Pesquisar este blog

sábado, 8 de novembro de 2025

Sindicato de árbitros colocado à venda

'Ótima oportunidade': diz anuncio de venda na porta de entrada sede do sindicato 

A CBF – Confederação Brasileira de Futebol -, vem atuando forte na tentativa de modernizar e moralizar o futebol e seus agregados. Na arbitragem, a entidade praticamente exigiu a fusão entre as duas entidades que deveriam representar os árbitros, mas que na pratica cada uma estaria mais preocupada nos interesses de seus dirigentes, como em uma possivel verba destinada pela CBF ou em um suposto 'mensalinho' aos dirigentes, pratica que segundo informações de bastidores, era muito frequente em gestões nanteriores a Ednaldo Rodrigues. A briga tambem envolve poder politico e a indicação ou repasse desse direito para a CBF indicar membros para o STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportivoa. 

'Foi um pedido, uma missão dada a mim, no português claro foi praticamente uma exigencia do presidente Samir Xaud para que trabalhasse na fusão das entidades, pois trabalhar com as duas é praticamente inviavel' - disse ao Blog uma das pessoas que serve como ponte entre os dirigentes sindicais que até a queda do ex-presidente Ednaldo Rodrigues, se odiavam e trocavam farpas e ofensas nos bastidores.

Uma delas, a ANAF – Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, fundada em outubro de 1997, atualmente sem associados para representar e praticamente sucateada, com dividas milionárias. Estima se que só com seu presidente, um mecenas nordestino que há décadas preside um sindicato de cortadores de cana, a divida ultrapasse os 500 mil reais.

A outra, a ABRAFUT - Associação de Árbitros de Futebol do Brasil - não tem o que falar, pois a entidade foi fundada sob as benções da CBF, supostamente a pedido do então presidente Ednaldo Rodrigues, para dividir a classe e enfraquecer a ANAF com quem cortou relações e a ajuda financeira que era a ela destinada à decadas.

Inimigos, inimigos, interesses à parte - Crédito: CBF

Enquanto a CBF busca a modernidade, os sindicatos de árbitros do país, com raríssimas exceções, é o retrato das duas centrais sindicais, ou seja, sem associados, sem eleições ou prestação de contas regulares. Muitos deles não tem sede, não tem atendimento nas redes sociais e praticamente todos estão afundados em dividas.

Retratando fielmente a situação das entidades, o Sinbaf – Sindicato Baianos dos Árbitros de Futebol – foi colocado a venda pelo ex-presidente Raimundo Carneiro, como mostra a foto de capa deste post.

O Blog entrou em contato com Raimundo Carneiro que confirmou ter colocado a entidade a venda, mas que infelizmente não apareceu comprador.

“A sede foi colocada a venda por 80 mil, mas só a divida com IPTU e condomínio ultrapassa os 100 mil reais. A situação é insustentável” – disse o dirigente que aguarda uma ajuda financeira da ANAF, como prometida, segundo o dirigente pelo atual presidente, no ultimo congresso realizado em Recife-PE em 2022.

Carneiro também informou que na ultima quinta feira (6), foi realizado eleição da diretoria e que o ex-árbitro e atual instrutor de arbitragem da Federação Baiana de Futebol, Claudio Aragão, foi eleito presidente e que ele continuara no Sinbaf, agora como Secretario Geral.

O Blog questionou os tramites da eleição que não teve conhecimento, mas o dirigente disse que foi realizado com lisura e que tem toda documentação para comprovar.

Claudio Aragão, durante palestra pela Federação Baiana de Futebol - Crédifo: FBF

Em contato com árbitros e ex-árbitros da Bahia, todos alegaram surpresa com a informação e relataram não saber e não terem participado desta eleição. Além de contatar as fontes, o Blog pesquisou no google e nas redes sociais e não encontrou nenhuma menção sobre esta eleição.

Os árbitros relataram possíveis irregularidades como prática comum nas últimas eleições do SINBAF.

"A última eleição, a desta semana, se realmente ocorreu, foi realizada as portas fechadas e os comentários nos grupos e bastidores que é mais uma eleições cheia de falhas estatutária começando pela forma como foi conduzido o processo das eleições, pois ninguém sabe onde foi publicado o edital de convocação com antecedência mínima de 30 dias do pleito” – disse um árbitro.

O Blog também entrou e contato com o então atual presidente via mensagem WhatsApp, mas não recebeu retorno até a publicação deste post, que será atualizado caso isso ocorra.

Nenhum comentário: