Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Morte de Marco Martins deixa inúmeros órfãos, inclusive eu

A selfie tirada em sua casa é a que retrata mais fielmente nossa relação de irmãos

Na manhã do ultimo sábado (17), um infarto fulminante tirou a vida do meu grande amigo e irmão Marco Antônio Martins, aos 57 anos de idade. Ironicamente, Martins tinha feito check-up geral da saúde pouco dias atrás sem apresentar qualquer problema além dos normais para a idade.

Marco sentiu dores no peito, foi socorrido pela esposa, mas no caminho para hospital sofreu infarto e veio a óbito. No hospital ainda tentaram reanima-lo, mas as tentativas foram em vão e assim, deixou a esposa, duas filhas e uma legião de pessoas que o amavam.

Marco deixa a esposa (Rosilene), duas filhas (Barbara e Isadora) e inúmeros órfãos, inclusive eu.

Com ele na feira do mês...
Recebi a infeliz noticia no sábado de manhã, pouco depois de sua morte. Estava no município de Rio Formoso, em Pernambuco e decidimos, eu e Salmo Valentim, também amigo pessoal e de longa data de Martins, viajar para o velório. A logística não foi fácil, pois estávamos do outro lado do país e levamos mais de 24 hs, de voo e conexões, para chegar dez minutos antes do enterro. Praticamente não dormimos e não nos alimentamos, mas conseguimos chegar a tempo de prestar nossa ultima homenagem ao nosso amigo-irmão de tantas caminhadas.

Nos últimos 15 anos tive o privilégio de conviver longos períodos ao lado dele, tanto na vida profissional como na pessoal e pude testemunhar seu lado humano, seu caráter, seu profissionalismo, seu comprometimento e a garra com que enfrentou e venceu todas as dificuldades que a vida apresentou.

Líder exemplar, politico nato, conciliador e hábil negociador, combateu o bom combate, ganhou e perdeu batalhas, mas nunca deixou um soldado para trás. 

No churrasco...

Quem era Marco Antônio Martins

Profissional experiente, principalmente como árbitro assistente, Marco Antônio encerrou a sua carreira nos campos em 2011, depois de atuar por 15 anos no quadro da FCF e por 10 anos no quadro da CBF. Durante a carreira, além de atuar como assistente, foi presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (Sinafesc) e da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF).

Na FCF, assumiu a função de diretor do Departamento de Arbitragem em junho de 2017, cargo que exercia até sua morte. Em 2018 foi eleito vice-presidente da entidade e reeleito em 2022.

Fora da arbitragem era servidor público concursado - técnico-administrativo em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde atuava no Centro de Desportos (CDS). Na UFSC iniciou sua trajetória na Prefeitura Universitária, atuou também como secretário e coordenador administrativo no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e foi diretor administrativo da Secretaria de Esportes.

e com a esposa Rose

Velório

As 18hs do sábado (17) teve início o velório no Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis, onde foi sepultado as 11 horas do domingo (18), no jazigo da família.

O velório e sepultamento foi triste, mas emocionante pela pessoa que foi e pelo legado deixado por Martins. Centenas de pessoas compareceram ao velório e ao enterro. Além de parentes, amigos e toda arbitragem local, auditores do TJD/SC, dirigentes da FCF liderados pelo presidente Rubens Angelotti, vários dirigentes e amigos de outros estados estiveram presente. Entre eles Sérgio Corrêa, ex-presidente da comissão nacional de arbitragem da CBF, Salmo Valentim, ex-árbitro e atual presidente da ANAF (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol), Giulliano Bozzano, ex-árbitro aspirante FIFA e atual membro da CNA-CBF, Rafael Bozzano, sub-procurador do STJD, Márcio Coruja, ex-árbitro CBF do RS entre outros.

Eu, que também estive no velório, particularmente perdi não só um amigo, mas um irmão que estava comigo nas horas boas, mas que nunca me abandonou nas ruins e em muitas vezes delas confesso, chateado e bravo comigo.

Tomando café da manhã com elas - Isadora, Rose e Bahhh

Mesma a perda sendo dolorosa, o que fica são os momentos que vivi intensamente ao lado de Marco Martins que muitas vezes foi sim meu provedor, meu conselheiro, que me deu a honra e a confiança para conviver em seu lar com sua linda família, mas ao mesmo tempo me cobrava o tempo todo boas atitudes e bons exemplos como alias, todo bom amigo deve fazer.

Enlutado deixo meu pesar por esta morte precoce à esposa, minha amiga Rose, e a suas duas lindas filhas, Barbara e Isadora, que ele tanto amava.  

Descanse em paz meu irmão.

Nenhum comentário: