Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de agosto de 2019


Escolinha do professor Rabello

Ex-chefe da arbitragem carioca passará esta semana em Pernambuco treinando comissão de arbitragem local


A arbitragem pernambucana vive uma crise existencial há anos. Com um quadro antigo, desmotivado, sem qualidades técnicas e sem coragem de mudanças profundas por parte da Federação Pernambucana de Futebol que apostou na importação de árbitros em fim de carreiras ou dispensados por suas federações como Sandro Meira Ricci, Marcelo de Lima Henrique, Fernanda Colombo e Péricles Bassols que nada trouxeram de aprendizado ou deixaram qualquer legado na terra do frevo.

Com fama de cemitério dos excluídos, o resultado não poderia ser outro e a entidade vem pagando arduamente os erros e as apostas dos dirigentes do apito com reclamações atrás de reclamações por anos seguidos dos clubes e nenhum árbitro atuando com regularidade nas principais divisões do futebol brasileiro. O cenário catastrófico com a baixa qualidade da arbitragem e as reclamações tiraram a autonomia da FPF que é obrigada a se ajoelhar aos clubes e aceitar ano após ano que as finais dos campeonatos sejam comandadas por árbitros de outros estados.

A crise na arbitragem pernambucana atingiu seu ponto mais alto no final do estadual deste ano quando a direção da FPF decidiu trocar o presidente da comissão (Emerson Sobral), mas a entidade não conseguiu até o momento encontrar um nome de consenso e vem adiando esta decisão que, provavelmente se estendera até o primeiro erro no próximo campeonato, o que certamente fara com que o comandante do navio seja trocado  em mar aberto.

Jorge Fernando Rabello - Crédito: Ursula Nery / Ferj

Com a intenção de estancar a crise, após importar árbitros, a FPF agora aposta na importação de ‘coaching’, profissional capacitado e habilitado a aplicar os processos, técnicas e ferramentas da metodologia no intuito de desenvolver pessoas e organizações e assim, auxilia-los a alcançar resultados extraordinários.

O escolhido para repassar esses ensinamentos à arbitragem pernambucana é o ex-presidente da comissão de arbitragem do Rio de Janeiro e atual chefe da Comissão de Planejamento, Desenvolvimento Técnico e Análise de Desempenho FERJ, Jorge Fernando Rabello, que estará durante esta semana em Recife-PE dando orientações aos membros da comissão local.

Com o norral (hnow how) de ter sido chefe dos árbitros cariocas por 12 anos, Rabello levara seu aprendizado para ensinar aos membros da comissão pernambucana e os profissionais da arbitragem daquele estado. Se o trabalho trará resultados só o tempo ira dizer, mas Rabello não é exemplo a ser seguido tendo em vista as diversas acusações contra ele e sua gestão frente ao sindicato dos árbitros do RJ, Cooperativa dos árbitros e na COAF-FERJ. Entre as acusações estão supostas manipulações no sorteio da arbitragem, apropriação indébita, organização criminosa e adulteração de documentos conforme amplamente divulgado pela imprensa nacional.

Não consegui contatar a direção da FPF para falar sobre o convite ao dirigente carioca, mas uma fonte próxima aos mandatários da FPF informou que o convite a Rabello visa a troca de informações e experiências na arbitragem e que a entidade ira escutar outras federações para se aprimorar cada dia mais no trabalho de renovação. A fonte disse ainda que Alicio Pena Junior e Dionísio domingos foram procurados e que vão procurar outros profissionais (cita Guilliano Bozzano) para dar sequencia nos trabalhos de aprendizado.

Nenhum comentário: