Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Após erros em Clássico Paulista, Comissão de Arbitragem da CBF usa assistente como Bode Expiatório para diminuir reclamações dos clubes

A Comissão de Arbitragem da CBF não suportou as criticas tanto da imprensa como do Corinthians e afastou o assistente Emerson Augusto de Carvalho por pelo menos um mês das escalas.

O assistente FIFA pré-selecionado para a Copa de 2014, Emerson Augusto de Carvalho, que foi infeliz validando de forma equivocada o segundo gol do time da baixada santista no clássico de domingo contra o Corinthians, marcado em impedimento pelo atacante André, ficará afastado por pelo menos três semanas, segundo afirmou o vice-presidente da Conaf, Manoel Serapião Filho.

Desta vez, Sérgio Corrêa, o poderoso chefão do apito brasileiro não apareceu para defender a arbitragem como fez na semana passada em uma entrevista para o UOL. Corrêa incumbiu seu vice, Manoel Serapião à difícil missão de cortar e servir a cabeça do assistente em um prato para acalmar os ânimos e diminuir as reclamações contra a arbitragem. Atitude semelhante foi tomada na semana passada quando também foram afastados o árbitro Claudio Francisco Lima e Silva e os assistentes Cleriston Clay e Ivaney Alves de Lima, todos de Sergipe.

"Não podemos esconder o óbvio. A comissão tem que reconhecer que houve erro, sim. As reclamações procedem, a arbitragem também não foi das melhores e houve a falha nos três lances consecutivos", confessou o ex-árbitro, em entrevista para a "Rádio Globo". "A confederação pode apenas pedir desculpa à agremiação prejudicada", disse Serapião anunciando a punição ao assistente.

Embora Serapião tenha constatado o erro, o vice-presidente preferiu elogiar a "personalidade" no lance - mesmo que errando - de Emerson Augusto de Carvalho, com quem segundo ele disse, já conversou após a partida da Vila Belmiro. Segundo o dirigente, a decisão por tirá-lo das próximas partidas se deu para, além de reciclar o assistente, fazer com que ele saia de cena após as reclamações.

"Falamos no sentido de orientá-lo. Vamos passar um trabalho para que ele se aperfeiçoe. O último lance foi erro de posicionamento. É um assistente que tem um saldo positivo. Vamos ministrar algumas orientações para que ele volte com mais confiança", completou. "Não vamos estabelecer tempo (para o retorno), mas certamente não será inferior a três ou quatro semanas. Temos que ver o trabalho, analisar, ter um retorno da nossa psicóloga para saber se ele está confiante para voltar", encerrou.

Na verdade, a comissão esta usando os mesmos artifícios dos clubes para se eximir das responsabilidades, esta jogando pra galera e usando o assistente como bode expiatório para acalmar os ânimos e as reclamações dos clubes. Essa decisão não mudará em nada a maneira do assistente trabalhar. Reciclar o que se o assistente ficou a ultima semana a disposição da CBF ouvindo as teorias de pessoas com capacidade duvidosa e talvez isso tenha influenciado de forma negativa nas decisões do assistente na Vila Belmiro.


Venho dizendo a algum tempo que a CONAF esta doente assim como seu chefe, hoje tem um bando com um comandante moribundo, que reunidos em uma sala da CBF perdeu completamente o rumo e vem tomando decisões equivocadas. Que o assistente errou e que mereça uma punição, não tenho duvidas disso, mas questiono porque todos não são tratados de forma igual, porque uns erram a ponto de interferir no resultado final de um campeonato como fez o goiano Wilton Pereira Sampaio e continua apitando como se nada tivesse ocorrido, como fez o também goiano Eduardo Tomaz de Aquino Valadão que anulou um gol legitimo do Criciúma contra o ASA por ter achado que a bola teria entrado por fora, como fez o gaúcho Fabrício Neves Corrêa que marcou uma penalidade para o Cruzeiro contra o Palmeiras onde o atacante Montillo estava pelo menos dois metros fora da área, distancia bem superior aos milímetros como disse o chefão do apito Brasileiro em entrevista para o UOL na semana passada. Esses erros, foram bem mais graves do que o cometido pelo assistente e ninguém foi punido. Porque será?

Se forem punir ao pé da letra os apitadores pelos erros cometidos rodada a rodada, dentro de três semanas, não teremos mais árbitros para apitar no campeonato. E quem punira o barão do apito e seus amigos amestrados que ficam confortavelmente sentados em uma sala com ar condicionado na sede da CBF ganhando cerca de 50 mil reais por mês enquanto os árbitros são jogados aos leões sem o direito de errar para não serem execrados em praça publica. Principalmente os que não são apadrinhados.

Frase: "Os nobres e os reis dependem do apoio dos humildes". (Textos Taoístas)

Nenhum comentário: