Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2019


Eleições Safesp 
Atual presidente desiste da reeleição e abre espaço para novas chapas e candidatura de consenso

Sérgio Corrêa dando posse a Arthur Alves Junior em abril de 2011

Após decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), as eleições do SAFESP – Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo - finalmente serão marcadas e o associado poderá escolher o próximo presidente e sua diretoria para que trabalhem nas dependências do "Edifício José de Assis Aragão" para benefícios de uma categoria e não os de seus interesses pessoais, como ocorre neste e na maioria dos sindicatos dos árbitros do país.

Uma nova Comissão Eleitoral será escolhida pelo vice-presidente Leonardo Schiavo Pedalini, que está respondendo pelo expediente da entidade, uma vez que o presidente Arthur Alves Junior, encontra se licenciado e trabalhando no Estado da Paraíba.

Com a decisão da juíza de fazer cumprir o regimento eleitoral de 2004, ambas chapas deverão desistir das eleições ou os candidatos de suas carreiras. O Art. 5º, letra C do Regimento Eleitoral de 30 de novembro de 2004, proíbe para os cargos de presidente e vice, que os candidatos estejam em atividade no futebol profissional o que dá margem a interpretação de que quem estiver ligado a Federação Paulista ou CBF está no futebol profissional e portanto são inelegíveis.
Regimento Eleitoral de 2004 proíbe candidaturas para presidente e vice de quem atuar no futebol profissional

Nota do Blog: Arthur Alves Junior, candidato a presidência na Chapa 2, já comunicou a desistência de concorrer ao 3º mandato para se dedicar integralmente ao projeto que vem implantando na Federação Paraibana de Futebol.
Rita Spironelli será membro da nova Comissão Eleitoral - Crédito: facebook

Pela chapa 1 Aurélio Sant'Anna é árbitro atuante, inscrito no quadro da FPF e momentaneamente, a pedido, vem trabalhando em categorias amadoras e certamente pedirá retorno ao profissional após as eleições, inclusive já fez este pedido à justiça que foi negado levando um 'pito' da magistrada para aceitar as regras do pleito. Mesma condição que sua vice Regildenia Moura, que deixou recentemente os gramados, mas virou instrutora de arbitragem da Conmebol para atuar no futebol profissional feminino.

Pela Chapa 2, que agora não existe mais, Arthur é inspetor da CBF onde trabalha no futebol profissional e também como dirigente de comissão de arbitragem e seu vice, Carlos Pianosqui, também atua como analista de arbitragem da CBF.

Vamos ver se vão respeitar o regimento eleitoral ou se teremos novas demandas na justiça!

Outras opções

Surge como opção uma terceira chapa que estaria sendo articulada por Benedito Martinho, mais conhecido como Benê (que atualmente é membro da chapa 2). A chapa supostamente seria composta por José de Assis Aragão, ex-presidente do Safesp, Abel Barroso Sobrinho e outros da "Velha Guarda" da arbitragem paulista como Silvio Roma. Porém esses também possuem vínculo com o futebol profissional, inclusive atuando como delegados da Presidência em jogos da FPF e CBF.

É hora de realmente ver de todos os possíveis candidatos quem vai abrir mão de suas carreiras pela causa, pela entidade e pela classe.

Nos bastidores, comenta se que o atual vice, pediu participação ou sugestões ao principal articulador da chapa 1, Daniel Destro, para montar a nova Comissão Eleitoral, que recusou o convite e teria sugerido outros nomes da oposição que também recusaram.

Comenta-se também nos bastidores que Rita de Cássia Spironelli, Daniel Luis Marques e Manoel Gil Gomes teriam aceito fazer parte da nova comissão eleitoral que deve ser anunciada ainda hoje pelo Safesp.

Com este cenário de que o candidato a presidente e vice não podem possuir vínculo com futebol profissional, que não possam estar licenciados ou inscritos na entidade do desporto para nenhuma função, desponta um possível candidato de consenso, o atual vice Leonardo Schiavo Pedalini.
Leonardo Pedalini pode surgir como nome de consenso

Mas sobre esta possibilidade, falaremos depois caso se confirme.

Um comentário:

Bene disse...

Para seu conhecimento o José de Assis Aragão e o Abel Barroso Sobrinho, não são mais delegados da Federação Paulista de Futebol e nem da Confederação Brasileira de Futebol, portanto são totalmente elegíveis.