Pesquisar este blog

sábado, 18 de dezembro de 2010

Pitacos do Apito 4

Parte final - Os Fifas e Aspirantes em 2011

Caros leitores, após os três post sobre esse assunto onde procurei mostrar a posição de cada integrante e cada postulante ao quadro Fifa, finalmente quando chegarem ao final deste post saberão com certeza os Fifas e os aspirantes de 2011.

Vou começar pelos Assistentes, pois, com todo respeito, se deixar para o fim, à audiência deve cair um pouco. O blog do Marçal conhece um pouco os bastidores da arbitragem de São Paulo, durante anos convivi no meio e hoje recebo informações de amigos que lá deixei. Nos demais estados da federação, tenho fontes que me alimentam com informações sobre os bastidores da arbitragem de cada estado, sem as quais não teria como emitir uma opinião baseada em fatos e quase sempre precisa.

Os assistentes

Os candidatos deste estado, Vicente Romano Neto e Marcelo Carvalho Van Gasse são considerados, dentro da faixa etária e tempo de CBF os mais bem preparados para o almejado escudo da Fifa. Vicente Romano Neto é professor de inglês, tem elevado conhecimento das regras, sendo um dos melhores professores e suas atuações dentro de campo são quase que sempre de forma são corretas.

Foto: Marcelo Carvalho Van Gasse e Rodrigo Pereira Jóia no destaque

Marcelo Carvalho Van Gasse (O sósia do Jorge Vagner), é um carioca que veio trabalhar em São Paulo, recentemente foi residir no interior do estado, não posso falar dos idiomas que ele fala, mas é uma pessoa querida. Dizem que um de seus defeitos é a soberba e que ficará insuportável com o escudo Fifa, será? Não concordo. Se analisar cada um nos mais variados aspectos, uma ligeira vantagem para Marcelo Carvalho, sendo, portanto a aposta do blog do Marçal.

Por outro lado, outros assistentes como Fabrício Vilarinho da Silva, de Goiás e Cleriston Barretos Rios, de Sergipe são candidatos. O primeiro tem atributos. O segundo foi punido duas vezes pela Conaf, sendo uma no ano passado, naquele gol de mão do atacante do Paraná contra o Ceará. Ele não teve culpa alguma, estava no lado oposto onde ocorreu o lance e a punição foi injusta, fez parte do pacote. Neste ano, naquele grupo de oito punidos, também fazia parte por conta da partida Cruzeiro x Ceará.

Acredito que o nordeste pode postular a vaga, Thiago Brigido tem muitas qualidades e é uma aposta para o futuro, a tendência é que o escudo branco permaneça nos respectivos estados. Como disse, a aposta do blog é pelo Marcelo Van Gasse, se o Vicente for, também será merecido, mas o carioca radicado em São Paulo leva vantagem.

No caso do Rio de Janeiro, o blog não concorda com o critério de cortar quem está lesionado, mas é obrigado a respeitar, haja vista que tal fato ocorreu com dois paulistas, Wilson Luiz Seneme e Ana Paula de Oliveira. Naquela ocasião o presidente da Conaf, o paulista/mineiro Sérgio Corrêa recebeu muita pressão da FPF, do Sindicato e dos árbitros para manter as vagas, todavia isto não ocorreu. Por outro lado, segundo os árbitros do Rio de Janeiro, a comissão local não morre de amores pelo Hilton Moutinho e aceitará que o critério adotado seja mantido. No caso, claro, o Rodrigo Pereira Jóia seria o indicado natural. Dizem ser uma pessoa do bem, conhecedor de idiomas, tem faixa etária para duas copas do mundo e tem bom trânsito na categoria.

Os árbitros

Voltando a novela dos árbitros e como autor, lembro que a opinião tem como base informações colhidas na mídia (jornais, sites, e-mails recebidos e telefonemas), posso dar minha opinião sobre este assunto e ao final um quadro com as minhas opções e os suplentes. Não tenho intenção de adivinhar, mostrar ser bem informado, mas apenas e tão somente juntar as informações colhidas aqui e ali.

Uma coisa estranha é que o site wordreferre.com publicou em novembro a lista Fifa 2011. Se ela for verdadeira quem as passou? Uma pergunta a ser respondida

As outras perguntas abaixo, foram feitas no post anterior:

Sandro Meira Ricci ou Péricles Bassols Cortez?

O Rio se igualará ao estado de São Paulo, que tem três árbitros da Fifa ou continuará com dois?

O mineiro de Brasília perderá pelo segundo ano consecutivo o escudo para o Péricles?

O Rio de Janeiro aceitará ficar apenas com dois árbitros da Fifa? Ou será que o Sandro Meira Ricci ganhará o escudo e a vaga do gaúcho radicado no Paraná, Evandro Rogério Roman é que vai deixar o quadro internacional?

Dizem, ainda, que Ricardo Marques Ribeiro não emplacou. Será que Minas Gerais perderá seu único escudo?

Responderei todas de uma só vez.

O blog acredita que o Sandro Meira Ricci, mesmo com as ofensas recebidas e ratificadas após a partida Corinthians x Cruzeiro deverá assumir a vaga do gaúcho Carlos Simon. Tal promoção deveria ter ocorrido em 2010, mas perdeu no apagar das luzes para os bastidores, foi o Rio de Janeiro que brigou para o escudo ir para o peito de Péricles Bassols, o que revoltou toda comunidade arbitral que esperavam pela promoção do brasiliense.

Segundo os próprios árbitros do Rio de Janeiro, a briga da Ferj é igualar o número de vagas do Rio com as de São Paulo. Se tal fato ocorrer o Rio demonstrará força e vencerá a queda-de-braço travada desde que o paulista/mineiro Sérgio Corrêa foi indicado pelo presidente da CBF para ser o chefão da arbitragem brasileira.

Como conheço bem o Sérgio Corrêa, que não está na posição que está por acaso, deve ele saber que, ao capitular e atender o Rio com as três vagas sepultará todo planejamento desenvolvido, além de ser engolido pelo sistema. Como disse, ele enxerga longe e se antes lutava pela arbitragem praticamente sozinho hoje pode fazer bem mais.

Acredito que deve ter optado por uma simples substituição do Péricles pelo Gutemberg. Se isto ocorrer, serão três vitórias qualificadas. A primeira, não capitular; a segunda, não abrir feridas mortais nos estados de Minas Gerais e no Paraná e, por último, por que não perderá na troca, pois os árbitros se equivalem tecnicamente e, segundo os árbitros cariocas, o Gutemberg ganha dentro e perde fora das quatro linhas.

Como cheguei a tal conclusão? Muito simples, para dar uma opinião é necessário acompanhar e relembrar a trajetória individual dos nominados árbitros nas competições estaduais (aqui não acompanho, a não ser as finais) e nacionais que acompanho todos os dias. De olho nas escalas da CBF observei que Gutemberg teve grandes oportunidades na Série A, em 2007, com nove partidas arbitradas.

Com a bela aparição em 2007, o presidente da comissão local que, de bobo não tem nada, conduziu a carreira do árbitro de forma que ele atuasse nos jogos de maior visibilidade, a ponto de que, com suas boas atuações, atuar na final e ser considerado o melhor de 2008. Diante deste quadro o presidente da comissão local asfaltaria o caminho do seu preferido nas competições nacionais daquele ano.

Vou deixar assinalado aqui uma grande dúvida, cuja resposta ainda não tenho para completar esta novela com final coerente. Qual o motivo pelo qual a revelação de 2007 não prosseguiu nas escalas em 2008? Se alguém tiver uma resposta nos envie.

2008 turbulento

Feita a ressalva, o ano de 2008 foi turbulento ao extremo, com o episódio dos ingressos da Madona, que levou a CBF a substituir o árbitro Wagner Tardelli, na partida entre São Paulo x Goiás, pelo baiano Jailson Freitas surgindo no cenário nacional.

Alguns dias depois começava o ano de 2009 e um fato inédito na história da arbitragem nacional caiu como uma bomba! De uma só vez, a Conaf substituiu três árbitros internacionais (Djalma Beltrami, Alicio Pena e Wagner Tardelli), que passaram a integrar o quadro Especial. O Rio de Janeiro foi à loucura, por que desejava o seu pupilo na Fifa e, além de não conseguir, ainda perdeu uma vaga. Lembra o que ocorreu? O presidente da Conaf foi acusado e a fofoca foi parar no STJD que absolveu a CBF e arquivou o processo absurdo.

Falando da preferência do Rabello pelo Gutemberg basta olhar a trajetória de ambos. O primeiro era observador e deixou o quadro. O segundo foi sorteado para apenas quatro jogos na Série A... Derrotas plenas.

Como o preferido perdeu espaço, a comissão da Ferj resolveu trabalhar o árbitro escolhido pela CBF, no caso, Péricles Bassols que, na temporada passada venceu 13 sorteios na Série A. A comissão carioca o colocou no sorteio dos principais jogos e foi o escolhido pela bolinha da sorte para atuar na decisão do Carioca 2009 e o mesmo foi eleito o melhor do ano. Consolidou-se a preferência da Conaf.

Nos bastidores da arbitragem, a antipatia dos árbitros pelo Gutemberg é elevada e ele demonstrou sentir o baque, engordou e desmotivado quase abandonou a carreira. Sua temporada foi péssima, mas não desistiu, como uma fera ferida, se recolheu na toca, lambeu suas feridas, reciclou suas atitudes e buscou apoio familiar para dar a volta por cima. Ingressou na política e hoje trabalha com o vereador Fernando Moraes, delegado que acabou com a onda de seqüestros no Rio de Janeiro.

Segundo e-mail recebido de um ex-árbitro famoso do Rio de Janeiro, a Ferj aprendeu a lição e segundo esta fonte, o próprio presidente da federação construiu uma ponte para reunir o presidente da Conaf com o da sua comissão, quando, então, as pazes foram seladas não se sabe até quando, pois ambos não se toleram. Esta briga, inclusive extrapola e muito a normalidade das instituições.

Outro sinal que deve ser observado é que, assim como ocorreu com Péricles Bassols em 2009, o Gutemberg foi “protegido” não tendo entrado em jogos de elevadas dificuldades nesta temporada, o que é um sinal ocorrido com o próprio Péricles, boa praça, mas sem a envergadura de árbitro internacional.

Diante do quadro o blog entende que vai entrar Sandro Meira Ricci, no lugar do Carlos Simon e Gutemberg de Paula Fonseca, no lugar do Péricles Bassols. Simples, objetivo e uma vitória do projeto tão falado pela Conaf. Como o carioca que deixa a Fifa com apenas um ano não emplacou, não haverá grande repercussão.

A outra opção possível seria a saída de Evandro Rogério Roman e Ricardo Marques Ribeiro, com o Rio ficando com as três vagas e que, na opinião do blog, seria uma derrota retumbante da Conaf. Se tiver que optar, sairia o Ricardo Marques Ribeiro, pois teria mais tempo para retornar, caso realizasse uma revisão no seu sistema de atuação. A Conaf entende que ele é um árbitro europeu em jogos tupiniquim. Eu acho que ele é um pouco estabanado e para raio, estilo Wilson Mendonça, porém o estilo europeu me agrada muito e mesmo que boa parte dos dirigentes e da imprensa reme contra, é o futuro da arbitragem, ninguém agüenta mais sessenta faltas em uma partida de futebol.

No quadro feminino, nenhuma novidade, mas o sinal amarelo está ligado para a catarinense Cleidy Mary Nunes Ribeiro, a capixaba Katiuscia Beger Mendonça e para a paulista Maria Eliza Correia Barbosa. O desempenho físico delas não tem acompanhado a rondoniense Márcia Caetano, a carioca Lilian Bruno e a mineira Janete Mara Arcanjo.

O assunto somente fecha em janeiro. Vamos aguardar, pois vou tentar arrancar alguma informação, mas está difícil.

A Conaf não fala e não abre nenhuma possibilidade de diálogo. A lista oficial enviada para a Fifa, já foi enviada também para as federações, como boa parte esta em recesso, esta difícil arrumar uma copia. Estou acionando as minhas fontes que estão de férias, em pré-temporadas e até mesmo nas ilhas paradisíacas e grandes paraísos fiscais. Se conseguir, posto aqui. Prometo!

Para finalizar, o escudo vai para os árbitros: Sandro Meira Ricci e Gutemberg de Paula Fonseca (clique na foto para ampliá-la) e para os assistentes: Rodrigo Pereira Jóia e Marcelo Carvalho Van Gasse.

Parabéns meninos e um aviso: O escudo Fifa não é perpétuo, demonstrem a cada jogo que são merecedores de ostentá-lo!

Vide: Djalma Beltrami, Alicio Pena Junior, Wagner Tardelli, Leonardo Gaciba e Péricles Bassols.

Aspirantes Fifa 2011

Com a ascensão de Sandro Ricci e Gutemberg Fonseca, abrem-se duas vagas para aspirante que pelas informações serão o gaúcho Márcio Chagas e o matogrosensse Wagner Reway.

Obs. Esses dois nomes só serão confirmados pela CBF quase que no meio do ano, portanto meninos, todo cuidado é pouco.

Não estou esquecendo de mencionar o Francisco Almeida, do Ceará, mas estenderia muito e ninguém agüenta mais essa novela.

Frase: "Teme a quem te odeia ainda que seja uma mosca e tu, um elefante". (Saadi)

4 comentários:

Najaah disse...

Quando ao site worldreferee, entre no link: http://www.worldreferee.com/site/links.php . E veja o nome de quem está lá, Sergio Correa da Silva.

Anônimo disse...

Mundo do Arbitro nao confunda World Referee com RefNews.
O Blog bem informado do Marçal comentou que a lista está ali publicada e sabe quem são os responsáveis¿ Daniel Destro, de SP e o responsável pelo V Apito

Najaah disse...

Eu acho que você não deve ter lido a matéria, mas tudo bem eu cito a parte que o Marçal escreveu: "Uma coisa estranha é que o site wordreferre.com publicou em novembro a lista Fifa 2011. Se ela for verdadeira quem as passou? Uma pergunta a ser respondida

"

Dirceu Ribeiro disse...

Parabéns pelo blog, estou gostando e acompanhando sempre!!! A respeito de Marcelo vangasse ele é uma pessoa maravilhosa, um excelente profissional! Parabéns Marcelo! Dê uma atenção para Juiz de Fora - MG - seleiros de grandes árbitros - foi indicado um arbitro para FIFA FUTSAL daqui de juiz de fora... abraços e parabéns, sou árbitro de futsal da CBFS-MG
abraços
Dirceu