Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Os novos aspirantes à FIFA


Na tarde desta quarta feira (29), a CA-CBF divulgou a lista de árbitros e assistentes promovidos para compor o quadro de aspirantes à FIFA. Em 2013 o quadro era composto por sete árbitros, saíram dois por terem atingido o limite de idade, Pablo dos Santos Alves e Márcio Chagas da Silva (encerrou a carreira para virar comentarista de arbitragem da RBS). Ficou Wagner Reway, Luiz Flavio de Oliveira, Dewson Fernando Freitas da Silva, Guilherme Ceretta de Lima e Felipe Gomes da Silva

Foram promovidos quatro árbitros, levando o quadro para nove no total que são: Raphael Claus de São Paulo, Wagner do Nascimento Magalhães do Rio de Janeiro e os gaúchos Anderson Daronco e Jean Pierre Gonçalves Lima.

O árbitro Paulo Henrique Godoy Bezerra de Santa Catarina e o assistente Márcio Luiz Augusto de São Paulo, por contarem, respectivamente, com 96 e 144 jogos, na Série A, passam a integrar a categoria Especial-2.


A lista de assistentes foi quase que renovada completamente em relação a 2013. Foram promovidos: Rafael da Silva Alves (RS), Danilo Ricardo Simon Manis (SP), Pablo Almeida da Costa (MG), Luiz Claudio Regazone (RJ), Clovis Amaral (PE), Paulo César Farias (MT) e Marcio Gleidson Correia Dias (PA).

Os promovidos

Anderson Daronco (RS)

De Santa Maria-RS, era o quinto colocado na categoria CBF1. É professor de educação física, tem 33 anos (05/01/1981), formou-se árbitro em 1999 e estreou em 2001 na série A do campeonato brasileiro. Concorreu ao prêmio de melhor árbitro do gauchão 2014 e apitou a final do campeonato cearense deste ano.

Até o presente momento fez 63 partidas pela CBF sendo sete pela Copa do Brasil, dezenove pela série A, vinte e cinco pela série B, sete pela série C e cinco pela série D.

Opinião:

Sua promoção era dada como certa. É um bom árbitro, mas ainda está em formação alternando boas partidas e outra nem tanto. Tem no máximo três anos para convencer a comissão que merece o escudo da FIFA. Abandonou o emprego para se dedicar a arbitragem e pelo porte físico avantajado esta ficando conhecido em todo país como o "Robocop do apito”.

Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

O "Vin Diesel" brasileiro - ator norte americano que protagoniza a serie Velozes e Furiosos - é de Pelotas-RS. Professor de Educação Física, formou se árbitro em 1999 e tem 35 anos (13/07/1979). 

Até o presente momento fez 62 partidas pela CBF sendo cinco pela Copa do Brasil, dezoito série pela A, trinta e três pela série B, três pela série C e três pela série D.

Opinião:

É um bom árbitro, mas sua melhor fase foi em 2011. Sua idade avançada combinado com a carreira estacionada trará problema para voos mais alto. Tem 35 anos e pela idade e orientações vindas de Zurique já deveria estar no quadro FIFA. 

Em 2011 passou por um sufoco no aeroporto de Congonhas em São Paulo, após apitar em Uberlândia a partida América-MG 2x1 Corinthians-SP, quando junto com os assistentes foi acuado por torcedores quando estava esperando fazer a conexão para voltar ao Rio Grande do Sul. Após o incidente sua carreira deixou de evoluir, pois supostamente a CA-CBF o teria culpado pelo incidente por ter viajado de camiseta e calças jeans quando o recomendado a época era paletó e gravata. Em 2012 era o quarto árbitro da polêmica partida entre Internacional e Palmeiras onde o então atacante palmeirense Hernán Barcos marcou um gol com a mão.

Raphael Claus (SP)

Paulista de Santa Barbara D’Oeste é professor de educação física e tem 35 anos de idade (06/09/1979). Formou-se árbitro em 2002 e apitou seu primeiro clássico em 2011 (Santos e Corinthians). Foi escolhido como o melhor árbitro do campeonato paulista de 2011 e apitou a final deste ano entre Santos e Ituano. 

Até o presente momento fez 51 partidas pela CBF sendo sete pela Copa do Brasil, vinte e três pela série A, treze pela série B, dois pela série C e seis pela série D.

Opinião:

O “Ratão” como também é conhecido é o aspirante com o maior potencial e a maior aposta da CA-CBF para o escudo FIFA. Com a saída de Wilson Luiz Seneme e Paulo César Oliveira se tornou com justiça o maior nome da arbitragem paulista. Diferentemente de Jean Pierre, árbitro também promovido com a mesma idade, esta no crescente na carreira, pois já foi eleito melhor árbitro do paulistão e apitou a ultima final. É árbitro dos grandes jogos onde a tranquilidade e a técnica apurada facilita seu trabalho, mas precisa trabalhar a concentração nos pequenos jogos onde costuma cometer equívocos. Também precisa tomar cuidado com o tratamento fora das quatro linhas onde é taxado por alguns como arrogante.

Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)

Natural de São João do Meriti-RJ, administrador de empresas, tem 35 anos (22/06/1979), formou-se árbitro em 2001.

Apitou seu primeiro clássico em 2012 que também veio a ser a decisão da Taça Rio daquele ano. Foi eleito o melhor árbitro do campeonato carioca de 2013.

Até o presente momento fez 55 partidas pela CBF sendo três pela Copa do Brasil, dezessete pela série A, vinte e quatro pela série B, seis pela série C e cinco pela série D. 

Opinião:

O melhor carioca na categoria, mas é um árbitro comum e não deve ganhar nova promoção a não ser por politica ou falta de opções.

Resumo:

A lista divulgada pela CA-CBF mostra o que todos que milita na arbitragem já esta careca de saber, que não temos material de qualidade no quadro de arbitragem da CBF. Dos quatro promovidos, 75% tem ou completam 35 anos em breve e somente um, Anderson Daronco, esta na casa dos 33 anos. Ainda tem que se levar em consideração que o quadro que antes era composto por dez árbitros foi reduzido para nove e sem duvidas o motivo é a falta de opções.

O paulista Raphael Claus é a maior esperança já para janeiro próximo quando ao lado de Luiz Flavio de Oliveira ou Dewson Fernando deve ser indicado à FIFA em substituição a Wilson Seneme e Paulo César Oliveira podendo os três ser promovidos caso se confirme a aposentadoria de Sandro Meira Ricci após a Copa do Mundo. Já Anderson Daronco deve ser trabalhado para o futuro. Os outros dois, Jean Pierre e Wagner Magalhães, deve apenas compor o quadro exceto façam partidas memoráveis nos campeonatos da CBF, coisa difícil de acontecer levando se em consideração o que fizeram até então.

Os promovidos

Frase: “Embalagem bonita não significa que o produto é de boa qualidade(Anonimo).

Nenhum comentário: