Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pitacos do Apito 2

Parte II – Os Assistentes

Dando continuidade das analises da semana passada e como prometi, hoje vou falar dos assistentes. Esses que um dia tiveram que ouvir em rede nacional o Arnaldo Cezar Coelho dizer, “Se bandeirinha fosse bom, seria árbitro!”. Eu fui assistente durante muitos anos e sei o quanto doeu e dói ainda até hoje quando é repetida essa frase infeliz.

Abaixo, analisarei sob minha ótica os atuais assistentes e por último, o assistente Hilton Moutinho que tanta controvérsia tem causado ultimamente com a lesão sofrida nos testes físicos de Santa Catarina.

Emerson Augusto de Carvalho, 38 anos, paulista de Marília e Fifa desde 2008. Emerson é um dos bons assistentes que temos no país, boa praça tem tido grandes oportunidades e sem grandes problemas em seus jogos. Fez grandes jogos este ano e é figura carimbada nos clássicos locais, nesta temporada fez até Gre-Nal. Há especulações que pode não ser o escolhido para a Copa de 14 por conta do inglês e da questão física. Não sei se isto corresponde à verdade até mesmo porque não tenho dados para isto. Como disse, são apenas especulações.

Dibert Pedrosa Moisés, 39 anos, Fifa desde 2008. O carioca não era considerado como um dos melhores do Rio, mas está tendo uma boa temporada. Não tive conhecimento de algum problema envolvendo seu nome na presente temporada. O mesmo tem um biótipo elevado, ou seja, parece estar sempre acima do peso. Não tenho informações sobre seus conhecimentos da língua inglesa e como tem passado nos testes físicos da Fifa, apenas devemos aguardar.

Márcio Eustáquio Santiago 38 nos, Fifa desde 2009. O mineiro foi promovido à Fifa com a saída de Marco Antonio Gomes, que pelas notícias veiculadas na mídia mineira deixou o futebol por conta de um indiciamento feito pelo TJD-MG. Chequei fontes em Minas e tenho algumas informações do ocorrido, mas como não foi a julgamento ninguém sabe dizer o motivo correto. Como não tenho pretensão de rotular ninguém e nada posso comprovar, vamos ficar por aqui e voltar ao Santiago que é filho de um ex-árbitro com relativo sucesso no futebol de Minas Gerais. Em 2009, esteve na famosa partidada do quebra-quebra, quando o Coritiba foi rebaixado para a segunda divisão. Apesar da ótima atuação, a arbitragem passou por sérias dificuldades naquele dia. Recentemente acertou um lance difícil numa competição internacional e isto lhe abriu as portas na Conmebol. Por aqui continua com altos e baixos.

Altemir Hausmann 42 anos, Fifa desde 2004 e Roberto Braatz, 43 anos, Fifa desde 2005 os dois juntos formam a elite dos assistentes, pois o gaúcho e o paranaense estiveram na ultima Copa do Mundo. Suas atuações são seguras e com grande índice de acertos. Não podem concorrer a uma nova Copa do Mundo, mas poderão ajudar e muito na linha lateral. São respeitados dentro e fora dos campos. O primeiro, segundo o Luiz Roberto é “marrento” e esta informação chegou até o Blog que tomou conhecimento de algumas de suas indagações quando questionado sobre o que teria dito a um jogador do Santos na final da Copa do Brasil deste ano. O segundo tem personalidade forte, mas a proximidade com o ar frio das cataratas do Iguaçu abaixam a temperatura do sangue que corre em suas veias e o torna uma pessoa doce e muito querido pelos árbitros.

Alessandro Álvaro Rocha de Matos, 34 anos, Fifa desde 2001. O baiano é o assistente mais novo até então do quadro, deve perder este status para o carioca Rodrigo Pereira Jóia com 30 anos que fará parte do quadro em 2011. Alessandro é considerado um dos melhores, mas teve uma atuação desastrosa na partida Corinthians x Cruzeiro, na 35ª rodada do campeonato, sendo que nas duas rodadas seguinte o mesmo não foi escalado, portanto entende-se como afastado. Cotado para a Copa de 2014, tem um excelente preparo físico. No ano passado, chegou a trocar socos com um torcedor que invadiu o campo na famosa partida disputada em Campinas onde o Corinthians teria entregado o jogo para o Flamengo para prejudicar seus adversários na luta pelo titulo. É arredio e fala pouco. Não dá entrevistas.

Carlos Berkembrock, 38 anos, Fifa desde 2009. Foi uma grata surpresa a promoção do catarinense, pois era pouco comentado no meio. Dr. Berkembrock tem tido boa atuações, é advogado de sucesso e aparentava estar acima do peso no início do ano, mas ultimamente perdeu peso e a estética melhorou. Errou na partida Internacional x Santos, quando uma bola da equipe paulista entrou. O grau de dificuldade foi elevado, mesmo assim, deveria ter se manifestado, está lá para isso. Foi escalado normalmente depois deste erro, portanto a Conaf o absolveu. A Conmebol o convocou juntamente com o árbitro paulista Wilson Luiz Seneme para o Sub-20 do Peru em 2011. "Vamos lá representar o Brasil muito bem, podem ter certeza, seremos os melhores do torneio". Disse após ser convocado.

Erich Bartolomeu Antas e Silva Bandeira, o pernambucano tem 44 anos, entrou na Fifa em 2005 e se despede no próximo ano. Neste ano esteve envolvido em várias polêmicas, deve passar uma borracha na temporada. Tem problemas de ordem física grave. Na partida Atlético Mineiro x Palmeiras, marcou um impedimento depois de mandar seguir e até hoje nada foi explicado. O mais importante ali foi acertar e não deixar o erro maior. Todavia a explicação que correu no meio é de que achou que a bola vinha de um arremesso lateral, quando veio de uma situação normal de jogo. Outros dizem que recebeu ajuda de terceiros. Segundo declarações do carioca Armando Marques foi punido na Conmebol. Vinha de uma punição injusta sofrida da Conaf, por conta de um erro numa partida do Corinthians x Botafogo, quando anulou o gol da vitória dos cariocas. O lance foi um erro de jogo que pode acontecer com qualquer um. O do Dr. Berkembrock na partida Internacional x Santos foi muito pior e não teve punição. A conaf não achou assim, não perdoou o erro e o afastou por 20 dias para reciclagem e para acalmar os críticos de plantão.

Hilton Moutinho Rodrigues, 42 anos, Fifa desde 1998, é um dos mais antigos na Fifa, só perde para o paulista Ednilson Corona que se aposenta no final deste ano, teve uma grave lesão quando realizava teste físico em Santa Catarina, que o impediu de atuar desde setembro. Sua recuperação será boa, pois realizou a cirurgia com um dos maiores profissionais de medicina do Brasil. Sua carreira é polêmica, principalmente no Rio de Janeiro. No Brasileirão é sempre um dos mais escalados. Deixa a Fifa em dezembro, com a Conaf utilizando o mesmo critério que retirou o Wilson Seneme da Fifa, em 2008. O Blog é de opinião que tanto um quanto o outro deveria continuar na lista, que houvesse um sistema que protegesse os lesionados, todavia, pelos critérios adotados, não se pode dizer que foram “dois pesos e uma medida”. Em relação a sua cirurgia, a FERJ e o SAPERJ pagaram as despesas. A grande reclamação recaiu sobre a Anaf e a CBF que o teria abandonado e não dado à assistência devida. Será?

O Blog foi checar as informações para descobrir o que há de verdade e o que há de podre por trás deste triste episódio. Descobri com fontes próxima a presidência da Anaf que na ocasião da contusão, Marco Martins usou dinheiro do Sindicato dos árbitros de Santa Catarina para cobrir despesas com o assistente que pretendia ter os custos da cirurgia bancada pela Anaf, esta tinha na época, quatrocentos reais em caixa. Segundo informações, uma cirurgia como a que foi submetido o assistente, chega a custar até oito mil reais. Segundo nossa fonte, Marco Martins conseguiu que um médico amigo seu de Florianópolis fizesse a cirurgia por mil e duzentos reais, proposta não aceita pelo assistente. Em seguida, Martins pediu ajuda da Conaf que por sua vez, pediu ajuda da Ferj e do Saperj, mas estes negaram ajudar o assistente em um primeiro momento. Dias depois houve uma grande reviravolta no caso, a Ferj e o Saperj anunciaram que iriam arcar com “todas” as despesas da cirurgia e do tratamento de reabilitação do assistente. Doutor Runco, médico da seleção brasileira foi o responsável pela cirurgia. Comenta-se que o custo teria girado em torno de oito mil reais com um adendo de quatro mil de despesas hospitalares. A atitude da Ferj e do Saperj é digna de elogios, a lamentar a atitude do assistente que fez várias criticas e não soube reconhecer que só fez a cirurgia custeada pelas entidades do seu estado por pedidos e uma leve pressão da Anaf e da Conaf. Segundo nossa fonte, o presidente da Anaf esta muito triste com o ocorrido e esta fonte afirma que se tratando de Moutinho, isto já era esperado.

Leiam na próxima semana a parte III, com as previsões para 2011.

Frase: "Você pode viver toda uma vida e, ao final dela, saber mais sobre outras pessoas do que você sabe sobre si mesmo". (Beryl Markham)

Nenhum comentário: