Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de março de 2014

Mais uma baixa no quadro da FIFA!

Árbitro mais antigo do quadro internacional, Paulo César de Oliveira deve encerrar a carreira no final do Campeonato Paulista para ser comentarista de arbitragem da Rede Globo


Após o surpreendente anuncio do fim da carreira do árbitro paulista Wilson Luiz Seneme para assumir um cargo na Conmebol, outro que deixará o apito em breve é o também paulista Paulo César de Oliveira.

Segundo informações, desde o final de 2013, o mesmo vem realizando testes de preparação e tem treinado com a equipe para reforçar o grupo de comentaristas de arbitragem da TV Globo para as transmissões da Copa do Mundo. Ainda não é oficial, mas PC já teria assinado contrato com a emissora carioca, e passará a comentar jogos pela Vênus Platinada já na primeira rodada do campeonato brasileiro deste ano que será realizada no dia 20 do próximo mês.

A emissora carioca é especialista em ter ex-árbitros como comentaristas. Começou com Arnaldo César Coelho, que apitou a final da Copado Mundo de 82, passando por José Roberto Wright, Renato Marsiglia e o ultimo Leonardo Gaciba.

As informações ainda dão conta que PC quase encerrou a carreira no final de 2013 para aceitar o convite da emissora, mas queria antes garantias que seu irmão, Luis Flávio de Oliveira fosse o indicado para ocupar sua vaga na FIFA. Como a CA-CBF não assegurava que seu irmão entraria em sua vaga optou por parar só agora, mais próximo da Copa, usando do mesmo expediente do seu companheiro paulista de FIFA.

Quando fui checar a informação, uma fonte revelou que essa possibilidade (PC deixar a arbitragem), já era de conhecimento de Antônio Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, desde o ano passado o que só agrava ainda mais a falta de sensibilidade do chefe do apito brasileiro que parece que além escalar mal, ainda tem se mostrado completamente incompetente para administrar o quadro.

Com isso, se a informação for confirmada, os representantes do país no quadro da FIFA será reduzido ainda mais, ficará  com apenas oito dos dez que o país tem direito, o que para o Brasil, aonde se respeita mais o escudo do que a figura do árbitro, diferentemente da Europa, será uma derrota, deixando capenga um quadro já em dificuldades.

Apurei extra oficialmente que o paulista ganhara cerca de 30 mil reais mensais como comentarista de arbitragem na emissora carioca além dos benefícios proporcionados por carteira assinada.

Currículo

Paulo César de Oliveira nasceu em Cruzeiro/SP, no dia 16 de dezembro de 1973 (40 anos). Filho de dona Tereza Oliveira de 80 anos e de Benedicto Oliveira falecido em 1981 vitima de derrame. Tem 11 irmãos (um falecido), entre eles o também arbitro famoso Luiz Flávio de Oliveira que é um dos candidatos a ser promovido em 2014 para o quadro da FIFA. Formou-se árbitro em 1994 e é o árbitro mais antigo do quadro da FIFA tendo sido promovido em 1999. Apitou 328 jogos pela CBF, destas, 271 foram pela série A e 31 pela Copa do Brasil.

Fora da arbitragem é empresario proprietário de uma casa de eventos infantis na sua cidade natal. 

Coincidência ou não, Rede Globo premiou seu futuro funcionário no final de 2013 

Apitou a primeira partida da final da Copa do Brasil do ano passado entre Flamengo e Atlético Paranaense e foi coincidentemente eleito pela pela Rede Globo como o melhor árbitro do país em 2013, prêmio que nunca tinha ganho até então mesmo tendo concorrido varias vezes, inclusive com melhores participações dentro de campo em outras temporadas.

PC, como é chamado pelos mais próximos, estagnou na carreira e não tem sido lembrado para torneios importantes e tão pouco indicado para uma Copa do Mundo por segundo comentários nos bastidores, não ter aceito orientação do presidente da FPF Marco Polo Del Nero para retirar processo na justiça comum contra o então técnico do Palmeiras Luis Felipe Scolari.

Testemunha

Todo árbitro que conheço normalmente procurou a escola de arbitragem para se formar, com PC foi diferente, a escola o procurou. Segundo um amigo que fez curso com ele - Marcos Cavaião - Senhor Gustavo Caetano Rogério, então diretor da escola de árbitros da FPF, conhecia a fama de um menino que apitava partidas de futebol de adultos desde os dezesseis anos no Vale do Paraíba e foi até a cidade de Cruzeiro que fica no Vale convidar o ajudante de mercearia para fazer o curso de árbitros na FPF. Segundo esse amigo, o sonho do Gustavo era colocar um negro e mais jovem árbitro no quadro da FIFA. Folclore ou não, tudo foi estudado e colocado em pratica com muita competência e contou com a qualidade e o dom espetacular daquele menino em apitar partidas de futebol, coisa que ele  fazia como ninguém na região onde morava.

Eu tive o privilégio de conhecer e trabalhar com Paulo César de Oliveira quando este ainda era muito novinho, ele tinha vinte e poucos anos, foi logo quando ele se formou árbitro. Posso dizer que ele foi meu bandeira. Foi em Campinas, mas precisamente no CT do Guarani que fica ou ficava ao lado do estádio Brinco de Ouro da Princesa. Foi partida dupla da categoria infantil-juvenil. Nessas partidas o trio de arbitragem é o mesmo e na partida de juvenil, eu fui o árbitro e tive o novato PC em uma das bandeiras.


PC e Marçal

Depois, ele já como árbitro promissor, bandeirei pra ele em pelo menos mais três partidas, uma em Guarulhos pela série B1-A quando ele começou a despontar para a arbitragem e outra pela Copa São Paulo no Canindé, se não me engano Portuguesa e Santos e a ultima em Piracicaba.

Tem algumas pessoas que dizem que ele é arrogante, que é isso, que é aquilo e coisa e tal, mas posso afirmar que sempre o presenciei tratando todo mundo com respeito e carinho e hoje, tanto tempo depois, quando me encontra, me chama pelo nome e demonstra a mesma educação e carinho que tinha comigo quando iniciou a carreira. Só por isso sou seu fã. Se confirmado as informações, desejo todo sucesso do mundo pra ele nessa nova missão e que ele seja muito mais feliz, pois ele merece!

Obs. Entrei em contato com o árbitro Paulo César de Oliveira que de forma gentil respondeu confirmando os testes e o convite da Rede Globo, mas não confirmou as demais informações e disse que falará no momento adequado.

Frase: Um bom emprego ou uma promoção pode mudar a sua cabeça, o seu jeito de agir, mas nunca permita, a ambos, mudar o seu caráter (Izzo Rocha).

Nenhum comentário: