Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pitacos do Apito 3

OS QUE DEIXAM A FIFA POR COMPLETAR OS 45 ANOS

Dando seqüência ao assunto sobre a lista dos árbitros Fifa para 2011, relato abaixo a minha opinião em cima de fatos, escalas, tendências e critérios, pois não consegui levantar informações oficiais, portanto, caso não se confirme o exposto não me venham dizer que estou por fora ou, o contrário, que estou por dentro.

Para compor a lista Fifa é preciso, no caso dos árbitros, ser Aspirante Fifa e isto muitos desconhecem, no caso dos assistentes, ter participado do curso realizado em Florianópolis – Santa Catarina, no mês de setembro (os nomes foram citados abaixo na primeira parte deste assunto).

Levantando os nomes e observando as escalas e critérios da Conaf, posso afirmar o novo quadro da Fifa, mas reservo-me ao direito de colocar uma segunda opção se assim for o caso.

OS QUE DEIXAM A FIFA POR COMPLETAR OS 45 ANOS

Antes de opinar quero comentar sobre o futuro do gaúcho Carlos Eugênio Simon que é considerado o melhor árbitro do Brasil dos últimos 100 anos, com três copas do mundo, cinco finais de Brasileiro e 4 finais de copa do Brasil. Em 3 de setembro ele completou 45 anos e está jubilando em 31 de dezembro.

Seu destino pode ser a política, na Secretaria de Esportes do Rio Grande do Sul, Ministério dos Esportes (Trabalhar na organização da Copa do Mundo), aposto nesse cargo, também pode ser comentarista da Rede Bandeirantes (o Luciano do Valle disse em uma das transmissões que ele estaria por lá em 2011), ou do SporTV, ou até mesmo assumir a presidência da comissão de arbitragem da CBF ou, pelos bastidores fortes, assumir o lugar de Armando Marques na Conmebol, pois os dirigentes estão cansados da forma de agir do antigo presidente da Conaf que segundo o ex-árbitro Alfredo Loebeling, foi ativo na confecção da súmula da partida Figueirense x Caxias e, por outro lado, também segundo informações divulgadas na mídia, teria sido o oposto, portanto, omisso na condução dos casos de diplomas e identidades adulteradas. Tem ainda a função de instrutor da FIFA, neste caso no lugar de Antonio Pereira da Silva que, por sua vez, assumiria a Conaf em 2011. O único problema do goiano é querer trazer o Jorge Paulo de Oliveira Gomes para sua comissão e este estaria totalmente queimando dentro e fora da CBF, por conta de suas atitudes diferenciadas.

O assistente paulista Ednilson Corona, (esse da foto ao lado) também pela força da idade, deixa a função. Assistente discreto e com uma carreira vitoriosa dentro e fora das quatro linhas. É uma pena que seja tão discreto, com o passar do tempo, apesar do grande assistente que foi, seu nome cairá no esquecimento e pouco se terá na mídia para relembrar o seu passado vitorioso, e o único culpado é ele mesmo que foge de todos os convites para entrevistas.

Corona passou por muitas comissões de arbitragens, venceu Valter José dos Reis na indicação para Copa de 2006. Qualquer um dos dois que fosse indicado representaria bem o Brasil. Nos bastidores, o Corona é bem mais querido do que o Válter, que por sua vez tem bom transito na Conmebol, porém os dirigentes desta entidade não tem muita voz ativa na Fifa, tanto que Sálvio Spinola Fagundes Filho era o favorito para a Copa de 2010, mas perdeu nos bastidores para o gaúcho de Braga.

Repito que tudo isto é bastidor, portanto os leitores devem tirar suas conclusões.

O Corona, como é conhecido em São Paulo, assim como o Simon fez o seu tour de despedida pelo país. Segundo fontes que estiveram no curso em Santa Catarina, a mensagem passada de sua carreira foi emocionante e demonstrou o porque de seu sucesso, a base familiar. Em São Paulo, é um dos assistentes que mais atuou em partidas da Série A, mas não teve, em seu último ano, o prêmio de atuar na partida final. Preferiram a Maria Eliza e um jovem. Isto teria sido um dos motivos de sua tristeza para com a comissão presidida pelo Coronel Marinho. Ele e outros acham que merecia despedir-se em grande estilo.

Pesquisando o fato, soube que a escala dos assistentes não é feita pelo presidente, mas sim pelos assessores. Isso faz parte, é assim faz muitos anos e por isso recebe o nome de comissão de arbitragem.

INGRESSAM (OU NÃO) NA FIFA

Segundo as especulações e informações divulgadas no sites e no Diário Lance, o carioca Péricles Bassols Cortez perde seu escudo para Gutemberg de Paula Fonseca. No Diário Lance, precisamente na coluna “De Prima” foi divulgada a saída dele e que o mesmo lutaria junto ao governador Sérgio Cabral para não perder o distintivo internacional. Em um site conhecido pelos árbitros com um adjetivo que não vou repetir, o árbitro desmentiu a informação.

No site do Apito. No Rio, os árbitros comentaram que o jovem dentista tomou conhecimento de sua saída diretamente da boca do presidente da comissão, Jorge Rabello, como também, do presidente da FERJ. As fontes vindas do Rio dizem que a promoção do árbitro tem a ver com a área cedida para construção do Centro de Treinamentos para Árbitros no qual Guto como é conhecido no Rio teve participação decisiva.

Coincidentemente no dia 23 de novembro, na coluna que trata dos bastidores do futebol foi divulgada a seguinte informação:

“APITO – O presidente da comissão de arbitragem da Ferj, Jorge Rabello, disse que amanhã o prefeito Eduardo Paes assinará o termo de cessão de terreno para o CT dos árbitros em Jacarepaguá. O projeto custará 15 milhões, 20% pagos pela Ferj. O restante será buscado via Lei de Incentivo, com apoio do Ministério do Esporte”.

O CT em questão seria utilizado pelos árbitros da Copa do Mundo 2014. Dentro deste assunto, corre no Rio de Janeiro que a força-tarefa que colocou o Gutemberg na Fifa teria ido ou iria em busca de colocar o presidente da comissão de arbitragem da Ferj no lugar de Sérgio Corrêa, na presidência da Conaf. Esta informação ganha força. Por outro lado, dirigentes e árbitros de renome fazem pressão para que os presidentes de Federações não permitam isto, em função de um antigo fato ocorrido na vida do presidente da comissão carioca no passado.

Outro problema que vem se arrastando é a permanência ou não de Hilton Moutinho na Fifa, lesionado em avaliação física na pista de Santa Catarina. Segundo um determinado site, cujos adjetivos não repetirei aqui, o mesmo teve sua recuperação bancada pela Ferj e pelo Saperj, com a bronca da falta de apoio sobrando para CBF e Anaf. Fontes do Blog dizem que não foi bem assim, mas como a “lei da mordaça” impera na CBF e o presidente da Anaf não quer dizer se ajudou ou não o referido assistente, tenho que elogiar a conduta das entidades cariocas.

Segundo as fontes, a comissão local nunca gostou muito do trabalho do Hilton Moutinho e ainda por cima, sua idade não permite participação em competições internacionais. Assim sendo, não será surpresa se ele deixar a Fifa. Esta informação pode estar errada, mesmo porque a Conaf retirou da Fifa dois paulistas em 2007, pelo mesmo motivo.

Pelas informações publicadas, aposto na saída do Péricles Bassols Cortez e na promoção do Gutemberg de Paula. Na minha opinião, o segundo demonstra ser mais árbitro e merece ostentar o escudo da Fifa, tanto que já atuou em duas finais do Carioca e foi considerado o melhor do Rio de janeiro nos respectivos anos de 2008 e 2010.

No caso do Assistente, o blog não acredita que a vaga vá para outro estado, portanto quem esteve no curso em Santa Catarina foi o jovem Rodrigo Pereira Jóia, com todos os atributos exigidos pela Fifa. Domina o idioma inglês, é jovem, passa bem nas avaliações físicas. O blog aposta nisto.

Resumindo, no Rio entram Gutemberg de Paula Fonseca e Rodrigo Pereira Jóia, mas não posso afirmar que entram nos lugares de Péricles Bassol Cortez e Hilton Moutinho Rodrigues...

Os leitores podem estar questionando: O Marçal ficou louco? E eu respondo: Claro que não, é preciso analisar os fatos...

Lembrem-se que Péricles prometeu lutar pela sua permanência junto ao Governador do Rio de Janeiro, aqui um aviso, Sérgio Cabral é muito amigo do presidente da CBF, Ricardo Teixeira... mas isto será assunto para depois...

Este assunto era para ser em três partes, felizmente com a divulgação da primeira, varias informações chegaram e teremos que esticar um pouquinho, por isso no próximo capítulo da novela Fifa 2011, ficam as perguntas:

Sandro Meira Ricci ou Péricles Cortez?

O Rio se igualará ao estado de São Paulo, que tem três árbitros da Fifa ou continuará com dois?

O mineiro de Brasília perderá pelo segundo ano consecutivo o escudo para o Péricles?

O Rio de Janeiro aceitará ficar apenas com dois árbitros da Fifa?

Ou será que o Sandro Meira Ricci ganhará o escudo e a vaga do gaúcho radicado no Paraná, Evandro Rogério Roman é que vai deixar o quadro internacional?

Dizem, ainda, que Ricardo Marques Ribeiro não emplacou. Será que Minas Gerais perderá seu único escudo?

Aguardem!


Frase: "As pessoas e circunstâncias ao meu redor não fazem de mim o que eu sou, elas revelam quem eu sou". (Dr. Laura Schlessinger)

2 comentários:

Anônimo disse...

No site Refnews já tinha saido a lista dos novos árbitros FIFA e de quem sai. Será que se confirmam?

Blog do Marçal disse...

Prezado amigo, a CBF enviou a lista para a Fifa em Setembro, posteriormente o WordReferee teve acesso a ela e publicou. Se nada de extraordinário acontecer, os nomes são aqueles.

Entre os árbitros entra Ricci e Gutemberg, sai Simon e o Péricles.

Nos assistentes entra o Jóia e o Van Gasse e saem o Moutinho e o Corona. Não devemos ter surpresas.

Um abraço.