Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

FELIZ ANO NOVO VELHO: Péricles Bassols desaposenta para apitar Paulistão 2021

Aposentado desde 2017, carioca de 45 anos vai ser principal atração do apito paulista na próxima temporada

Péricles Bassols - Crédito: CBF

A arbitragem paulista vem recebendo críticas a anos pela falta de renovação no seu quadro. Seus principais árbitros, Raphael Claus, Luiz Flavio e Flavio Souza estão na casa dos 40 anos e nenhum dos nomes lançados nas últimas temporadas conseguiram se firmar.

Quando assumiu o comando da comissão de arbitragem no fim de 2019, Ana Paula Oliveira prometeu, entre outras, trabalhar duro em busca de novos valores, mas não foi bem isso que ocorreu. Basta consultar os árbitros que foram utilizados nas finais das cinco principais divisões do estado deste ano, onde, com raríssimas exceções, muitos deles com idade avançada, anos e anos de quadro e sem nenhum destaque, tanto a nível estadual, como nacional. Os chamados árbitros da reborréia, como diria um ex-dirigente do apito paulista.

Sem perspectivas que um deles sobressaia e sem esperanças que algum fenômeno desponte repentinamente no atual quadro, a aposta agora será em um árbitro aposentado em 2019, desatualizado e que virou comentarista de arbitragem e, por vezes, tecendo críticas aos atuais árbitros. O polêmico Péricles Bassols Pegado Cortez, um ex-árbitro com 45 anos de idade (03/07/1975), que foi árbitro do quadro carioca de 2007 a 2015 onde teria saído pelas portas do fundos após dezenas de polêmicas e atritos com o então presidente da Coaf, Jorge Rabello, se torna do dia para a noite a principal esperança e aposta da CEAF Paulista.

Bassols ingressou no quadro da FIFA em 2010 e saiu no fim do mesmo ano perdendo a vaga para Gutemberg Fonseca. Bom de bastidores, retornou em 2012 permanecendo até o fim de 2017 quando deixou o quadro internacional  por deficiência técnica. Namorou a bela ex-assistente FIFA Paulista Maria Eliza Correia Barboza, mas ficou marcado mesmo pela final do campeonato brasileiro de 2011 ao não marcar pênaltis para o Vasco nos dois jogos contra o Flamengo.

Segundo informações de bastidores, na época de ad Boy, quando era conhecido como ‘Menino do Rio’, teia sido filiado a torcida organizada Young Flu.

Atuou por dois anos no futebol pernambucano (2016/2017) de onde saiu da mesma forma que entrou, ou seja, sem ser percebido ou deixado qualquer legado. Foi contratado no início de 2019 pela Turner onde desempenhou a função de analista de arbitragem até dezembro deste ano. Morando em São Paulo, surpreendentemente alinhavou sua vota ao apito na maior federação do país que gasta cerca de três milhões anuais só com a arbitragem.

Ex-árbitro atuando como comentarista de arbitragem da Turner - Crédito: Twitter

Na manhã desta quinta-feira, último dia do ano, entrei em contato com Ana Paula de Oliveira que gentilmente respondeu confirmando Péricles como árbitro em campo, mas com prioridade para atuar no VAR a partir do próximo Paulistão.

A edição do Campeonato Paulista de 2021 tem início em 28 de fevereiro e a grande novidade ficara por conta da presença do VAR (árbitro de vídeo) em todas as partidas, incluindo a fase de grupos sendo que os gastos serão todos da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Na temporada deste ano, o árbitro de vídeo foi utilizado apenas no mata-mata.

Nenhum comentário: