como se espera de uma pessoa publica como ele é. 

Lixo

Não queria falar sobre esse assunto lamentável, mas também não posso me omitir sobre o ocorrido, se Arthur foi por mim elogiado pela postura adotada, o mesmo não posso dizer do árbitro Flavio Rodrigues Guerra, quando próximo aos vestiários e na presença de vários outros árbitros disse e repetiu varias vezes e em bom tom para que todos ouvissem que eu era um “lixo” demonstrando não gostar e nem respeitar as criticas. Com a atitude, o “apadrinhado” de casamento do Cel. Marinho mostrou que além de ser um péssimo árbitro, é uma pessoa destemperada e sem equilíbrio o suficiente para aguentar e agir sob pressão. Quando a esse xingamento proferido a minha pessoa só tenho a lamentar, pois quando eu faço as criticas, ela é direcionada ao árbitro e não ao cidadão respeitando às opiniões em contrario dando amplo direito de manifestação e abrindo espaço para o contraditório.


Se Guerra acha que meu trabalho é um lixo, respeito à opinião dele, mas se ele acha que como pessoa sou um lixo, acho que foi infeliz e precipitado, pois nunca trocou sequer uma palavra comigo, nunca me deu um prato de comida, não paga minhas contas e não tem o direito de sair por aí ofendendo as pessoas. Amigo, jamais diria que você é um lixo, posso não gostar de você como árbitro e agora até mesmo como pessoa, mas o respeito como cidadão e pai de família que certamente luta pelo melhor. Se ocupa uma posição que não é merecida pelas suas qualidades técnicas dentro de campo, certamente não é o único culpado e conta com cumplicidade dos dirigentes.

Obs. Quero deixar claro que o incidente ocorrido com Flávio Guerra não foi nenhuma novidade para mim, pois ao criticar ou escrever algumas verdades sobre árbitros - revelei que ele é apadrinhado de casamento do Cel. Marinho - e dirigentes, reações como essa já é esperada. Mas se eu tivesse medo de cara feia e de ameaças, não saia da minha casa, pois todo dia recebo algumas delas. Vou continuar escrevendo e publicando o que me propus quando fundei o Apitonacional queira ou não o senhor Guerra ou qualquer outro que tenha medo da verdade e queira me silenciar com ameaças. Também vou continuar frequentando as atividades dos árbitros quando quiser e for permitido, pois no grito só um teve o dom de ganhar batalhas e o nome dele era Tarzan e Não Flávio Rodrigues Guerra! Como reza a lenda, Tarzan se locomovia pela floresta pendurado em cipós de árvores, ao contrario do senhor Guerra que provavelmente deve usar outros tipo de cipós para se autopromover!

Frase: “Esquece-se muito mais cedo uma ferida do que um insulto” (Philip Chesterfield).

Veja abaixo fotos tiradas durante os testes.

Equipamentos eletrônicos usados nos tiros de 40 mts

Pista sendo medida e demarcada pelo pessoal da Fedato Esportes


Dirigentes da CBF e da FPF discutem detalhes dos testes com o representante da Fedato Esportes

Assessoria do Safesp clicando os árbitros

Marcelo Aparecido e Luiz Flávio

Concentração final. Vai começar!

Márcio Henrique de Góis

O árbitro Daniel Destro cobrindo os testes para a Refnews

Futuro FIFA Raphael Claus corre atrás do escudo

Heber Lopes? Não! Adriano de Assis Miranda

Thiago Duarte Peixoto

Vinicius Furlan sob observação serrada de Rodrigo Guarizo

Marcelo Alves dos Santos-MT

Pronto pra "Guerra"

Guilherme Ceretta pedindo proteção

Regildênia de Holanda Moura. Respira...

Vai!

Concentração total!

Marcelo Prietro Alfieri



Comemorando a aprovação

Mais um integrante da família Oliveira???

Rodrigo Guarizo, Antonio Rogério e Thiago Peixoto

Arthur alimentando os árbitros

Antonio Prado recebendo massagem após o teste

Adriano de Assis Miranda, Gilmar Alves da Silva e Luiz Flávio de Oliveira

Assistentes

Leandro Matos Feitosa

Usain Bolt? Não! Fabrício Porfírio Moura

Daniel Luis Marques

Marco Antonio Motta Jr

Patricia Carla de Oliveira

Alex Alexandrino, Alberto Poletto Masseira e Bruno Salgado Rizzo

Alex Ang Ribeiro

Márcio Luiz Augusto - fez ultimo teste como se fosse o primeiro. Vai deixar saudades.

Herman Brumel Vani

Vicente Romano Neto

Maiza Teles Paiva


Kit Safesp

Médica e paramédicos

Nenhum comentário: