Pesquisar este blog

sábado, 31 de março de 2018


Suposto torcedor alvinegro apita decisão paulista


Na quinta-feira, dia 29 de março, a Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou sorteio da arbitragem para a primeira partida da final do campeonato paulista deste ano. Na coluna 1 Leandro Bizzio Marinho e na 2 Flavio Rodrigues de Souza, com a um saindo vencedora.

Ocorre que o escolhido, como é do conhecimento de todos, é um fervoroso adepto das redes sociais, mesmo tendo sido orientado varias vezes para tomar os devidos cuidados durante a pré-temporada onde teve palestra especifica sobre o assunto.

Bizzio postou na sua rede social do facebook anos atrás (2012), comentários onde deixa margens para interpretação de ser torcedor do Sport Club Corinthians Paulista. Em outra claramente tira sarro do Palmeiras e arrisca palpite contra a equipe do Palestra.


Nada de mais, se a postagem não fosse de um árbitro escalado para apitar a final do estadual mais importante do país justamente entre o Corinthians, que ele deixa entender ser torcedor e o Palmeiras, o maior rival.

Bizzio cidadão tem o direito de torcer para quem ele quiser, assim como um árbitro de futebol profissional também tem esse direito, mas ele não pode em hipótese alguma tornar isso publico, pois se entende que ele tem que ser o mais isento possível e a postagem feita anos atrás tira qualquer possibilidade dessa isenção.

Qualquer erro, por mais simples que seja, que qualquer um poderia cometer, contra ou a favor do seu suposto time de coração, colocará sob suspeição sua decisão que para uns estará ajudando seu time de coração e para outros tentando provar isenção.

Tem varias postagens circulando pelos grupos de whatsapp. Veja abaixo algumas delas.



O pior de tudo isso é que os integrantes da comissão de arbitragem de São Paulo, todos eles, sem exceção, sabiam e sabem das postagens do árbitro mencionando o clube e até dão palestras especificas todo ano nas pré-temporadas por conta deste comportamento. Sabedores disso, não deveriam colocar o referido árbitro no sorteio da decisão e nem em qualquer partida disputada pelo Corinthians.

O Blog tem a informação que na pré deste ano, Dionísio Roberto Domingos, o todo poderoso diretor do departamento de arbitragem da FPF, disse aos árbitros para tomarem cuidado com as postagens nas redes sociais e citou dois casos como exemplo. Um deles de um jogador contratado pelo São Paulo FC, dispensado em seguida devido a uma postagem onde tira sarro do clube com um apelido proibido pelos lados do Morumbi. No outro exemplo, disse que tirou um árbitro da escala de uma final de sub-11, pelo motivo da mulher desse árbitro ter postado uma foto com a camisa de um clube grande da capital e ainda citou o ex-árbitro Rodrigo Braghetto também retirado de uma final do Paulistão por sua empresa manter contrato com o Corinthians na época.

Procurados, Dionísio Domingos e Jose Henrique de Carvalho não responderam as mensagens. Como disse, os membros da comissão sabem dessas postagens e do comportamento do árbitro, assim como a antiga comissão sabia no episodio anterior que Braghetto mantinha acordo comercial com o Corinthians.

A postagem é de 2012, mas o árbitro continuou com sua conta até o inicio da noite da ultima sexta-feira (30) e o fato de excluir a conta não apaga a sensação deixada pelas postagens que seu coração bate forte pelos lados do Parque São Jorge.

Longe deste Blog qualquer intenção de querer afirmar ou fazer qualquer ilação sobre a honestidade ou idoneidade do senhor Leandro Bizzio Marinho, apenas noticiamos os fatos gerados pelas postagens do próprio. Cobramos sim atitude da comissão de arbitragem da FPF que prega uma coisa e faz outra completamente diferente. Dentre tantas opções, escolheram logo a que deveriam evitar a todo custo mantendo critérios de escalas e de merecimentos como tem aqueles que se portam adequadamente para a função como sugerido pela própria comissão.

Corporativismo

Após uma prévia da matéria ser publicada na minha rede social, recebi varias ameaças e xingamentos de árbitros que se acharam perseguidos, principalmente de um grupo denominado ‘Regra do Jogo’ cujos membros Vitor Salzani, Fabio Abel e Guilherme Ceretta eram os mais exaltados. Ceretta chegou a sugerir um encontro de homem para homem, mas não disse o assunto e nem quem seria o outro homem!

Não que isso me assuste, pois já estou acostumado com esses tipos de ameaças, principalmente por anônimos e em rede social. O duro, que muito deles, já pediram algum tipo de favores como matéria promocional, fotos, comentários favoráveis e até mesmo pedidos junto aos dirigentes, como se eu tivesse algum poder pra isso!

Mas fico feliz que isso tenha acontecido, até mesmo por que um ex-árbitro arrogante e prepotente que se refugiou fora do país após perder a boquinha por não ser aprovado nos testes físicos por estar fora de forma, se revoltou, saiu do armário e finalmente mostrou a cara. Como sabemos, toda categoria tem sua banda podre e as ameaças e xingamentos vindos dessas pessoas só reforça a certeza que estou fazendo a coisa certa!

O engraçado é que esses valentões no privado são bravos e corporativistas, mas quando deveriam aparecer lutando pelo direito de todos, exigindo dos dirigentes melhores taxas e condições de trabalhos, se acovardam e se escondem no anonimato aceitando tudo goela abaixo e caladinhos para não perderem a boquinha!

Veja os insultos abaixo.




Nenhum comentário: