Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de julho de 2019


SAFESP: O elefante branco do apito
Na tarde da ultima quinta-feira (17/07) estive nas dependências do Safesp (Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo) para retirar um exemplar do livro "Grandes Árbitros" que o autor, Daniel Destro, me presenteou e que, por motivo de viagens, deixou na entidade para que eu retirasse. Ao passar na sede pude constatar o quanto o sindicato paulista está abandonado pela atual diretoria, pelos candidatos na eleição e também por seus associados.

Como já disse varias vezes aqui neste canal e em outros, a linda sede do sindicato é um *elefante branco que atualmente só é frequentada por seus funcionários ou algum gato-pingado em busca de documentos, pois desde que seu presidente deixou de ser membro da comissão de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF), o sindicato perdeu seu glamour e foi abandonado por todos, principalmente pelos puxa-saco que costumavam passar na entidade para beijar as mãos do presidente e mendigar escalas.
Arthur Alves e Michelle Ramalho (presidente da Federação Paraibana de Futebol)

O atual presidente Arthur Alves Junior tirou licença do cargo e esta na Paraíba trabalhando na Comissão de Arbitragem daquele estado. No seu lugar assumiu o vice Leonardo Schiavo Pedalini que está em viagem aos Estados Unidos juntamente com a oposição participando de um torneio de futebol. Entre eles Regildência de Holanda Moura que é candidata a vice-presidente na chapa de oposição.

Se o Safesp tem seu presidente licenciado e com o vice, que assumiu, fora do país, quem responde pelo expediente legal e administrativo da entidade? Eu não sei! Você sabe?

Enquanto isso nenhuma definição sobre a eleição ou se teremos eleição algum dia. O que sei é que tudo que havia previsto tempo atrás está ocorrendo, ou seja, eleição só Deus sabe quando vai ocorrer e se vai ocorrer. Mas quem é que esta preocupado com isso né! O presidente está licenciado, o vice e parte da oposição nos EUA e os associados, como sempre, só se preocupando com escalas.
O vice Leonardo Pedalini e Regildênia Moura da oposição nos EUA

*O que é Elefante branco
Elefante branco é uma expressão utilizada para classificar algo valioso ou que custou muito dinheiro, mas que não possui utilidade ou importância alguma na prática.

A expressão também e dado à obra ou projeto que é criado ou construído e que não possui quase nenhuma utilidade para a sociedade. Normalmente, estes investimentos são bastante caros e inúteis.

Lenda do elefante branco
A origem do uso da expressão "elefante branco" surgiu por causa de um costume típico no reino de Sião (atual Tailândia).

Segundo conta a lenda, no reino de Sião, o elefante branco era um animal bastante raro e considerado sagrado. Quando um elefante branco fosse encontrado, deveria ser entregue imediatamente para o rei.

Quando algum súdito não agradava o rei, este "presenteava-o" com um elefante branco que, por ser considerado um animal sagrado, não deveria ser recusado ou passado para outra pessoa.

O novo dono do elefante branco tinha a obrigação de cuidar muito bem do animal, alimentando-o, limpando-o e ornamentando-o, tendo para isso muitas despesas e nenhum ganho, pois os elefantes brancos não podiam trabalhar ou ser vendidos.
Agradeço a gentileza do escritor Daniel Destro e recomendo à todos a leitura do livro

 Os europeus, ao observarem esta prática, passaram a utilizar a expressão "elefante branco" para conotar coisas valiosas, mas que eram inúteis.

O Safesp com histórico de lutas que teve sua maior conquista em 1981 através da carta sindical, hoje agoniza e não passa de um elefante branco abandonado por todos que utilizou a estrutura da entidade para benefícios próprios.

Um comentário:

Bene disse...

.Parabéns pela matéria. Infelizmente hoje quem esta perdendo com tudo isso, é o próprio árbitro, pois a situação abandonou a entidade e a oposição parece ser coca cola, pois só faz pressão e não toma nenhuma atitude, e ainda ilude o árbitro com falsas promessas. Até agora não vi ninguém falando em trabalho, pois pra mim são todos oportunistas que querem somente aparecer, pois se o candidato de oposição ganhar as eleições, tudo continuara como esta, sendo que ele é do interior e nunca estará na sede, por sua vez a vice presidente fica somente em eventos para ter o seu sustento, pobre sindicato que continuara a deriva. A sorte que temos é que dentro do sindicato exitem três pessoas que levam tudo com muito amor e carinho pelo que fazem, pois hoje também tem diretores que só pensam em obter vantagens, caso de Mauro Perdigão, Roniee e outros, motiv
o pelo qual deixei, ou melhor, fui tirado da diretoria pelo pseudo presidente Arthur, por ser a unica pessoa a contrariá-lo em suas ações, lamentável.