Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2019


Eleição de chapa marcada

Oposição acusa FERJ de interferir na eleição do sindicato dos árbitros do Rio de Janeiro


Marcada inicialmente para ocorrer em dezembro de 2018 e após sucessivas intervenções da justiça, ocorre nesta quinta-feira (21) as eleições no Sindicato dos Árbitros Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ), pelo que tudo indica uma eleição de chapa marcada.

Em fevereiro deste ano, a justiça, através da magistrada Gabriela Canellas da 67ª Vara do Trabalho, decretou intervenção no sindicato para apurar possíveis irregularidades cometidas pelo sindicato, pela Comissão de Arbitragem da FERJ e especialmente pelo presidente do órgão, Jorge Fernando Rabello. A juíza determinou ainda que uma junta governativa formada por três advogados da Comissão da Justiça do Trabalho da OAB-RJ assumisse a direção da entidade até a realização das eleições.

Na época a FERJ se manifestou através de nota negando qualquer intervenção da entidade no sindicato (veja nota abaixo).

“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro esclarece ser irreal qualquer relação ou atribuição a intervenção no sindicato dos árbitros por irregularidades cometidas pela FERJ, fato nunca ocorrido e em nenhum momento assim atribuído ou entendido tanto pelo Ministério Público do Trabalho ou pela Exma magistrada responsável pelo caso, conforme pode ser depreendido na ata da audiência.”

Mas não é o que a oposição denuncia e cobra imparcialidade da entidade. O presidente da FERJ, Rubens Lopes, recebeu no último dia 11, em seu gabinete na sede da entidade, os integrantes da Chapa 1 que apresentaram o plano de gestão amplamente explorado pelo candidato Wagner Santos como mostra foto abaixo.

Obs. Segundo apurado, o encontro foi intermediado por Felipe Michel, Vereador do Rio de Janeiro muito ligado ao presidente Rubens Lopes. O candidato da Chapa 1 é assessor politico do Vereador.


Porém, apesar de publicar no site que em princípio democrático, as portas da FERJ estariam abertas às demais chapas para apresentarem seus projetos, a federação dificultou o máximo o contato da Chapa 2 para agendamento da visita, como mostra print abaixo das seguidas ligações para secretária da presidência da entidade.


Não bastasse essa clara manifestação de parcialidade antidemocrática da entidade, outros membros da FERJ também se manifestaram coagindo sutilmente os árbitros para votarem na Chapa 1.

Segundo integrantes da chapa 2, Jorge Rabello, mesmo estando proibido de participar do processo, estaria mandando recados ameaçadores aos árbitros dizendo inclusive que a mensagem seria copiada ao presidente da FERJ, Rubens Lopes. Veja abaixo uma mensagem atribuída a Rabello enviadas aos árbitros.

“Senhores bom dia,

Só para que fique vem claro a todos

Que quanto as eleições do sindicato dos árbitros a ser realizada no dia 21 de novembro

Eu Jorge Rabello tenho um lado sim. Eu apoio a candidatura do Wagner de Almeida chapa amarela. Estou e sempre estarei junto aqueles que sempre estiveram ao meu lado.

Portanto sei o que fiz por cada um de vocês E peço a cada um uma consideração por nossos anos de amizade, vote na chapa amarela sim.

A Uma diferença abissal entre as duas chapas, quer seja, no histórico de cada um, quer seja nas proposta apresentadas.

Conheço cada um de voces e sei que nao irão se omitir nesse momento E só para deixar claro estou copiando essa mensagem ao presidente da federação.

Para ratificar o lado em que estou E eu só tenho um, Chapa amarela".

Outro que também teria se manifestado foi o secretario da COAF Robertinho  (Roberto Carlos Faustino da Silva) que teria ligado para alguns árbitros com direito a voto, que ele supostamente julga ser eleitor da Chapa 2, informando que teria visto o nome do eleitor em uma lista (que não existe) de possíveis apoiadores da chapa de oposição como forma de pressão para o eleitor não comparecer na votação temendo futuras represálias

A secretaria da Comissão de Arbitragem e funcionaria CLT da FERJ,  Rose (Rosinete Mauricio) também enviou recados via WhatsApp  aos árbitros (veja abaixo).


Para que os árbitros fiquem tranquilo e exerçam seu direito de votar conforme sua consciência, o atual presidente da Comissão de Arbitragem, José Carlos Santiago e seu vice, Sérgio Santos, de foma elogiável, se manifestaram mostrando total imparcialidade no pleito, isentando os árbitros de quaisquer represálias por conta da eleição e encorajando a todos para de forma democrática escolherem seus candidatos através do voto conforme suas preferencias e propostas apresentadas.



Nota do Blog

Em primeiro lugar quero deixar bem claro que não conheço nenhum dos candidatos a não ser por breves conversas eletrônica. Portanto não tenho lado e este post não é para fazer campanha. Também não tenho nada a favor e nem contra qualquer um dos dois  candidatos e tão pouco qualquer opinião pessoal sobre eles. A opinião do Blog é baseada em informações de bastidores e nas intervenções judiciais do conhecimento de todos tendo em vista que foram publicadas na grande mídia a nível nacional.

De um lado está Wagner de Almeida Santos, 49 anos, administrador, político, árbitro FERJ desde 2001 e como disse Rabello, seu fiel escudeiro todos esses anos.

Isso basta para mostrar que a vitória da Chapa 1, que ele encabeça, significa a continuação de tudo de ruim que vem passando o sindicato na ultima década que culminou com o sucateamento da entidade, com a intervenção judicial e o afastamento e a investigação dos membros da antiga diretoria pela Justiça por apropriação indébita e organização criminosa.

Entre as movimentações que levantaram suspeitas e viraram alvo de investigações está o uso de cartões de crédito corporativos para compras pessoais. Em uma fatura de dezembro de 2014 do cartão do do sindicato dos árbitros, o gasto chega a R$ 12,1 mil, pago de forma parcelada, em apenas três lojas. Uma de moda evangélica, outra de calçados e uma joalheria. Além de transações no exterior.

A vitória da Chapa 1 significara a continuidade deste grupo que tiraram os árbitros do Rio de Janeiro das manchetes de esporte e colocaram nas páginas policiais.

Do outro lado esta Leandro Oliveira dos Santos, Guarda Municipal e árbitro da FERJ nos últimos 14 anos de forma totalmente desconhecido, mas que de forma corajosa se apresentou de peito aberto para enfrentar o sistema e tentar mudar o cenário atual.

Os árbitros do Rio de Janeiro com direito a voto têm nesta quinta-feira a oportunidade de mudar esta situação, de mostrar que não são marionetes nas mãos de inescrupulosos dirigentes que os usam como bucha de canhão e massa de manobra para conseguirem seus objetivos. Hora de mostrar que não são bois cercados em currais e de arrebentarem a cerca que os circundam. Hora de mostrarem que coronelismo e voto de cabresto não será mais aceito e de que tem opinião e direito de escolherem a melhor opção assim como suas consciências mandarem!

Espero que o associado não aceite pressão, pois o voto será secreto, o que garante sua escolha conforme sua real preferencia e seja ele na Chapa 1 ou na chapa 2, que seja realmente livre de pressão, de forma consciente, com convicção e que o resultado das urnas seja respeitado seja ele qual for!

Um comentário:

Anônimo disse...

Preciso em tudo, não precisamos conhecer necessariamente um ou outro, mas seus aliados políticos já diz quem são. Existe a certeza da continuação do abuso na chapa 1 e a dúvida disso na chapa 2.