Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza é o 49º árbitro a atuar na série A do Campeonato Brasileiro de 2009

Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza de São Paulo é o 49º árbitro a atuar na série A do campeonato Brasileiro de 2009. Assim como foi para outros, essa é a chance de Marcelo Ribeiro se firmar e mostrar que tem potencial para ser árbitro da principal competição do Brasil. Espero que aproveita a oportunidade e se torne mais uma grata revelação deste Brasileiro.

Por falar em oportunidades, a comissão de árbitros da CBF deu oportunidades a vários árbitros de todos os lugares do Brasil. Hoje é comum vermos jovens árbitros de Alagoas, Ceara, Distrito federal, Rio Grande do Sul nos grandes jogos, coisa inimaginável há alguns anos atrás. Para os que foram dadas as oportunidades, alguns aproveitaram, outros nem tanto, pelo menos não vale aquela máxima de falta de oportunidades.

Aos poucos, novos árbitros vão surgindo e conseqüentemente forçando a retirada de alguns que por décadas fizeram lambanças nos campos do Brasil, como são bons de política, permanecem sendo escalados, apitam os grandes jogos, participam das grandes competições tirando o espaço para que novos sejam revelados.

Francisco Carlos Nascimento de Alagoas teve a sua chance em 2008, com 12 partidas neste Brasileiro, esta no quadro de aspirante da FIFA e com grandes possibilidades de aparecer em 2010 como árbitro internacional.

Sandro Meira Ricci do Distrito Federal também esta se destacando. Com 10 participações segue firme na busca de se firmar na Série A.

Wilton Pereira Sampaio também do Distrito Federal é a grande revelação deste Brasileiro. Estilo europeu, marca poucas faltas, da dinâmica aos jogos e esta sempre bem escalado pela CA/CBF. Contra si pesa os gestos em excesso e a facilidade de se tornar para raios, fora o fato de ser taxado por alguns críticos de árbitro como caseiro. Já apitou dez partidas deste Brasileiro e em nenhum delas a equipe visitante saiu como vencedora.

Por outro lado, alguns viram a chance escapar momentaneamente por entre os dedos, como Arilson Bispo da Anunciação da Bahia, que errou em lances cruciais que definiram o resultado da partida validando um gol de mão feito por André Lima pelo Botafogo e marcou um pênalti inexistente em Jorge Henrique do Corinthians.

Outro que também foi afastado por validar um gol de mão foi Charles Hebert de Alagoas, considerado o melhor árbitro de Alagoas em 2008, Charles não aproveitou as oportunidades que teve e só volta em 2010.

Leandro Pedro Vuaden, a revelação de 2008 este ano anda meio apagado, após alcançar de forma meteórica o escudo da FIFA, mudou o estilo de arbitrar e se tornou um arbitro comum, combinando jogos bons com outros nem tanto. Muito elogiado pelo estilo de apitar em 2008, Vuaden se curvou a conselhos e este ano se juntou a maioria que apita qualquer esbarrão tornando o jogo feio e com inúmeras paralisações.

O Campeonato entra agora em fase decisiva, será comum ver os grandes árbitros apitando os grandes jogos. Heber Roberto Lopes do Paraná que vem sendo o melhor árbitro do Brasil nos últimos três anos será possivelmente o árbitro melhor aproveito pela comissão de árbitros da CBF nesta reta final. Com 14 participações neste Brasileiro, Heber tem a favor de si a confiança dos jogadores e da maioria dos dirigentes.

Frase: "É melhor estar preparado para uma oportunidade e não tê-la, do que ter uma oportunidade e não estar preparado".

Nenhum comentário: