Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Novos Tempos Para a Arbitragem (*)

18:30Hs - Recebi de um amigo de uma das comissões de arbitragens estaduais um extenso documento sobre a composição do quadro nacional para 2011.

Já publicamos as taxas, agora - EM PRIMEIRA MÃO - as regras básicas para o quadro da CBF:

ASPIRANTES A CBF

Segundo este documento, para compor o quadro de árbitros, os aspirantes deverão preencher os seguintes requisitos:

a) ter, no máximo, trinta (30) anos, ou seja, apenas os nascidos a partir de 1981.

b) na impossibilidade de atendimento ao disposto no item a as federações poderão indicar árbitros que completem trinta e três (33) anos, ou seja, nascidos a partir de 1978.

c) comprovar ter concluído o terceiro grau, ou estar cursando. Neste caso, apenas e exclusivamente, para os de idade máxima de 25 (vinte cinco) anos, até 31 de dezembro do ano de ingresso.

d) ter atuado na primeira divisão do seu estado. RENAF masculina: duas temporadas; e, RENAF feminina: uma temporada, pelo menos.

e) ser aprovado em avaliação física e teórica específica, realizada pela CONAF.

RETORNAR AO QUADRO DE ÁRBITROS

a) o árbitro que tenha pertencido à RENAF poderá retornar, desde que tenha no máximo trinta e oito (38) anos de idade, ou seja, os nascidos a partir de 1973.

b) o impedimento da idade para reingresso não se aplica aos árbitros que hajam pertencido as categorias FIFA, ESP e ASP-FIFA.

Lendo no site da ANAF (www.anaf.com.br) os assuntos abordados chega-se a conclusão que a entidade dos árbitros teve seus pedidos atendidos, na questão da idade (item b), em que pese a solicitação de retornar aos 35 anos, a CONAF atendeu e elevou para 33 anos.

Eu considero esta uma decisão equivocada da CA/CBF, um retrocesso que poderia ser evitado, a arbitragem não piorou como se temia com as regras atuais, essa medida apenas beneficiara algum apadrinhado por esse imenso país. Renovação já!

Outra vitória da atual diretoria da ANAF foi elevar a idade para os árbitros que desejam retornar.

A vitória que conta será benéfica aos bolsos dos árbitros com a elevação das taxas de arbitragens, inclusive nas diárias, com índices superiores a 5%. Mandou bem Martins, a CBF é rica, deve e pode pagar muito mais aos árbitros.

(*) Novos tempos para Anaf. A administração da entidade dos árbitros que deixou o cargo a duras penas, usou nas eleições a denominação de NOVO TEMPO que, hoje, entendemos. Queriam dizer: NOVO TEMPO PARA MIM...

A atual administração, por enquanto, parece que pensa no grupo... Porém, esta faltando à transparência prometida, como publicar as atas das assembléias, os contratos de patrocínio, prestações de contas desta e das diretorias anteriores, entre outros.

Nem mesmo o criticado ex-presidente José de Assis Aragão, fazia uso desses atributos de sonegar informação aos associados.

A ultima ata disponível no site da Anaf é a do XXVII Congresso realizado em Porto Alegre, datada de 30/03/2008 e eu pergunto e respondo: A Anaf parou depois dessa data? Infelizmente parou, vegetou por longos três anos (14/11/2007 a 26/08/2010), agora esta surgindo uma luz lá no fim do túnel, tomara que esta luz não seja a luz de um trem no sentido contrario!

Em tempo:

19:25 Hs - Em contato com Marco Martins, presidente da Anaf, o mesmo disse: “Meu amigo, a assembléia foi no sábado, estamos preparando a ata, todos os presidentes presentes tiveram acesso a tudo da Anaf. Nunca houve tanta transparência, isto dito por eles. Se tiveres duvida entra em contato com qualquer presidente que esteve aqui”.

Não Martins, eu não tenho duvidas, sou testemunha há vários anos do grande trabalho que desenvolve em prol da arbitragem, você tem muito credito, pode e deverá cometer os seus erros. A minha função é estar aqui fiscalizando, cobrando e estarei sempre fazendo isso, independentemente de quem esteja na presidência, pode ter certeza!

Frase: "Uma geração constrói uma estrada por onde a outra trafega". (Anônimo)

11 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS À ANAF PELAS CONQUISTAS. AGORA NOS EIXOS A CATEGORIA ANSEIA POR OUTRAS. VALEU MARQUINHOS!

PARABÉNS À CONAF QUE, MESMO COM AS PISADAS DO ANTECESSOR NÃO DEIXOU DE OUVIR E APROVAR AS MEDIDAS.

PARABÉNS POR MANTER O INDICE MASCULINO PARA AS MULHERES. ELAS QUEREM IGUALDADE? ENTÃO CORRAM ATRÁS.

SE QUISEREM DOUS QUATRO GRANDES EXEMPLOS:

MARCIA BEZERRA
LILIAN FERNADES
TATIANDA FREITAS
JANETE ARCANJO

N. SILVA disse...

Bom dia, gostaria se possivel me enviasse ou publicasse no seu blog a Lista RENAF dos arbitros e arbitros assistentes 2010, masculino e femenino.

Atenciosamente

N.SILVA

Blog do Marçal disse...

Prezada N. Silva, você poderá visualizar a Renaf 2010 em PDF no link abaixo.

Marçal


http://www.apitonacional.com.br/pordentro/renaf-2010.pdf

Anônimo disse...

Poderia colocar a RENAF e o Calendario de sorteios na página principal do site?

Com funciona o critério de sorteios em SP e na CBF?

Qual é o melhor deles?

Num grande estado sei que é pelo sistema de colunas. Coluna 1 ou 2.

Eles colocam uma folha dentro do envelope fechado. Um torcedor sorteia e depois é que os nomes são divulgados.

Dizem que no envelope podem ter dois papéis. Se der coluna 1 ele puxa o primeiro dos papéis. Se der a coluna 2 ele puxa o segundo.

No fim, sai a coluna que eles querem.

Será verdade?

Anônimo disse...

Abri o link no seu site. Parabéns por estar sempre por dentro.

Quem são seus informantes?

Blog do Marçal disse...

Prezado(a),

Vivo da arbitragem e para a arbitragem desde 1993. Durante esse tempo fiz vários amigos e infelizmente alguns inimigos, faz parte e levo numa boa, pois até o todo poderoso teve, quem sou eu para não ter!

As informações estão aí, é de publico e para todos, eu apenas corro atrás para disponibilizar para meus leitores. Claro que a posição que ocupo é altamente privilegiada, hoje, não preciso correr tanto atrás, elas chegam todos os dias de vários lugares, com informantes identificados, outros anônimos e com vários interesses diferente. A mim, cabe checá-las e fazer uma triagem para postar somente as que interessam a grande maioria.

Obrigado pela sua participação.

Marçal

Blog do Marçal disse...

A Lei 10671 aprovada em Maio de 2003 criou o Estatuto do Torcedor. Nela diz que: "Os árbitros que apitarão partidas oficiais deverão ser selecionados previamente e escolhidos mediante sorteio a ser realizado 48 horas antes de cada rodada, em local e data previamente definidos e aberto ao público (Art.32)".

Já se passaram oito anos e a lei ainda não foi regulamentada, sendo assim, os dirigentes de arbitragem a interpretam (burla) conforme suas necessidades.

Em São Paulo, a Federação Paulista de Futebol tem realizado os sorteios no 2° andar da sua sede que fica na Rua Federação Paulista de Futebol, 55 - Barra Funda - São Paulo/SP.

Nos clássicos são selecionados 12 árbitros que concorrem em pé de igualdade para apitar a partida. Nos demais jogos da rodada, são selecionados 24 árbitros que são sorteados sucessivamente.

A CBF usou até 2010 o sistema de coluna (1 e 2), esse sistema é o que da a maior margem de burlar a lei. Nesse sistema não sorteia o árbitro e sim a coluna. Coloca bolinha 1 e bolinha 2 no globo, a sorteada definirá todos os árbitros daquela rodada. Se a sorteada for a 1, todos os árbitros que estiverem na coluna 1 apitarão as partidas, conseqüentemente se for sorteada a 2, todos os árbitros da coluna 2 apitarão as partidas.

O dirigente espertamente usa a lei a seu favor já que ela diz que tem que ter o sorteio, mas não diz como tem que ser feito. Quando ele (o dirigente) faz questão que um árbitro apite na rodada, ele o indica para uma partida na coluna 1 e para outra na coluna 2, conseqüentemente só é sorteada a partida que ele vai apitar ferindo o principio da lei que diz que tem que sortear o árbitro e não a partida.

O uso desse expediente até o presente momento é legal, mais é imoral por tratar diferentemente os concorrentes e abre margem para beneficiar alguns em detrimento de outros, criando assim os “apadrinhados”, lembram do Carlos Simon no Brasileiro de 2010? Jamais ele apitaria tantos jogos seguidos se fosse feito corretamente os sorteios.

O melhor sistema sem duvida é o de São Paulo, esta mais próximo do que diz (deveria dizer) a lei e é mais justo com todos.

Anônimo disse...

Mas este sistema de SP está sendo feito desde quando? Como era antes?

Uma pergunta: Para o jogo Corinthias x Palmeiras tinham 12 árbitros selecionados.

Salvo questão de distância e da qualidade os árbitros acredito que a CBF poderia fazer o mesmo.

Como vc faria?

Blog do Marçal disse...

Prezado (a)

A Federação Paulista de Futebol de forma inovadora e espertamente adotou esse sistema a partir deste ano, os clássicos estão sendo apitados por árbitros que normalmente não apitariam e não consta que houve maiores problemas. Se estão na elite (Ouro) tem que ter condições de apitar qualquer partida. Até 2010, os sorteios eram feitos por partida, selecionavam dois ou mais árbitros e realizavam o sorteio.

Nos clássicos a FPF usa uma quantidade menor de árbitros para o sorteio, o ideal seria que fossem usados todos do quadro ouro com as exceções, tipo contusões entre outras. Ainda não é o ideal, mas já é bem melhor do que era anteriormente.

A CBF não só poderia, como deveria fazer igual. Um dia ela vai fazer, por bem ou por mal, os promotores já estão agindo. A quantidade e a qualidade dos árbitros a disposição é bem maior do que nos estados. Falta coragem e ela virá via MP.

Tirando as exceções que no caso da CBF é imensamente superior as dos estados devido à quase todos os jogos serem clássico, eu faria da seguinte forma: Colocaria no globo todos os nomes habilitado para aquela partida e faria o sorteio partida por partida. Daria chances para todos e veria quem é quem no apito.

Simples né! Ainda bem que não sou chefe de comissão, acho que me derrubariam rapidamente. (Rs)

Um forte abraço.

Marçal

Anônimo disse...

Concordo que poderia ser assim. Colocar os árbitros em condições e sortear.

No ano que vem, pela lógica que temos lido haverá uma rodada final só de clássicos locais.

Seguindi sua idéia de colocar todos os árbitros FIFA no globinho o que aconteceria?

Corinthians x Palmeiras
Marcelo, Ricardo, Vuaden, Heber, Roman, Ricci e Gutemberg

Santos x Sao Paulo
Marcelo, Ricardo, Vuaden, Heber, Roman, Ricci e Gutemberg

Flamengo x Vasco
Paulo Cesar, Salvio, Seneme, Ricardo, Vuaden, Heber, Roman, Ricci

Flumiense x Botafogo
Paulo Cesar, Salvio, Seneme, Ricardo, Vuaden, Heber, Roman, Ricci

Cruzeiro x Atletico MG
Paulo Cesar, Salvio, Seneme, Vuaden, Ricardo, Ricci, Marcelo e Gutemberg

Atletíco GO x Bahia
Paulo Cesar, Salvio, Seneme, Vuaden, Heber, Roman, Ricci, Marcelo, Gutemberg e Ricardo

Atetico PR x Coritiba
Paulo Cesar, Salvio, Seneme, Vuaden, Ricardo, Ricci, Marcelo e Gutemberg

Ceara x America MG
Paulo Cesar, Salvio, Seneme, Vuaden, Heber, Roman, Ricci, Marcelo e Gutemberg

Figueirense x Avai
Paulo Cesar, Salvio, Seneme, Vuaden, Heber, Roman, Ricci, Marcelo, Gutemberg e Ricardo

Gremio x Internacional
Paulo Cesar, Salvio, Seneme, Heber, Roman, Ricci, Marcelo,Gutemberg e Ricardo

Tudo certo ai em cima?

Vamos as dificuldadses:

Com base na classificação de 2010.

Disputam o título: Fluminense, Cruzeiro e Corinthians.

Vaga na Libertadores: Botafogo, Grêmio e Internacional.

Rebaixamento: Por hipótese: 2 times que estavam nesta situação de 2010 (Flamento e Avai), mais duas equipes das que subiram (Figueirense x America).

Corinthians x Palmeiras
Sobram Heber, Roman, Ricci e os paulistas

Santos x Sao Paulo
Aqui sem problemas: Marcelo, Ricardo, Vuaden, Heber, Roman, Ricci, Gutemberg e os paulistas.

Flamengo x Vasco
Sobram Heber, Roman, Ricci e os cariocas

Flumiense x Botafogo
Heber, Roman, Ricci mais os cariocas...

Cruzeiro x Atletico MG
Ricardo e Ricci

Atletíco GO x Bahia
Aqui sem problemas. Paulo Cesar, Salvio, Seneme, Vuaden, Heber, Roman, Ricci, Marcelo, Gutemberg e Ricardo

Atetico PR x Coritiba
Aqui sem problemas. Paulo Cesar, Salvio, Seneme, Vuaden, Ricardo, Ricci, Marcelo e Gutemberg

Ceara x America MG
Aqui sem problemas. Paulo Cesar, Salvio, Seneme, Vuaden, Heber, Roman, Ricci, Marcelo e Gutemberg

Figueirense x Avai
Aqui sem problemas. Paulo Cesar, Salvio, Seneme, Vuaden, Heber, Roman, Ricci, Marcelo, Gutemberg e Ricardo

Gremio x Internacional
Heber, Roman, Ricci e os gauchos.

Simples e como tem outros, então claro que dá!

O que acha?

Blog do Marçal disse...

Prezado Presidente.

Em primeiro lugar eu não disse só árbitros Fifas e sim todos, tirando as exceções é claro. Árbitros Fifas é só uma graduação a mais, não quer dizer que são superiores aos outros, tudo se iguala quando adentram aos gramados, alguns estão aí por méritos e outros simplesmente por politica, muitos se escondem atrás dos escudos, outros deixam os escudos apitarem. Você já viu um arbitro Fifa apanhando em uma partida de desafio ao galo? Eu já. Os Fifas não são garantias de nada, os maiores erros são cometidos por eles.

A CBF paga cerca de 50 salários mínimos para que seu dirigente de arbitragem descascar esses abacaxis. Minha opinião é subjetiva e dentro de hipóteses, não tenho o conhecimento pratico e técnico para aprofundar uma discussão maior.

Mas posso dar uma opinião de leigo, de amante da arbitragem e nesse caso eu adotaria o seguinte: Faria um sorteio jogo por jogo. Dentro de cada jogo e se tratando de clássicos regionais, indicaria os árbitros aptos para a partida e todos os locais que estivessem apitando serie A.

Abraços.

Marçal