Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Alguém tem visto árbitro paraibano apitando nas diversas divisões do futebol brasileiro? não né! Pois é, o estado está fora do mapa da arbitragem brasileira, só Pablo Alves, o cigano do apito, tem saído em algumas escalas e muito pouco é verdade, mas algumas mas linguás dizem que só é escalado por ser filho de Paulo Jorge Alves, membro da CA-CBF. No resto ninguém trabalha, entretanto, este post tentara elucidar o porquê e irá revelar o que levou a arbitragem Paraibana ao descrédito atual.
Má fama!
Não é de hoje que os árbitros paraibanos tem má fama, fama que levou aos outros estados não querer mais os apitadores de lá, o que já é uma dificuldade. Fora esta fama, a vitória de Amadeu Rodrigues nas eleições da Federação paraibana de futebol, fez de Rosilene Gomes uma eminencia parda, levando ao cargo de presidente da comissão José Renato Albuquerque, figura controversa e de passado duvidoso segundo comentários de bastidores. Com isso levou a bancarrota toda e qualquer possibilidade de alguém trabalhar a nível nacional, pois a CBF confiava no trabalho de Miguel Félix, já em Zé Renato, os calafrios não deixam soltar as escalas, vide que em passado não muito distante, não sou eu que estou falando, pois basta consultar os arquivos de jornais, a Paraíba esteve envolvida em diversas suspeitas de manipulação de resultados.

Uma guerra entre os apitadores paraibanos também dificulta, João Bosco Sátiro e Renan Roberto vivem trocando farpas, inclusive com ameaças pelo whatsapp como comprova vários áudios enviados a redação do Apitonacional.

A presença de Pablo Alves no quadro é desconfortável, chamado por alguns de presente de grego deixado pela administração Miguel Felix.


Vou tentar montar esse quebra cabeça e peço a ajuda dos universitários para me corrigirem se errado estiver. Então vou por partes porque o problema é grande e muito grave!

José Renato e o descrédito da Paraíba na CBF
Além de ter um quadro limitado, o fato de José Renato (foto abaixo) estar na presidência da CEAF-PB dificulta a saída dos árbitros locais nas diversas séries do campeonato brasileiro. Tudo pela falta de confiança que a CA-CBF  tem no comandante local. Como a tropa é o espelho do comandante, quem confia?


Outra! José Renato tem muita amizade com alguns árbitros, o mais próximo dele era João Bosco Sátiro, digo era porque segundo informações, hoje a amizade anda abalada. Este mesmo árbitro (JBS) teria sido reprovado em duas provas físicas e teóricas e o presidente foi se preocupar com um novo teste físico para supostamente beneficiar o mesmo em vez de brigar por escalas para o grupo. Ledo engano de todos, José Renato não briga por escalas porque sabe que será em vão, será rechaçado pela CA-CBF.

Ameaças do João Bosco
Após uma discussão sem sentido no grupo de whastapp da CEAF-PB, João Bosco que mandava áudios supostamente alcoolizado, foi excluído do grupo. De forma intempestiva soltou o verbo no grupo do sindicato local (áudios em poder do Blog). Nos áudios, o mesmo faz ameaças à comissão de arbitragem dizendo que não poderia dizer o que sabia por ser muito grave e que pediria uma CPI do apito. Também atacou Renan Roberto, Antônio Umbelino e fez ameaças de morte conforme comprova os áudios em poder do Blog.
João Bosco
De que e de quem João Bosco falava nos áudios? Por que a comissão de arbitragem tem medo dele? Aliás, João Bosco é outra figura controversa, além de não passar nos testes físicos e provas teóricas, o mesmo supostamente teria sido alvo de investigação na corregedoria de arbitragem da CBF na partida Paraná x Boa Esporte, disputada em 2011. O mesmo tem trocado farpas com Renan Roberto para assumir uma "liderança" local, o que causou um racha no grupo que já não era muito unido.
Renan Roberto muda de opinião
Quando Miguel Félix era presidente da CEAF-PB, Renan Roberto (foto abaixo) era maior crítico da suposta banda podre posando de bom samaritano. Segundo informações, Renan mandava recados ao ex-presidente criticando os que seriam as laranjas podres do cesto, no caso, José Renato, Griselildo Souza e João Bosco Sátiro.
Agora com José Renato no poder, Renan passou a ser seu melhor amigo, tanto que o mesmo teria induzido a realização  das escalas da segunda divisão local. 
Esta aproximação desagradou João Bosco, que após a divulgação da escala da final foi a o grupo do sindicato e disparou áudios contra a comissão, inclusive dando a entender que não era a comissão que escalava, no caso Renan, já que até o amigo de Renan, Antônio Umbelino foi colocado casado na final com o próprio Renan. 
Alias, aqui cabe duas ressalvas, uma delas é as suspeitas que não faltaram sobre este sorteio. Outra ressalva é que Renan passou de promessa a esquecido pelo chefe da arbitragem da CBF.
Racha entre Amadeu Rodrigues e Rosilene Gomes
Todo mundo sabe que houve um racha entre o atual presidente e a ex-presidenta. Este racha quase fez José Renato sair da comissão de arbitragem, mas o mesmo foi aconselhado por Rosilene para ficar, pois seria ainda um foco de controle da mesma na atual gestão. Mas este racha entre o atual e a ex pode derrubar José Renato. Segundo apurado por este Blog, os clubes não o querem na presidência, basta ver que no quadrangular final o Botafogo quase pediu arbitragem de fora por suspeitar da escala de Roberto Lima na partida contra o Campinense.
Para quem não sabe, Roberto Lima (foto ao lado) é um árbitro de 52 anos, ele faz parte do quadro das “múmias da paraíba” sobre quem pairou suspeitas, eu disse “suspeitas”. 
Após o incêndio ser apagado na partida seguinte por João Bosco, na época amigo do presidente, inexplicavelmente Roberto Lima voltou a ser escalado no mesmo quadrangular deixando muitos CBFs de fora. Inclusive o cavalo de Tróia Pablo Alves entre outros.
Resumo
Fica a pergunta porque os principais árbitros da atualidade na Paraíba ficaram fora dos jogos decisivos do campeonato local. Vale lembrar que quando o Botafogo quis arbitragem de fora, João Bosco Sátiro liderou um movimento contra o próprio Botafogo e por uma coincidência o mesmo Bosco apita a partida seguinte, fato que causou estranheza, pois o árbitro supostamente não é bem quisto pela equipe reclamante.
Nacional de Patos e jogadores irregulares
Você acha que já viu tudo? Não! A segunda divisão da Paraíba esta sub judicie, o Nacional de patos entrou no STJD porque a federação deixou quase todas as equipes jogarem com jogadores irregulares, exceto o Nacional, Paraíba de Cajazeiras e o Semar. Se este processo der ganho de causa ao Nacional poderá levar a saída do presidente da Federação, Amadeu Rodrigues, em consequência deverá haver mudanças também na arbitragem.
2015 sem nada
Enquanto os outros estados investem em treinamentos, a Paraíba está parada. Segundo relatos de especialistas de arbitragem daquele estado, José Renato não entende de arbitragem e muito menos de treinamentos, com isso não houve trabalho na área, o quadro esta parado, só engordando. Também não se tem noticias de árbitros jovens promissores sendo preparados e o futuro se mostra negro.

Para finalizar este post e colocar mais uma pitada de pimenta no seu feijão, árbitros como Éder Caxias (foto acima) e Clizaldo Luiz Di Pace ficam longe da atualidade, totalmente fora das escalas, ficam navegando numa arbitragem do passado.
Esse post acabou, mas não o dossiê, pois ainda tem a historia dos áudios e dos uniformes de árbitros, talvez os que foram desviados tempos atrás, sendo vendidos na OLX pelo filho de um dirigente local. 
Como podemos ver, em se tratando de arbitragem, na Paraíba as coisas são complicadas. Muito complicadas!
Frase: "Essa crise pode não ser tão grande quanto à gente imagina, mas pode ser maior do que a gente imagina" (Lula).

Nenhum comentário: