Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CA/CBF divulga Relação Nacional dos Árbitros atualizada. Héber Lopes o melhor internacional, Sálvio Spinola o melhor do Brasil.


A CA/CBF divulgou ontem (15) a RENAF (Relação Nacional dos Árbitros) atualizada, nela constam duas listas, uma internacional com base apenas em jogos internacionais e uma nacional, com base em jogos realizados nas temporadas 2008, 2009 e 2010.

Na relação internacional, o paranaense Héber Roberto Lopes é o número um, seguido pelos Paulistas Sálvio Spinola Fagundes Filho em segundo e Paulo César Oliveira em terceiro.

Na relação nacional, os três primeiros árbitros são os mesmos da relação internacional, apenas muda a ordem no primeiro e no segundo lugar. Aqui em nosso país, Sálvio Spinola é o numero um e Héber Lopes o segundo com Paulo César ocupando a terceira posição, a mesma que ele ocupa na relação internacional.

Entre os aspirantes Fifa, o candango Wilton Pereira Sampaio é o primeiro, Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, o segundo e André de Castro de Goiás o terceiro.

Entre os assistentes, na relação internacional, apesar do mau humor constante, Altemir Hausmann do Rio Grande do Sul é o número um, logo atrás vem Roberto Braatz do Paraná e o Baiano Alessandro Álvaro Rocha de Matos em terceiro. Ambos também são da mesma linhagem de Hausmann, maus humorados e de difícil trato.

A lista dos mortais, os CBF 1, é liderada pelo Baiano Jailson Macedo Freitas, que já foi do quadro de aspirante Fifa, sendo que saiu devido à idade. Em seu currículo, a final do Campeonato Brasileiro de 2008 (Goiás e São Paulo) onde substituiu o árbitro Vagner Tardelli envolvido injustamente no escândalo Madona.

A lista tem algumas particularidades, entre elas, os nomes de José Henrique de Carvalho (lesionado) e Rodrigo Martins Cintra (política) que não atuam com regularidade há algum tempo, mas devido aos anos anteriores ainda estão bem colocados na Renaf. José Henrique é o 27º e Rodrigo Cintra o 34º, bem à frente de Felipe Gomes da Silva, Paulo Henrique de Godoy Bezerra e Antonio Francisco de Carvalho Schneider, figuras presentes em quase todas as rodadas do Brasileiro deste ano.

A lista Nacional dos assistentes não muda nada, os três primeiros da lista internacional, também são e na mesma ordem da lista Nacional. Lembrando que Roberto Braatz se despede da arbitragem no ano que vem e Altemir Hausmann em 2013. Pelos Aspirantes Fifa, o Paulista Vicente Romano lidera, já os CBF1 é liderado pelo Paranaense Gilson Bento Coutinho.

Quero parabenizar a Comissão de Árbitros da CBF que faz um trabalho louvável e incansável para disponibilizar de forma transparente tudo que diz respeito à arbitragem.

Hoje temos acesso e sabemos com exatidão os regulamentos da arbitragem, os pré-requisitos, as datas dos sorteios. Podemos fiscalizar os teste físicos que são aberto a todos, e agora contamos com uma classificação nacional de árbitros de todas as categorias. Ela começa pelo numero um da Fifa, passa pelos quadros de aspirantes, básicos, femininos, pelos novos árbitros e finda com os assessores.

No ano passado, denunciávamos e cobrávamos a Comissão por haver enorme quantidades de testes para que um determinado arbitro fosse aprovado, e olha que na nossa visão, no momento ele era o melhor árbitro do Brasil, mas não podíamos fechar os olhos para o que estava ocorrendo. Hoje infelizmente para a arbitragem ele parou, virou comentarista e a Comissão convencionou que todo os reprovados precisam esperar acabar os testes programados em todos os estados para só após fazerem o reteste, também se convencionou que não se pode realizar testes com menos de um mês de prazo.

Tudo isso foi um grande avanço e fechou aquelas possibilidades de um ser melhores do que outros, mais coisa melhor ira acontecer. Segundo informações, existe a possibilidade de acabar a famigerada coluna um e coluna dois nos, com três ou mais árbitros concorrendo por partida e elas serem sorteadas uma a cada vez.

Acompanhe abaixo a RENAF na íntegra:

Obs. Clique nas imagens para ampliá-la.

1ª Parte


2ª Parte


3ª Parte


4ª Parte

5ª Parte

6ª Parte


7ª Parte

Frase: "O medo é a qualidade de quem não tira as teias de aranha do teto, temendo que o teto caia". (Anônimo)

Nenhum comentário: