Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Ligações perigosas

Saiba como agiu Daniel Destro nos bastidores da eleição e como se tornou a 'eminencia parda' da atual administração do SAFESP


Diretoria do Safesp com Daniel Destro ao fundo - Crédito: Art Marçal - Fotos: Safesp

Como todos sabem, em janeiro deste ano ocorreu a posse da nova diretoria do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (SAFESP). Todos também sabem como a campanha foi suja com ataques entre os candidatos, com várias intervenções judiciais, que chegou a paralisar o pleito por cerca de oito meses, e o envio de diversos Fakes News através de perfis falsos no facebook e no whatsapp. 

O mais conhecido deles foi o perfil Arthuro Alvares (alusão a Arthur Alves Junior) que veiculou diversas notícias falsas que, segundo informações, supostamente seria administrado pelo ex-árbitro Daniel Destro do Carmo, mentor e principal apoiador de campanha da atual gestão. Como mostra a imagem abaixo, em seu perfil, mesmo não participando oficialmente da campanha, Daniel Destro informa gerenciar o perfil ‘Safesp é dos árbitros’ no facebook, página oficial da campanha do candidato eleito Aurélio Sant’Anna Martins.
Pagina de Destro no facebook informando ser gerenciador do 'Safesp é dos árbitros'

Fake News do perfil falso Arturo Alvares enviado aos árbitros

Daniel Destro supostamente teria também enviado SMS para associados do Safesp antes da eleição pedindo que procurassem o sindicato e regularizassem a situação para estarem aptos a votarem. O número usado para enviar os SMS foi o 119xx20xx03 cuja foto de perfil é a do ex-árbitro (foto abaixo) e que consta como contato principal em documentos de uma de suas empresas que falarei mais abaixo.

Em conversas com o Blog, Destro disse que não tinha nenhum interesse particular na eleição do Safesp, que não era contra alguém por razões pessoais, mas sim por uma gestão transparente, correta, honeste e em prol da arbitragem. O ex-árbitro disse ainda desejar que a pilantragem fosse removida do sindicato e que os esquemas acabassem.

Pelo que mostra este post, não é bem isso que vem ocorrendo na atual administração.

Bonitas palavras, mas o Blog descobriu que as coisas não eram bem assim como dizia o ex-árbitro. Primeiro procurei Arthur Alves Junior, então presidente do sindicato dos árbitros para que comentasse as declarações. Segundo Arthur, quando era membro da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, Daniel Destro não só apoiava com entusiasmo sua gestão no Sindicato como visitava com frequência sendo um dos principais defensores e colaboradores. Arthur ainda disse que Destro tentou vender um programa de Scout (programa para monitorar performance dos árbitros), que tinha desenvolvido para a FPF, mas foi rejeitado e tentou então repassar para o sindicato que também não quis comprar. Lembra o dirigente que na época o ex-árbitro aceitou a negativa na compra de seu programa com normalidade, mas se rebelou de vez virando ferrenho opositor quando o dirigente deixou a FPF.

Procurei também os motivos que teriam levado Daniel Destro a se dedicar tanto, muitas vezes não de forma nobre, para que a chapa de Aurélio saísse vencedora no pleito e descobri que diferentemente do que afirmou, o ex-árbitro tinha motivos sim, mesmo que tenha tentado esconder.

Como descrito no rodapé, o site oficial do Safesp é gerido pela empresa Disrup.it que tem como proprietário Daniel Destro do Carmo como mostra as imagens abaixo.
Rodapé do site do Safesp

Registro da empresa que administra o site do Safesp em nome de Daniel Destro

Informa também que o site foi desenvolvido, se bem que a pagina já existia e só foi maquiada, gratuitamente. Mas comenta se nos bastidores que Daniel Destro é muito mais que um simples colaborador que trabalha de graça e que teria muita influência junto a diretoria chegando ao ponto de supostamente participar de reuniões e firmar compromissos em nome da entidade como a campanha de ‘doação de sangue’ e ‘chuteira para todos’ em parceria com o Museu do Futebol.

O Blog apurou ainda que Daniel Destro possui situações em aberto e mal explicadas que vão desde o registro da pagina da empresa Disrup na Itália como um processo em que aparece como requerido na 2ª Vara da Infância e Juventude de Catanduva e agora como provável editor das 'notas de repudio' do site do Safesp que tem dado muita repercussão negativa gerando desentendimento desnecessárias com jornalistas.


Ação respondida pelo ex-árbitro na justiça de Catanduva

Tive acesso a ampla documentação que liga o ex-árbitro á entidade como o contrato de 'maquiagem' da página oficial do Sindicato e e-mails onde Daniel Destro, mesmo sem nenhuma função oficial é o responsável por assuntos referentes ao site e recebe propostas de possíveis fornecedores.


Contrato entre o ex-árbitro e o Safesp referente ao site

Email onde Daniel Destro recebe propostas como representante do Safesp 

A atual diretoria do Safesp tem como lema de campanha a ética e a transparência nos seus atos, deve explicações urgentes, não a este Blog, mas aos associados da real situação de Daniel Destro do Carmo junto a entidade e qual função ele exerce nesta diretoria.

O que eles disseram

Contatado, o presidente do Safesp, Aurélio Sant’Anna Martins, não respondeu a mensagem do Blog como tem feito desde o início da campanha. Já Daniel Destro não retornou as mensagens até o fechamento deste post.

Nenhum comentário: