Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Clima tenso na pré-temporada da arbitragem baiana

As coisas não anda nada boa para a arbitragem baiana, especialmente para os dirigentes Arilson Bispo da Anunciação, presidente do sindicato dos árbitros e Belmiro da Silva, vice-presidente da comissão de arbitragem da federação baiana de futebol (FBF). Eles travam uma longa quebra de braço pelo poder no Sinbaf (sindicato baiano dos árbitros de futebol).

Na pré-temporada para 50 árbitros e assistentes visando 2015, realizada entre os dias 11 e 13 de dezembro no 19º Batalhão de Caçadores do Exercito com a presença da instrutora FIFA Silvia Regina de Oliveira, de membros da comissão de arbitragem estadual e do novo vice-presidente da FBF, Ricardo Nonato, o clima esquentou entre Belmiro e Arilson. Segundo informações vindas da capital de todos os santos, Belmiro anunciou de uma forma precipitada, algumas novidades para a arbitragem baiana, entre elas patrocínio e material esportivo para os árbitros a partir de 2015 (sai a Garra e entre a Penalty). Disse também que todo dinheiro que entrar e os investimentos que serão feitos, será exclusivo da comissão de arbitragem, excluindo o Sinbaf (sindicato presidido por Arilson) da parceria que era mantido até então.

O anuncio pegou Arilson de surpresa, pois este desconhecia as informações repassadas por Belmiro. Nos bastidores ficou notório a insatisfação dos árbitros e com os nervos a flor da pele, criou se uma picuinha, como se fala na Bahia, entre alguns árbitros que são a favor de Belmiro e outros a favor de Arilson.

O disse-disse perdurou durante os três dias, mas a pá de cal no assunto foi jogada no último dia da pré-temporada por Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Baiana de Futebol. O presidente informou a troca de fornecedora de material dos árbitros e os critérios a ser usado para o planejamento dos árbitros para o ano que vem, reforçando o que Belmiro tinha dito anteriormente. O clima ficou tenso no auditório quando alguns árbitros se manifestaram, como John Hebert, árbitro do quadro nacional, Rafael Luís e o próprio Arilson Bispo.

O pequeno levante deixou Ednaldo bastante irritado, ele não mediu as palavras e bateu forte nos chamados 'dissidentes'. Ednaldo deixou bem claro que a hora de lavar roupa suja seria aquela, pois segundo ele, tinha ciência de que alguns árbitros que falam mal da sua gestão, estavam presentes no local deixando bem claro que não vai abrir mão daquilo que é norma da FIFA e da CBF no que envolve a arbitragem.

Eleições

As rusgas entre Belmiro e Arilson que é de conhecimento de todos já vêm de longa data, mas se intensificou nos últimos meses. Em uma assembleia da categoria, Belmiro reprovou as contas do sindicato alegando que o tempo para analisar os documentos era pouco. Outro associado alertou na mesma assembleia que a arrecadação dos 10% não estava especificada nos documentos apresentados, o que deixou Arilson enfurecido.

Tempos depois veio o troco, Belmiro tentou inscrever chapa pra concorrer à eleição do sindicato (Sinbaf), ocorrida no inicio de novembro deste ano, porém, segundo informações, a sala do sindicato só ficava fechada e só dias antes da eleição conseguiu fazer a inscrição. Mas Belmiro foi pego de surpresa quando a comissão eleitoral indeferiu o pedido alegando que alguns membros não eram associados ou estavam em desacordo com o estatuto do sindicato.

Sem disputar votos com a oposição, Arilson Bispo da Anunciação, um árbitro em atividade e com inúmeras denuncias de irregularidades, foi reeleito com 50 dos 51 votos possíveis para o mandato 2015/2019.

Esse certamente é apenas mais um de muitos episódios que já ocorreram e irão ocorrer na arbitragem baiana onde os únicos perdedores são os árbitros que só pensam em escalas e são incapazes de tomar qualquer decisão que vise única e exclusivamente à categoria.

Os exemplos são de conhecimento de todos, no mais conhecido deles, um de seus principais árbitros, se masturbou por duas vezes em rede nacional e quando adentra ao gramado para apitar uma partida de futebol, a torcida o saúda com o coro “PUNHETEIRO, PUNHETEIRO, PUNHETEIRO!”

Sobre isso escreverei em outra oportunidade.

Pobre arbitragem baiana!

Frase: "Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem" (Jean-Paul Sartre).

Nenhum comentário: