Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Representante dos árbitros planeja assumir presidência do STJD

O paulista Ronaldo Botelho Piacente, auditor indicado em 2012 ao pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) planeja um upgrade no órgão. Piacente que Atualmente ocupa o cargo de vice da casa planeja se candidatar à presidência da corte máxima do futebol brasileiro caso seja reconduzido na próxima composição de turma prevista para ocorrer no máximo no começo de agosto.

A presidência do STJD ficará vaga porque Caio Rocha, atual detentor do cargo, não poderá se reeleger pelo limite de mandato (2). Piacente espera ser indicado novamente, mas enfrenta resistência dentro da ANAF que tem dado dicas que indicara outro nome. Sabedor da recusa da entidade dos árbitros, já estuda um plano B através do bom trânsito na CBF e na Federação Paulista de Futebol.

Quem é Piacente

O advogado paulista Ronaldo Piacente é homem forte (braço direito) de Marco Polo Del Nero na justiça desportiva. Foi assim em São Paulo onde ele era presidente do TJD paulista e é assim no STJD onde ocupa a vice e lutara, tudo indica, para ser presidente no próximo mandato.

Quando assumiu a CBF juntamente com o Presidente José Maria Marin, Marco Polo teve como primeiro desafio a composição de uma corte favorável à CBF. A indicação dos auditores, principalmente os do Pleno, reforçou a imagem de Del Nero como homem mais influente do futebol brasileiro na era pós Ricardo Teixeira.

Oficialmente, o então vice-presidente da CBF e presidente da Federação Paulista de Futebol a época não tinha poderes para indicar os novos integrantes do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Mesmo assim, após negociações de bastidores (como mostra os e-mails divulgados pela ESPN) aliados seus foram indicados pelas entidades que têm esse direito.

Fazendo parte do pacote dessas negociações e contando com a preciosa intermediação de Sérgio Corrêa, Piacente foi conduzido ao STJD por indicação da ANAF (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol) graças ao alto prestígio do cartolão junto aos dirigentes da arbitragem brasileira.

Segundo os e-mails divulgados, a indicação de Piacente custou praticamente nada à CBF e não trouxe ganho algum para os árbitros. No acordo, os árbitros obtiveram três vagas de auditores nas turmas de primeira instancia do STJD e uma foto (abaixo) com o então presidente José Maria Marin com o presidente da ANAF para ser divulgada no site da representante dos árbitros.

A titulo de informação, Piacente nunca colocou um apito de árbitro na boca ou sequer pegou em uma bandeira na mão, tão pouco foi a qualquer evento da arbitragem brasileira, mas é o representante do apito na Justiça Desportiva.

Frase: “A vida não consiste em ter boas cartas na mão e sim em jogar bem as que se tem” Josh Billings.

Nenhum comentário: