Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Blogueiro diz que Campeonato Paulista de 1993 pode ter sido comprado com um “Omega”

O blogueiro Paulo César de Andrade Prado postou hoje, dia 21, em seu Blog (Blog do Paulinho) que o Campeonato Paulista de 1993 pode ter sido comprado com um “Omega”.

Segundo o jornalista, a final de 1993 disputada entre a equipe do Corinthians e a do Palmeiras, foi uma das finais de Campeonato Paulista mais polêmica de toda a história. A partida foi realizada no dia 12 de Junho de 1993 no Estádio do Morumbi. O Corinthians havia vencido a primeira partida por um a zero e precisava apenas empatar para garantir o título contra o Palmeiras, seu maior rival, à época, quase 17 anos na fila.

Turbinado pelo dinheiro da Parmalat, José Carlos Brunoro, executivo responsável pela “parceria”, contatou o ex-árbitro Fifa José de Assis Aragão (ele abandonou a carreira em 1989), muito influente naquela época para fechar o que seria um acordo de vitória. Escolheram um árbitro, José Aparecido de Oliveira, e acertaram as bases da negociação.

Duas foram às exigências, mas apenas uma delas foi cumprida. Para o árbitro, um Ômega, considerado o carro do ano em 93. Caríssimo. Aragão pediu, para si, que fosse alçado à posição de auxiliar de V(W)anderlei(y) Luxemburgo, tentando que estava emplacar na carreira de treinador. No ano seguinte, Luxa não o quis.

No final da partida, o Palmeiras venceu por quatro a zero (três a zero no tempo normal), o Corinthians teve três jogadores expulsos, sofreu uma penalidade discutível, mas decisiva, na prorrogação, e Edmundo, após dar uma voadora em Paulo Sergio na frente do auxiliar Oscar Roberto Godoi, nada sofreu.

Essa história foi contada para o jornalista por um conhecedor dos bastidores palestrinos, ontem, em um jantar informal. Segundo o Jornalista, é óbvio, esta história jamais será comprovada, porém, segundo ele, não tem razões para duvidar de quem a divulgou. Até porque, segundo ele, nunca teve dúvidas da atuação, no mínimo suspeita, da arbitragem.

Obs 1: Em 1993, Dionisio Roberto Domingos, Oscar Roberto Godoi e João Paulo Araújo disputaram rodada a rodada não só a liderança nas escalas, mas também a chance de apitar a grande final. Após a definição de Dionisio como árbitro da primeira partida, ficou a expectativa para a segunda partida. A Federação Paulista decidiu que os três e mais o árbitro José Aparecido de Oliveira (foto abaixo) iriam para o Morumbi e, já nos vestiários participariam de um sorteio que apontaria o árbitro central, os dois auxiliares e o árbitro reserva.

O sorteio definiu que Jose Aparecido de Oliveira apitaria a partida, Oscar Roberto Godoi seria o auxiliar 1, Dionisio Roberto Domingos o 2 e João Paulo Araújo o árbitro reserva. José Aparecido era o 8º em números de escalas, o azarão do sorteio, mas deu sorte e apitou sua terceira final de Paulista e segunda consecutiva, no ano anterior já tinha apitado a vitória do São Paulo em cima do Palmeiras.

Obs 2: Em 1993 eu já fazia parte do quadro de árbitros da Federação Paulista de Futebol, estava no meu primeiro ano, condição que me colocava somente como ouvinte e não omitir opinião ou dar pitacos em assuntos como esse era regra primordial para permanecer no quadro. Nesta situação relatada, percebi algumas vezes na ocasião, comentários alusivos de forma jocosa a um certo Omega atrelado a essa final, comentários que nunca foram formalizados caindo assim no esquecimento. Ao ler o post no Blog do Paulinho, me recordei daquela época e estou reproduzindo para que quem viveu aqueles momentos assim como eu, possa recordar e tirar suas conclusões.

Obs 3: Em 1993 a equipe do Palmeiras tinha uma parceria com a empresa multinacional Parmalat, com o cofre cheio de recursos, formou uma equipe muito superior a do Corinthians e das demais equipes ganhando o campeonato com justiça. A exceção foi à primeira partida onde o Corinthians ganhou por um a zero com gol de Viola que imitou um porco após o gol, atitude que irritou profundamente os palmeirenses e entraram na segunda partida dispostos a devolverem a humilhação. O que de fato ocorreu, ficando ao Corinthians apenas o chororô de perdedor.

Link original da Matéria: http://www.blogdopaulinho.net/ ou http://anonymouse.org/cgi-bin/anon-www.cgi/http://www.blogdopaulinho.net/

Frase: "Na boca do mentiroso, até a verdade é suspeita". (Jacinto Benavente y Martinez)

Nenhum comentário: