Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Árbitros do Rio de Janeiro preparam ação contra Rede Record e ESPN Brasil

Os assistentes CBF do Rio de Janeiro, Rodrigo Pereira Jóia e Rodrigo Fernando Henrique Corrêa, convocaram os demais árbitros do quadro da CBF daquele Estado, com exceção dos assistentes Marçal Rodrigues Mendes, Vinícius da Vitória e do árbitro André Paes Ramos, para reuniões com o advogado da Anaf Giulliano Bozzano no intuito de moverem ação contra a Record de Televisão e a ESPN Brasil. Segundo uma fonte, a solicitação para que os assistentes organizassem os demais para a ação contra as emissoras teria vindo de um importante dirigente da arbitragem denunciado nas duas reportagens.

No episódio, a ANAF prestou apoio de forma superficial mantendo se a distância, lembrando que na sua eleição, nenhum arbitro do Rio de Janeiro compareceu para votar seguindo orientação de Jorge Rabello. Mesmo não participando diretamente, seu diretor jurídico, Giulliano Bozzano, representará os árbitros de forma particular atuando pelo seu escritório que fica localizado no centro do Rio de Janeiro.

Na Assembléia convocada pela Ferj ocorrida em 3 de setembro com os árbitros e assitentes do quadro da Ferj, foi passado que os processos contra as emissoras partiria da Ferj e do Saperj, porém, as sucessivas derrotas e a perda de força no Judiciário forçaram a mudança na estratégia repassando aos árbitros esta incumbência.

Cabe lembrar que Jorge Fernando Rabello indicou Rodrigo Pereira Jóia para o quadro da Fifa. Nossa fonte revelou que o dirigente pensa na possibilidade de fazer uma nova troca de escudo e seria para breve, sairia Dibert Pedrosa e entraria Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa.

No e-mail enviado (cópia em nosso poder), é sugerida duas ações, uma para cada emissora e ficou decidido que seria ações individuais para que cada um fornecesse subsídios para o outro. Também foi alertado que apesar de as ações serem idênticas, o resultado final pode ser diferente conforme entendimento de cada juiz.

Os honorários advocatícios é uma preocupação no grupo, eles ficariam em cerca de dois mil reais e mais 20% do montante indenizatório em caso de vitória para cada árbitro. Foi mencionado a possibilidade da ação ser ajuizada no juizado especial civil o que livraria todos de pagarem as custas do processo em caso de derrota.

Por ultimo, o e-mail ressalta também que ninguém é obrigado a entrar com a ação e muito menos contratar os serviços do Dr. Giulliano. Segundo o documento a intenção é apenas munir a todos de informações para que cada um tome a própria decisão e conclui que a idéia de utilizar o advogado da Anaf veio pela expertise que ele tem em várias causas envolvendo a arbitragem.

Obs. Fotomontagem meramente ilustrativa

Frase: “A justiça pode caminhar sozinha; a injustiça precisa sempre de muletas, de argumentos”. (Nicolae Iorga)

Nenhum comentário: