Pesquisar este blog

domingo, 29 de março de 2009

Uma mentira repetida varias vezes pode se tornar uma verdade?

Há um dito popular que diz que uma mentira repetida varias vezes se torna uma verdade, será? É neste dito que aposta um recém criado site de fofocas que se diz porta voz dos árbitros mas que é mais conhecido popularmente como “Fuxico do apito”.

Este site vem sistematicamente e de forma orquestrada atacando a maior autoridade da arbitragem brasileira no momento, Sr. Sérgio Corrêa da Silva. Os ataques começaram logo após sair a lista dos árbitros Fifas indicados pelo Brasil e intensificada com a polêmica da patrocinadora das camisas dos árbitros envolvendo a fabricante Brasileira Penalty e a gigante multinacional Italiana Diadora.

Até então em pesquisa realizada pelo mesmo site e divulgada no dia 15/12/2008 (foto acima texto selecionado) mostra que a atual comissão liderada por Sérgio Corrêa tinha a aprovação de 83% dos árbitros ouvidos e que 17% afirmaram que era ruim ou péssima.

O referido site realizou uma nova pesquisa entre os dias 05/03/ e 16/03/09, surpreendentemente pois neste intervalo não houve nenhum campeonato a nivel nacional, a pesquisa apontou a gestão de Sérgio Corrêa da Silva como um desastre. Segundo o referido site, a pesquisa ouviu árbitros em todo país e 78% deles desaprova o trabalho do atual comandante da arbitragem brasileira.

Falta de critério nas escalas, escândalos pessoais (Olha o fuxico), troca inexplicável de árbitros Fifa (Olha o ciúme e dor de cotovelos), briga com a Anaf sobre uniformes e uma série de motivos fizeram com que os árbitros se posicionasse contra Sérgio Corrêa e o seu trabalho na CBF. A mesma pesquisa aponta ainda a atual gestão da Conaf como a pior dos últimos 15 anos, se esquecendo de comentar sobre as gestões anteriores e que relembro a todos os escândalos para que se tire uma conclusão.

Em 1997, Ivens Mendes, que comandava a Conaf (Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol), foi apanhado em gravações pedindo dinheiro a Alberto Dualib presidente do Corinthians, e Mário Celso Petraglia, então presidente do Atlético-PR e ainda hoje homem-forte do clube.. O vazamento provocou o afastamento de Mendes e a suspensão dos dirigentes, que acabaram por retornar aos respectivos cargos. Nos dois casos, o dinheiro seria utilizado na campanha de Ivens Mendes a Deputado Federal em 1998, por Minas Gerais.

O sucessor de Mendes protagonizou o último escândalo. Armando Marques, teria induzido o ex-árbitro Alfredo Loebeling a mentir no relatório da partida entre Figueirense 1 x 0 Caxias, na última rodada do quadrangular final da Série B de 2001. Na ocasião, a torcida do time catarinense invadiu o campo faltando dois minutos para o término do confronto. Na súmula da partida, o árbitro escreveu, segundo ele pressionado por Marques, que o tempo regulamentar já havia acabado na hora da confusão. Loebeling confessou sua atitude para o STJD. Luiz Zveiter, presidente do órgão, decidiu afastar os dois do futebol por 30 dias. O julgamento, que ocorreu apenas em 2002, absolveu Marques e suspendeu Loebeling, que nunca mais voltou a apitar.

Armando Marques caiu na época da Máfia do Apito, nome dado pela imprensa brasileira a um esquema de manipulação de resultados futebolísticos denunciado pela revista Veja, em Outubro de 2005. Um grupo de investidores havia "negociado" com o árbitro Edílson Pereira de Carvalho (integrante do quadro da FIFA), para garantir resultados em que haviam apostado em sites. Mais tarde se descobriria a relação de outros árbitros no caso, sem que nenhum nome ainda tenha sido formalmente acusado.

Será que com tudo isto que foi relatado acima, pode se considerar esta comissão como a pior de todas? Ou tudo isto nos leva a concluir que esta pesquisa não tem validade e nem credibilidade alguma tanto na favorável como na desfavorável a atual comissão.
Esta pesquisa ouviu os árbitros antes esquecidos do norte-nordeste brasileiro que nunca tiveram chance de apitar jogos da série A do brasileiro e agora competem em igualdade de condições com os demais, inclusive apitando finais de campeonato brasileiro? Ou só ouviram os árbitros que perderam terreno sendo rebaixados por deficiência técnica ou que tiveram os escudos que conseguiram de forma meramente política e pensavam ser vitalício?

A dor de cotovelo dos agourentos de plantão não tem limites, requentam as notícias, as fofocas, inventam pesquisas sem credibilidade e continuam nas mesmices de sempre, o referido site também continua na sua campanha sórdida e é incapaz de esclarecer os fatos com clareza e isenção atacando de forma sistemática pessoas que trabalham a favor de arbitragem e bajulando os agourentos de plantão com matérias puramente exibicionistas, tentando mostrar capacidades em pessoas que são desprovidos de tal competência.

Hoje encerra-se o XXVIII Congresso da Anaf, se os representantes estaduais da arbitragem que lá estiverem presente, tiverem um mínimo de comprometimento com seus associados por eles representados, darão um novo rumo a entidade extirpando estes aventureiros de plantão do comando da entidade que esta a deriva, pois nunca tiveram comprometimento com a classe da arbitragem nacional. Assumiram prometendo o mundo e só deram os fundos!

Frase: Cada lágrima ensina-nos uma verdade (Ugo Fóscolo)

3 comentários:

Anônimo disse...

Esqueceu de lembrar no tempo do Armando Marques as acusações que foram publicadas na mídia (mais de um caso), os dos diplomas (mais de um caso, um de SP e um do RJ). Lembrar que nesta comissão foram afastados 7 juizes mineiros, um amazonense, um do maranhão, um de roraima, todos afastados. Talvez este tipo de comando não sirva para o Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

E as notícas veiculadas na mídia sobre adulteração de idade para entrar na FIFA. Dois deles seriam do estado apoiado pelo site do apito.

Anônimo disse...

Com toda certeza esta pesquisa não ouviu mesmo os árbitros do norte, pois nós vivíamos no esquecimento. Trabalhando pouco ou muito, mas estamos tendo as oportunidades que nunca tivemos. Claro que tudo isso é dor de cotovelo mesmo.