Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Debate explosivo entre dirigentes marca segundo dia do Congresso da ANAF

Nesta sexta feira (8) teve inicio de fato os trabalhos dos dirigentes da arbitragem no 33º Congresso da ANAF. A parte da manhã foi marcada por uma decisão equivocada dos dirigentes que proibiram a presença da imprensa na plenária dos presidentes que foi feita a portas fechadas e trancada a sete chaves. Se a intenção era esconder os debates mais acirrados já esperados por todos devido aos últimos movimentos nos bastidores, principalmente em um encontro fechado em São Paulo entre o dirigente do sindicato paulista e o presidente do sindicato dos árbitros do Paraná que não é reconhecido pela ANAF, à estratégia não deu certo, pois berros e socos na mesa foram ouvidos por todos que estavam próximo do local da reunião inclusive a imprensa que esperava o fim da reunião.


UFC

A discussão explosiva teve inicio quando Salmo Valentim, defendendo a arbitragem do Norte-Nordeste disse ser por imposição do presidente da FPF Marco Polo Del Nero por supostamente este não gostar de nordestinos e que o dirigente não era o mais indicado para impor alguma coisa por ter um passado duvidoso como o indiciamento no caso Madona e as recentes investigações da Policia Federal.  Prontamente Arthur Alves Junior, funcionário da FPF, tentou defender seu patrão o que acabou em um acalorado debate onde Salmo aos berros pediu para que Arthur se calasse, pois ele deveria estar ali para defender os árbitros e não Del Nero. Salmo chegou a perguntar se Arthur era advogado do presidente da FPF, com a recusa de Arthur, Salmo pediu então que se calasse, pois não lhe daria a palavra, pedido acatado de forma humilhante pelo dirigente paulista.

Arrogância

Após a tensa reunião, houve uma pausa para o almoço onde foi registrada a chegada ao recinto do Congresso do poderoso chefão do apito brasileiro Sérgio Corrêa. Repetindo seu comportamento dos últimos anos, sua chegada foi cercada de mistério e arrogância que foi notada quando juntamente com Nilson Monção que o acompanhava se isolou em um local fechado para fazer sua refeição sem ligar a mínima para os presentes. Mesmo comportamento que teve quando adentrou a sala de reunião, cumprimentou de forma fria duas ou três pessoas e ignorou os mais presentes saindo em seguida para uma estratégica reunião com árbitros paraenses.

Profissionalização na Europa

O Português Alberto Hélder, convidado do evento, falou sobre profissionalização da arbitragem em Portugal e fez um balanço da arbitragem europeia.

Reeleição Martins
Marco Martins, mais quatro a frente da ANAF-FEBRAF

Em mais um discurso brilhante onde foi aplaudido de pé, Salmo Valentim abordou vários aspectos, o mais importante foi o lançamento da candidatura de Marco Martins a reeleição em 2014.

FEBRAF

Na deliberação mais aguardada do encontro, o presidente da agora extinta ANAF, Marco Martins, abriu o debate sobre a criação da Federação Brasileira de Árbitros de Futebol e por unanimidade, foi criada a FEBRAF-Federação Brasileira de Árbitros de Futebol (na verdade já existe), ela será reativada para substituir a ANAF em curto espaço de tempo.  O dirigente fez questão de frisar que não foi um golpe e que as eleições da FEBRAF deverão ocorrer em abril de 2014.

Por ultimo, registro que o presidente do sindicato dos árbitros do Paraná Airton Nardelli esteve presente na quinta feira e como não foi permitida sua participação no evento, retornou na manha desta sext feira ao seu estado. Também registro e parabenizo a presença do árbitro catarinense Ronan Marques da Rosa que veio especialmente prestigiar a abertura do evento devendo retornar ao seu estado e neste sábado onde no domingo tem jogo marcado pela Copa Santa Catarina.

A Abertura do evento com dirigentes e convidados encerrará logo mais as atividades do dia.

Frase: Na discussão, o vencido obtém maior proveito, pois aprende aquilo que ainda não sabia. (Epícuro).

Nenhum comentário: