Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

CBF realizou ontem em São Paulo ultimo teste físico do ano para árbitros e assistentes

Os testes foram realizados no inicio da noite de quinta feira na pista de atletismo do Ibirapuera com temperatura agradável e uma leve chuva que teimava em cair sobre a Capital Paulista



No inicio da noite fria e chuvosa de ontem (03) em São Paulo, a CA-CBF realizou o ultimo teste físico do ano para alguns árbitros e assistentes do quadro RENAF. Os testes foram aplicados em árbitros que estavam lesionados, árbitros impossibilitados de realizar o teste por algum motivo justificado e para árbitros reprovados em testes anteriores.

A grande novidade da noite foi à presença do ex-aspirante FIFA José Henrique de Carvalho, para quem não lembra ou não teve a oportunidade de conhecer a historia de Zé Henrique (como também é conhecido), ele foi eleito o melhor árbitro do paulistão 2006 e o árbitro da final de 2007 entre Santos e São Caetano. O árbitro paulista esta afastado há mais de dois anos devido a uma grave lesão que foi mal curada e agravada em decorrência de erro de diagnostico. Durante os testes, enquanto teve força física, Zé Henrique lutou bravamente não apresentando qualquer problema no local anteriormente lesionado sendo aprovado com sucesso nos tiros de 40 metros, mas sentiu o cansaço e parou na 11º tiro de 150 metros sendo reprovado.

Em um breve contato com o Blog do Marçal disse que pela sua e pela programação dos profissionais que o acompanha, ele só estará totalmente apto a partir de dezembro quando inicia a pré-temporada da arbitragem paulista, mas que realizou os testes para ver como estava suas condições físicas e para sentir novamente o gostinho da pressão sentida nos testes físicos.

O responsável pela parte física dos árbitros do quadro nacional, Paulo Camello, disse que apesar do ano já estar fechando para os árbitros, o teste serviu para alguns como preparação para os campeonatos estaduais no inicio do próximo ano. Camello citou o caso do paulista Zé Henrique que esta retornando após uma grave lesão no tendão. Para o instrutor físico da CBF o teste serviu de parâmetro inicial para o árbitro ter uma noção da aptidão atual e ter elementos para dar segmento nos treinamentos juntamente com a parte fisioterápica que é muito importante nesse caso especifico.

Esteve presente na pista Nilson de Souza Monção representando a CA-CBF a quem agradeço por sempre proporcionar a mim de forma solicita e educada total liberdade para cobrir os eventos da arbitragem. Também esteve presente a Psicóloga Dra. Marta Magalhães que dispensa comentários e esbanja simpatia.

Já os trabalhos na pista foram realizados pelo sério e competente professor Paulo Camello que é o encarregado da parte física dos árbitros da CBF juntamente com a equipe, desta vez reduzida, da Fedato Esportes capitaneada pelo competente, sempre alegre e solicito Guilherme Rodrigues com presença do sério Felipe Fernandes e do Fedato Filho.


Na parte de suporte, Arthur Alves Junior esteve presente com sua equipe de apoio representando a ANAF e o SAFESP juntamente com o tesoureiro Carlos Donizeti Pianosqui.  Desta vez o staff chegou atrasado ao evento, pois quando foi disponibilizado água, sucos e lanches de reposição na barraca de apoio, o teste masculino já estava em sua volta final. Aqui não cabe nenhuma critica e apenas uma informação, pois sou testemunha ocular que nos vários testes que cobri, Arthur e sua equipe são sempre os primeiros a chegarem e os últimos a deixarem os locais onde são realizados os eventos.

Resultados

Suelson Diógenes de França Medeiros (RN) - aprovado com 20 tiros e uma queima.
Arnoldo Figarela (RO) - reprovado no 12° tiro.
José Henrique de Carvalho (SP) - reprovado no 11º tiro.
Márcio Luiz Augusto (SP) - aprovado com 20 tiros e nenhuma queima.
Lilian da Silva Fernandes Bruno - aprovada com 20 tiros sem queima.
Roberto Gomes da Silva (DF) - reprovado no 10º tiro.

Obs. Agradeço a transparência da CA-CBF através dos professores Paulo Camello e Guilherme Rodrigues por disponibilizarem os resultados imediatamente após o termino dos testes de forma mais transparente possível.

Lesão

Roberto Gomes da Silva, assistente de Brasília, tropeçou no decimo tiro, caiu no chão, se lesionou e não teve mais condições de continuar na prova. O assistente não conseguiu esconder as lagrimas que escorreram pelo rosto demonstrando sua chateação por não ter conseguido terminar a prova. Segundo Roberto, as coisas não estão sendo nada fácil para ele ultimamente, disse que teve que recorrer à justiça para se manter no quadro e que gastou uma soma considerável em dinheiro com honorários do advogado, com os treinamentos e com a logística para participar deste teste.

Retorno

O assistente Marcio Luiz Augusto de São Paulo e a FIFA carioca Lilian da Silva Fernandes Bruno foram aprovados deixando todos que estavam na pista do Ibirapuera bastantes alegres devido ao alto grau de comprometimento e qualidade técnica que ambos darão no restante do campeonato. A representante comercial Lilian Bruno tem só 32 anos e muitos testes pela frente, já o professor Marcio Augusto tem 44 anos e para no final de 2014.

Os sumidos

Os assistentes cariocas Marçal Rodrigues Mendes e Vinicius da Vitória Nascimento que estão amparado por liminar do TJ-RJ, foram convocados mas não compareceram alegando lesão. Fica difícil mesmo que amparado judicialmente quando não se demonstra vontade e comprometimento com a arbitragem. Os assistentes precisam tomar uma decisão e definir de vez se querem atuar nos campos ou apenas nos tribunais de justiça. O Blog do Marçal respeita a lei a qual tem que ser cumprida e não discutida, mas defende também que ela tenha um limite dentro de uma razoabilidade e comprometimento de quem a procura, pois quando não são convocados reclamam e quando são não comparecem.

Teste Paulista

Aproveitando a oportunidade e a estrutura montada, a Federação Paulista de Futebol realizou testes para alguns árbitros do seu quadro que estavam com pendencias nesse quesito devido aos mesmos motivos dos árbitros da CBF. Entre eles estavam Raphael Claus, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, Flavio Rodrigues de Souza e as Marias - Eliza Barbosa e Nubia Ferreira Leite.

Aqui vai um elogio e parabéns pela bela atitude ao árbitro rondoniense Arnoldo Figarela e explico por que: Durante os tiros de 150 m, as Marias Eliza e Núbia corriam juntas, mas por estar debilitada fisicamente devido às lesões, a simpática Maria Eliza parou quase que no inicio da prova fazendo um estrago psicológico na outra Maria que também vem de lesões e poderia abandonar a prova a qualquer momento. Sentindo a assistente abatida na pista, Arnoldo Figarela que já tinha sido reprovado no seu teste e que também deveria estar abalado mentalmente, passou a correr ao lado de Maria Núbia dando apoio psicológico e muita vez quase que a carregando nos braços até o final da prova sendo a assistente aprovada para emoção geral de todos que acompanhavam com atenção. Parabéns Figarela, você mostrou ser um ótimo caráter e acima de tudo, amigo dos amigos.

Confira abaixo fotos do teste

Paulo Camello e Guilherme Rodrigues marcando a pista

José Henrique, Rodrigo Guarizo e Nilson monção

Dra. Marta Magalhães e Raphael Claus

 Maria Núbia, Rodrigo Guarizo, Maris Eliza e Márcio Luiz Augusto

Prof. Guilherme Rodrigues e as marias Eliza e Núbia

O pescador de Tucunaré Arnoldo Figarela

Professora Eliane de Lima da Federação Alagoana de Futebol

Eliane Lima e Nilson Monção

 Eliane Lima e Marta Magalhães

O super Zé em ação

Rodrigo Guarizo (orgulho de José Bonifácio)

Raphael Claus e suas madeixas saltitantes

Arnoldo Figarela

Flavio Rodrigues de Souza

Suelson Diógenes

Preparar...

... e cruzam a reta final

Apoio chegando

Arthur Alves mantendo o papo em dia com Zé Henrique

Professores  Antonio Carlos Fedato Filho, Guilherme Rodrigues e Zé Henrique trocando informações e...

... posando para este humilde repórter fotográfico

Gilmar e Gabriela

Liliane Aparecido Galindo e Gabriela

Momento em que Roberto Gomes tropeça e cai se lesionando

Marçal e Arthur junior

Dra. Marta Magalhães e Marçal

Marçal e Arnoldo Figarela

Lideres reunidos na pista

José Henrique de Carvalho e Marçal

Márcio Augusto e Lilian Bruno

Maria Eliza e Marçal

Bruno Bonani Munhoz e Arnoldo Figarela

Equipe médica de apoio

Maria Núbia e Marçal

Massagista sempre a disposição

Gabriela e Marçal

Lindo gesto de Arnoldo Figarela dando apoio a Maria Núbia



2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela cobertura da arbitragem de forma muito profissional. Assim que deve ser.

O todo-poderoso que vc vem atacando sistematicamente merece tomar pau todo dia. Pau nele!

Ele poderia te ajudar muito e nunca o fez. Pau nele!

Ele nunca fez nada para a arbitragem neste tempo todo, por isto que peço: Pau nele!

Anônimo disse...

Bela Cobertura! Parabéns Marçal, não tem um dia que não acesse o seu site.