Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Tribunal de Araque 3

A rasteira de Diego Souza no zagueiro Domingos, pode render longa suspensão ao camisa 7 do Palmeiras. Esta é a principal manchete nos jornais e mídia eletrônica de hoje (20/04/09), você acredita nisso? Eu não! Infelizmente o nosso TJD-Tribunal de Justiça Desportiva é uma piada, assim como são os dos demais estados e o próprio STJD-Superior Tribunal de Justiça Desportiva que fica no Rio de Janeiro.

De acordo com o artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo), a pena do atleta pode ser de 120 a 540 dias. É uma pena dura, mas seria justa e inibiria os demais jogadores a praticar o mesmo ato. O tribunal de araque finge que pune, o jogador finge que é punido, dias depois a pena é reduzida pela metade e logo depois convertida em sextas básicas se tornando em um circo vicioso da impunidade, enquanto isso, torcedores que pagam ingressos, telespectadores que assistem aos jogos de suas casas, tem que conviver com jogadores se engalfinhando, fazendo gestos obscenos com a certeza que são imputáveis aos olhos da lei, se tornando em mal exemplo a todas as gerações.

A lei existe, é dura para os inflatores mas não é cumprida, casos recentes de agressões, mostram que a suspensão do jogador pode ser bem mais branda do que se espera. Nos últimos anos, os tribunais aliviaram, prestando um desserviço ao esporte. No campeonato nacional de 2007, Obina do Flamengo, foi suspenso por 120 dias, devido a uma cotovelada no zagueiro Índio, do Internacional. Cumpriu apenas 29 e, depois, teve a pena diminuída para apenas cinco jogos.

Morais do Corinthians chegou a ser suspenso por 125 dias por agredir com um soco o meia Marquinhos, do Avaí. Depois, sua pena caiu para 120 e, após outra decisão do tribunal, foi reduzida pela metade. Coube ao jogador pagar 40 cestas básicas.

O último que sofreu maior pena foi o volante Gavilán, em duelo contra o Palmeiras, pelo Brasileiro de 2007. Na ocasião, o então gremista desferiu um soco no chileno Valdívia e pegou 120 dias de suspensão. O paraguaio teve de cumprir a pena. No ano passado, entretanto, houve casos de punições que foram diminuídas após novos julgamentos.

Se o nosso douto julgador continuar a julgar com o coração ou politicamente os jogadores, árbitros, dirigentes e equipes de futebol, a impunidade que já impera nos campos continuara forte e crescente cada vez mais. Como não temos julgamentos para os julgadores, eles julgam da maneira mais conveniente e politicamente naquele momento, tornando assim em um tribunal de araque.

A foto acima mostra o confronto entre os jogadores Diego Souza do Palmeiras e Domingos do Santos, no fundo a figura da justiça com os olhos vendados de vergonha, chorando pedindo que seja tratada com dignidade e que a justiça seja feita doa a quem doer.

Frase: "Perdoando demasiadamente aos que cometem faltas, fazemos uma injustiça contra os que não as cometem"!

2 comentários:

Anônimo disse...

UMA SEQUENCIA DE INCOERENCIAS DO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ARBITRAGEM CARIOCA:

ELE CONDENOU A ESCALA DE UM ÁRBITRO NO BRASILEIRO (MARCELO DE LIMA HENRIQUE - BOTAFOGO X FLAMENGO) E AGORA FAZ O QUE?

No dia 25 de fevereiro de 2008, O presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro, Jorge Rabello, avaliou a atuação do árbitro Marcelo de Lima Henrique na final da Taça Guanabara. Em entrevista ao programa ‘Redação SporTV’ (assista ao vídeo ao lado), nesta segunda-feira, Rabello deu nota 7,5 ao juiz, classificou o desempenho como bom e sem qualquer influência no resultado da partida.

- Quando avaliamos um árbitro observamos os seguintes aspectos: técnico, disciplinar e físico. Na parte física, Marcelo levou nota dez. Esteve muito bem posicionado e próximo de todos os lances. Na parte técnica, não cabe briga com as imagens. Acertou em todos os lances de dúvidas. Acertou no pênalti, que foi um lance isolado e acintoso. A reclamação do Botafogo de um pênalti no Renato Silva não procede. Foi patético e não ocorreu nada - avalia.

RECLAMAÇAO DEPOIS DE UMA PARTIDA DO FLAMENGO (TAMBÉM NUM JOGO DO BOTAFOGO)

No dia 17 de abril de 2008, o presidente do Flamengo disse: Por falta de tempo - e não de vontade - o Flamengo ainda não enviou à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) um ofício pedindo para que Péricles Bassols Cortez não apite mais os jogos do clube. Entretanto, o fará brevemente.

A restrição também valerá para os auxiliares Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço dos Santos. A irritação do presidente do Rubro-Negro, Marcio Braga, com a atuação do trio no clássico contra o Botafogo, no último domingo, ainda não passou.

Sem desmerecer em momento algum a vitória alvinegra por 3 a 0, que considerou justa, o dirigente classificou como “crime” a arbitragem de Péricles.

CRITICA A ESCALA NO BRASILEIRO 2008

Jorge Rabello critica escolha de árbitro para clássico
(Sex, 07 Nov, 01h26) - LANCEPRESS

O presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Jorge Rabello, criticou a escolha de Marcelo de Lima Henrique para apitar o clássico entre Flamengo e Botafogo, neste domingo, no Maracanã. Segundo ele, a Comissão não deveria ter incluído o nome do árbitro no sorteio, que desagradou as diretorias de ambos os clubes.

- É um árbitro competente, mas a questão psicológica também conta. O jogo já é complicado, aí, vem o presidente da Comissão de Arbitragem nacional e põe mais um ingrediente. Ninguém está mais preocupado com o clássico e sim com a arbitragem. É um clima desnecessário para um jogo de futebol. Agora, não é possível mudar a escala de arbitragem - afirmou Jorge Rabello à Rádio Brasil.

Marcelo de Lima Henrique apitou a final da Taça Guanabara de 2008 entre as duas equipes, vencida pelo Flamengo por 2 a 1. Indignado com os erros da arbitragem, o Botafogo proporcionou a cena do chororô no vestiário.

ARBITRO É ACUSADO PELO FLAMENGO

No dia 21 de fevereiro de 2009, a revolta do torcedor foi com a atuação frustrante do Flamengo na derrota por 3 a 1 para o Resende, neste sábado, no Maracanã, pela fase semifinal da Taça Guanabara, dentro de campo a ira dos jogadores e dirigentes se voltou para o árbitro Felipe Gomes da Silva. No intervalo, pouco após a expulsão de Fábio Luciano, o vice-presidente de futebol, Kleber Leite, tentou invadir o gramado para protestar contra o trio de arbitragem, mas foi contido por Ibson. O volante, no entanto, não conseguiu conter o desabafo do dirigente.

- Supõe-se que este sujeito que não esteja no melhor da sanidade mental. Normal ele não está. Não houve pênalti. Trata-se de um débil mental!

O FLAMENGO NÃO CONFIA

No dia 13 de março de 2007, no site globo.com O Flamengo está preocupado com a mudança de comando na comissão de arbitragem do futebol do Rio de Janeiro. A saída de Carlos Elias Pimentel e a entrada de Jorge Rabello levantou suspeitas do presidente rubro-negro, Márcio Braga.
Saiba mais: Rabello assume arbitragem, e Pimentel é promovido

- O Flamengo se sente ameaçado com essa mudança e vai continuar de olho nos erros das arbitragens. Vamos tomar as nossas providências para que o clube não volte a ser prejudicado - afirma o presidente rubro-negro.

O dirigente foi além:

- As pessoas colocadas no comando da comissão de arbitragem têm o passado duvidoso. Não podemos concordar com isso.

Tagá disse...

Sr. Marçal

Gostei do seu blog, são iniciativas assim e de pessoas sérias como você que contribuem para a moralidade no futebol e em tantas outras atividades, principalmente, na política.

Parabens!!!

Tagá