Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de dezembro de 2019


Entrevista com candidatos nas eleições do SAFESP
Canadinho diz que vai resgatar a credibilidade da entidade e que abrirá mão da verba de representatividade durante mandato
Canadinho em Itú durante pré-temporada dos árbitros

Na última sexta-feira (6), o Blog do Marçal enviou mensagem via whatsapp aos candidatos a presidência do SAFESP (Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo) pedindo entrevista e enviou em anexo oito perguntas - cinco iguais para os três concorrentes e três individuais, pedindo também que os mesmos, caso concordassem, enviasse até a meia noite do dia anterior que sua entrevista fosse postada seguindo a ordem de inscrição nas chapas.

Esta terça-feira (10) foi escolhida como o dia de ser postada a primeira entrevista, que pela ordem será do candidato Renato Aparecido Fazanaro Canadinho.

Veja abaixo a entrevista na integra.

1. O que levou você a ser candidato e porque o associado deve optar por sua chapa?

Renato Canadinho: Decidi ser candidato porque acredito que na vida tudo é um ciclo. Fui árbitro, analista de campo, dirigente por alguns anos e acredito que chegou a vez de lutar pela categoria e por isso, resolvi formar uma chapa para resgatar a credibilidade da entidade, que perdeu sua identidade nos últimos anos vivendo hoje as moscas.

Somos os melhores em campo e seremos os melhores também enquanto entidade de classe. Creio que os associados devem optar por nossa chapa e pelas propostas apresentadas porque aqui é o coletivo, por termos transparência, ética e mostrarmos desde o início nossas intenções e objetivos, inclusive não buscando meios de burlar regulamentos, estatuto e sobretudo o regimento eleitoral.

O associado precisa ter a certeza da representatividade e isso só nós somos!

2. Quais os 5 primeiros atos mais importantes que implantará na sua futura administração se eleito for?

Renato Canadinho: PRIMEIRO ATO será uma auditoria independente das contas do sindicato, apresentar em assembleia e buscar eventuais responsáveis por esse caos financeiro da entidade. Por este motivo mantive Carlos Pianosqui como Diretor Financeiro, ele será um dos responsáveis em esclarecer eventuais dúvidas, porém reforço que as contas foram aprovadas em assembleia e pelos associados, além do Conselho Fiscal.

Faremos reforma estatutária readequando-o a nova legislação, inclusive com apenas uma reeleição. Isso inclui um único Regimento Eleitoral e Código de Ética, pois precisamos ter o que hoje a legislação federal permite.

Vamos buscar parceiros da iniciativa pública/privada e do desporto para criar trabalho aos nossos associados, gerando renda a eles e receita a nossa entidade para recuperação da saúde financeira. Vamos implantar uma gestão administrativa e moderna atendendo as leis de acesso a informação dando transparência dos documentos e atos da entidade. 

Diminuiremos despesas imediatas,  readequando os gastos para o atual momento da entidade e o mais importante, trazer o árbitro para sua "casa" com iniciativas sociais e fazê-lo ser ouvido.

O Safesp será a verdadeira "casa do árbitro".
Canadinho reunidos com árbitros da Associação que dirigia

3. Quais iniciativas concretas serão feitas em prol da categoria no que tange direitos adquiridos, principalmente junto às entidades do desporto?

Renato Canadinho: A Federação Paulista e CBF não devem ser a fonte de receita da entidade, devem ser parceiras. Precisamos de reajuste das taxas de arbitragem, reconhecimento da escola, direito e participação das publicidades de uniformes, direito de arena, participação ativa nas decisões em que envolvem nossos associados. Mas elas serão parceiras sim, é hipócrita quem falar que o Sindicato ou qualquer entidade não precise de um parceiro forte que lhe traga recursos para ser revertido para os associados o nosso bem maior.

4. Em prol da recuperação financeira da entidade, quais iniciativas imediatas serão tomadas? O presidente abre mão da verba de representatividade?

Renato Canadinho: Temos que fechar todas as "torneiras" e já de ante mão comunico que abro mão da minha verba de representatividade durante meu mandato e que não terei nenhum cargo junto as entidades do desporto.

Funcionários terão que se readequar com atual realidade economia da entidade e faremos cortes de contratos e convênios desnecessários.

Vamos conversar com os atuais clientes, rever valores e principalmente reajustar as taxas dos  árbitros, assistentes e representantes  no qual estão a mais de 5 anos sem qualquer tipo de reajuste.

5. Como pretende manter relação com a FPF (Federação Paulista de Futebol) e como pretende resolver a questão sobre o acordo de colaboração entre o sindicato e a federação?

Renato Canadinho: O acordo com a FPF é da atual gestão e não tenho conhecimento dele por completo, mas acordo bom é quando é cumprido e justo para ambas as partes. Quando firmado o ex-presidente Arthur Alves Junior trabalhava na FPF, eu sou o único que não terei vinculo com a federação quer seja PROFISSIONAL ou AMADOR e quando sentar para qualquer conversa será de entidade para entidade... olho no olho e sem interesses pessoais.

Acredito que devemos caminhar juntos, mas o árbitro prestador de serviços a FPF não é único em nossa entidade, todos terão voz. Se eleito formos teremos que conversar com todas as entidades. Não estaremos fechados as boas iniciativas e parcerias, mas aqui as decisões serão conjuntas e sempre visando o melhor para a CLASSE que é a maior interessada.

6. Dizem que sua chapa tem apoio e  indicações do ex presidente Arthur Alves Júnior e que seria uma espécie de continuação da atual gestão. O q há de verdade nestas informações?

Renato Canadinho: Vamos lá! Tenho um grande respeito pelo  Arthur Alves Júnior. Tenho nome e sobrenome, minhas células são diferente e não devo favor a ninguém, mas  é uma leviandade tal afirmação, ainda mais porque quem faz era frequentador das "festas" e alguns até da casa dele, mas não me compete entrar neste mérito, compete falar da minha chapa. Busquei amigos de ontem e do hoje, da minha confiança, não fiz o "clube do bolinha", sou atacado, pois, uns são simples e limitados, eu também sou.

Li recentemente uma nota de um advogado falando de sua carreira, mas o gostoso é a democracia, a discussão pelo bem comum, nossa chapa se completa. Apontam o Pianosqui, mas todas as chapas tem pessoas que são ou eram próximas ao Arthur Alves Junior,  porquê não falarem por exemplo do Benedito (Benê) e Tio Nei na Chapa 3 ou do Fabrício na Chapa 2. Isso é ataque covarde de campanha.
nossa chapa veio e surpreendeu a todos.

Não tenho compromisso com Arthur ou quem quer que seja, sou eu o responsável pelos meus atos e minha diretoria será pelas do Safesp.
Canadinho enquanto árbitro FPF/CBF

7. O que levou a integrar na sua chapa o tesoureiro das duas últimas gestões tão contestadas e cheia de denúncias?

Renato Canadinho: Reforço que tudo era assinado pelos dois, que o conselho fiscal aprovou as contas, bem como a Assembleia, portanto não tem nada que desabone o Pianosqui, inclusive ele foi arbitro assistente de notoriedade, delegado, membro de Comissão de Arbitragem e hoje é analista da FPF e CBF. Ele também é aposentado e tem uma vida ímpar na sociedade.

As denúncias não chegaram de forma oficial até onde sei e isso deveria ser perguntado ao Departamento Jurídico das duas gestões anteriores até porque falam que existe irregularidades, mas nunca chegou de forma oficial.


8. Se vencer a eleição se compromete a fazer auditoria externa nas duas últimas gestões e como reagirá se aparecer algo incriminatório contra seu tesoureiro?

Renato Canadinho: Já afirmei que farei auditoria e o que aparecer contra quem quer que seja será responsabilizado nas esferas competentes e responderá não a mim e sim a quem compete.

Caso sejamos eleito o cargo dele será eletivo, temos que respeitar também a todos, estão só mostrando o ruim, mas precisam mostrar o lado bom também.

Não fico em cima do muro e estatutariamente a decisão final e assinatura serão sempre minhas. JAMAIS IREI ASSINAR ALGO QUE NÃO ESTIVER TRANSPARENTE e com o propósito do nosso bem maior, o ASSOCIADO.

Livre. Deixe uma mensagem aos associados.

Renato Canadinho: Peço que venham votar! O Safesp é grande e merece assim ser tratado.
Conversem apenas com sua consciência, analise quem desde o início vem mostrando plano de governabilidade para todos e possível de fazer com números e dados e que mostrou coragem e Independência.

Contamos com todos!

Na próxima sexta-feira (13) será a vez do candidato Aurélio Sant'Anna responder as perguntas.

Nenhum comentário: