Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O dia do renascimento da Anaf!

Finalmente chegou o grande dia, este 02 de Julho de 2010 é o dia do renascimento da Anaf, a Fênix da arbitragem brasileira.

A Anaf, Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, foi criada durante o segundo Congresso Nacional das Entidades e dos Árbitros de Futebol realizado nos dias 24 e 25 de Outubro de 1997 na Associação Federal de Polícia - situada na rua Alcântara Machado, centro, na cidade do Rio de Janeiro.

Os Sindicatos, seus presidentes ou representantes legais da época e demais presentes que fizeram parte do dia mais importante da história da Anaf, faço questão de relembrar:

1 - Rio de Janeiro: Presidente: Sr. Francisco Victor Augusto.

2 - São Paulo: Presidente: José de Assis Aragão.

3 - Rio Grande do Sul: Presidente: Gilberto dos Santos Cardoso.

4 - Pará: Sr. José de Ribamar Ferreira Araújo (representante).

5 - Ceará: Representante do Sr. Francisco das Chagas Arruda, o árbitro da FIFA: Sr. Dacildo Francisco Mourão Albuquerque.

6 - Minas Gerais: Presidente: Sr. Aguinel Farias Mozzer.

7 - Bahia: Presidente: Sr. Wilson do Espírito Santo Paim.

8 - Distrito Federal: Presidente: Sr. João Paixão de Lima.

9 - Sergipe: Presidente: Sr.Genivaldo Ferreira de Araújo.

10 - Goiás: Presidente: Sr. Antônio Albino dos Santos.

11 - Santa Catarina: presidente: Sr. Cantucho João Setúbal.

Associação Estadual:

12 - Paraná: Presidente: Sr. Nelson Orlando Lehmkuhl

Associações Municipais:

13 São Paulo (Itú): representante da presidência, Sr. Jesus de João de Deus Rodrigues.

14 Minas Gerais (Juiz de Fora), Presidente: Ricardo Cutener de Campos Rosa.

Também estiveram presentes as seguintes personalidades:

Estado do Rio de Janeiro: Antônio Carlos P. Reis; Antônio José S. Viana; Arlindo de Paiva Júnior; Carlos Manoel Calheiros; César Fontes Albengi; Claudio Marzo Oliveira Sá; Cláudio Vinicius R. Cerdeira; Douglas Messias; Francisco Victor Augusto; Hilton Moutinho Rodrigues; Ivanildo Vasconcelos; Ivo Diniz Braga; Jorge Travassos; Jorge Vidal Sabino Pastoriza; José Alberto Alvez Diniz; José Anselmo Rodrigues Filho; José Carlos Santiago; José Cleide Teixeira Barros; José Eduardo Maria dos Reis; José Manuel Caamano; Léo Feldman; Marcelo Ferreira dos Santos; Márcio Dutra Velloso; Marcos Antônio; Manuel Márcio Bezerra Torres; Paulo Sérgio Montenegro; Reginaldo Mathias; Reynaldo Ribas Vieira; Roberto Carlos de Oliveira; Ronaldo Cristiano Kenupp; Rui Celani; Samuel Barria Xavier; Sérgio Alves de Oliveira; Sérgio Aureliano; William Nery.

Estado do Pará: Ivo Diniz Braga; José de Ribamar Ferreira Araújo.

Distrito Federal: João Paixão de Lima e Arrudá Pires Lima (presidente eleito do Sindicato dos Árbitros Profissionais do Distrito Federal).

Estado da Bahia: Wilson do Espírito Santo Paim.

Estado do Ceará: Fernando A. S. dos Santos; José R. Albuquerque Pontes.

Estado do Rio Grande do Sul: Carlos Eugênio Simon; Flávio Pinheiro de Abreu; Silvio Luiz de Oliveira; Jorge Luiz de Oliveira.

Estado de São Paulo: José João de Deus Rodrigues e Sérgio Corrêa da Silva.

Estado de Minas Gerais: Márcio Rezende de Freitas; Ricardo C. de Campos Rosa.

O presidente da Comissão de Árbitros da CBF naquele ano, Armando Marques fez a abertura do congresso e fez o seguinte comentário: “Desejo sorte aos árbitros na criação da Associação Nacional e espero que ela lute realmente pelo direito dos árbitros”.
Com essas pessoas presentes, no dia 25 de Outubro de 1997 foi criada a Anaf. Para compor a diretoria provisória, três propostas foram apresentadas, sendo:

- Sugestão do Sr. José de Assis Aragão (SP), sugerindo que os cargos de presidente e secretário fossem do mesmo Estado, além de sugerir a criação do cargo de tesoureiro. Motivou sua sugestão dizendo que a proximidade dinamizaria na hora da montagem do Estatuto Social.

- Diretoria provisória sugerida pelo Sr. Márcio Rezende de Freitas (MG): Presidente: Flávio Pinheiro de Abreu (RS); Vice-Presidente: Francisco Victor Augusto (RJ); Secretário Geral: Sérgio Corrêa da Silva (SP); Vice-Presidentes regionais: Nordeste: Wilson do Espírito Santo Paim (BA); Centro-Oeste: João Paixão de Lima (DF); Sudeste: Aguinel Farias Mozzer (MG); Norte: José de Ribamar Ferreira de Araújo (PA) e Sul - Nelson Orlando Lehmkuhl (PR).

- Proposta sugerida pelo Sr. Jorge dos Santos Travassos (RJ) - diretoria eleita deveria estar próxima da sede da Confederação Brasileira de Futebol.

Por maioria foram aprovadas uma mescla das sugestões acima, e ficou assim constituída a primeira diretoria aprovada por unanimidade da Anaf para cumprir um mandado provisório de 150 (cento e cinqüenta) dias.

Presidente: Flávio Pinheiro de Abreu (RS).
Vice-Presidente: Francisco Victor Augusto (RJ).
Vice-Presidente: Sérgio Corrêa da Silva (SP).
Secretário Geral: Carlos Eugênio Simon (RS).
Tesoureiro: Gilberto dos Santos Cardoso (RS).
Vice-Presidentes regionais:
Nordeste: Wilson do Espírito Santo Paim (BA).
Centro-Oeste: João Paixão de Lima (DF).
Sudeste: Aguinel Farias Mozzer (MG).
Norte: José de Ribamar Ferreira de Araújo (PA).
Sul: Nelson Orlando Lehmkuhl (PR).

Relembro a todos os leitores deste Blog da fundação e dos fundadores da Anaf para dizer o quanto é importante uma Anaf forte, representando e trilhando lado a lado com todos os árbitros do país, quando digo todos, não quero dizer somente aqueles que vivem nos holofotes e que dão visibilidade para todos que os cercam, inclusive aos papagaios de pirata de plantão!

Recentemente tivemos uma amostra de como o dirigente vive em sombra alheia, incapaz de aparecer por méritos próprio ou em batalhas pela categoria, o atual presidente foi fotografado ao lado do trio brasileiro que seguia viagem rumo a Copa da África, tudo seria aceitável se este mesmo presidente não tivesse se acovardado no silencio quando o mesmo árbitro fora duramente atacado e até sofrera ameaças físicas de dirigentes do Palmeiras, a diferença é que desta vez os holofotes estavam ligados e eram amigos.

Bem, demorou mais felizmente é passado. Durante este dois de Julho a nossa seleção estará jogando a sua sorte nos campos da África, enquanto isso, aqui, a cada voto que for depositado nas urnas serão como uma pá de cal na administração Jorge Paulo, uma administração nefasta que quase custou à extinção da Anaf, queira Deus que o próximo presidente não se perca pelo caminho e ponha de volta a Anaf no caminho para qual ela foi criada pelos citados acima, que ela seja a Fênix da arbitragem.

Fênix era um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.

Após a posse da nova diretoria que pelo estatuto é em Novembro, mais deve ser antecipado para o mês de Agosto de 2010, volto a falar sobre o assunto.

Parabéns Anaf, hoje é o dia da sua ressurreição!

Frase: "Política é quase tão excitante quanto a guerra, e quase tão perigosa. Na guerra, você só pode ser morto uma vez, mas, em política, muitas vezes ". (Sir Winston Churchill)

Nenhum comentário: