Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Prefeitura do Rio suspende projeto de doação de terreno para CT de Arbitragem idealizado por Gutemberg Fonseca


Como é de conhecimento de todos que acompanha este Blog, o árbitro Fifa do Rio de Janeiro Gutemberg de Paula Fonseca está processando o apitonacional (Processo No 0024869-94.2011.8.19.0209) por dano moral, material e pedindo indenização e liminarmente a retirada do site do ar.

Clique na imagem para ampliá-la
Segundo consta no processo, o árbitro alega que o site produziu matéria difamando e atrelando sua promoção a Fifa ao CT fantasma que seria construído em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Ocorre que na ocasião, apenas reproduzimos uma matéria da coluna de Prima do jornal lance.net que foi devidamente anexada ao processo.
Em julho de 2010 circulou na imprensa a noticia que a partir de 2011, o Rio de Janeiro contaria com um centro de treinamento exclusivo para árbitros e assistentes. O projeto que segundo seu advogado nos relatou mais tarde, seria do próprio Gutemberg Fonseca, já estaria em andamento.

Segundo as noticias, Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj), teria se reunido com o prefeito Eduardo Paes para acertar os detalhes para a cessão do terreno, de cerca de 39 mil metros quadrados, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, para a construção do Centro de Excelência e Treinamento de Árbitros (Ceta). Segundo Jorge Rabello, presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol do Rio (Coaf-RJ), o projeto seria pioneiro.

- No Brasil, certamente é o primeiro. No mundo, não posso dizer com certeza. Mas pelo que acompanho de Uefa e Fifa, nunca ouvi falar de um CT exclusivo para os árbitros. Isso é o futuro. Acredito que o trabalho com a arbitragem será dividido em antes e depois desse projeto - disse Rabello na ocasião.

Em meados de 2011, a coluna de Prima do jornal lance.net publicou uma matéria onde árbitros atrelavam a promoção do árbitro Gutemberg Fonseca ao projeto do CT. Segundo publicou o jornal, o vereador Fernando Moraes foi o principal articulador para a cessão publica do terreno, vale frisar que Gutemberg Fonseca é assessor parlamentar deste vereador e que admitiu em contato com o apitonacional que tem orgulho em ser o autor do projeto. Em julho deste ano, foi postado e depois retirado no Youtube um vídeo editado onde trazia trechos de uma conversa do árbitro Gutemberg Fonseca com comentários sobre a arbitragem. Na ocasião, recebemos o vídeo e primeiramente consultamos o arbitro que através de seu advogado disse: “O título do vídeo postado no site youtube, preconiza que o senhor Gutemberg é ator do fatídico pedido de terreno para um CT para os árbitros de futebol do RJ, “Fantasma”, como se tal não existisse ou fosse uma invenção por parte do senhor Gutemberg de Paula. Ao contrário do que querem fazer entender através dessas ilações, tal solicitação da qual o senhor Gutemberg com muito orgulho foi o autor, existe sim, e conforme verifica-se numa simples pesquisa junto ao site oficial da prefeitura do Rio de Janeiro, através do processo administrativo de n° 04/551.834/2009, a mesma encontra-se em trâmite. Outros mais mefistofélicos, sustentam ainda que a ascensão profissional do Senhor Gutemberg aos quadros da FIFA se deu por uma suposta promessa de conquista do referido espaço para construção do C.T.”.

Coincidência ou não, no dia 03/03/2011 a coluna De Prima do Jornal lance.net publicou: “CT da Arbitragem não tem terreno no Rio - O CT da Arbitragem no Rio empacou. A cessão do terreno para o CT, anunciada há oito meses, ainda tramita na Prefeitura. Ao descobrir o problema o presidente da Ferj, Rubens Lopes, ficou irritado. Coincidência ou não, Gutemberg de Paula Fonseca, árbitro do quadro da Fifa e chefe de gabinete do vereador "padrinho" do projeto, completou um mês sem ser escalado no Estadual do Rio”.

O tempo é o senhor da razão!


A frase acima vem a calhar para este momento. A doação do terreno da Prefeitura do Rio onde seria construído CT de Arbitragem carioca ficou definitivamente complicada. Há cerca de uma semana, a Prefeitura suspendeu a tramitação do projeto de doação da área. Segundo consta, a Fifa já sabia de antemão do ocorrido e definiu São Paulo como o centro dos árbitros da Copa de 2014. Também corre a informação no meio que o escudo Fifa do Gutemberg Fonseca deverá trocar de peito em 2012.

O apitonacional reproduz as noticias da arbitragem e às vezes elas não agradam a todos, conseqüentemente, mesmo tendo o espaço aberto para se defenderem, procuram a justiça como se fossemos os causadores de todos os seus males. Mais uma vez reafirmo que não tenho rabo preso com ninguém e continuarei postando aqui, salvo decisão em contrario da justiça, as informações queira ela agrade ou não a arbitragem. Isso é ponto e, ponto final.

Obs: Como é minha conduta, entrei em contato via e-mail com o árbitro Gutemberg Fonseca abrindo espaço para ele se pronunciar sobre a matéria se assim quisesse. Até o fechamento da matéria, não recebemos um retorno, mesmo assim, o espaço esta aberto.

Frase: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. (João 8:32)

Um comentário:

Anônimo disse...

Virou moda processar! Até quando se diz a verdade querem nos processar. Mas tá aí o resultado! Tudo o que foi dito pelo AN está confirmado publicamente. Tenho a certeza de que todos os processos contra o AN ou o Responsável pelo site serão julgados improcedentes. A luta pelo bem continua.