Pesquisar este blog

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Estatuto da Coopaferj institucionaliza o pagamento da anuidade do árbitro

Prezados leitores, no post abaixo, onde foi publicado o estatuto do sindicato dos árbitros de futebol do estado do Rio de Janeiro (Estatuto comprova: Dirigentes possuem poder absoluto no sindicato carioca!), disse que postaria e fiquei devendo o estatuto da cooperativa dos árbitros do mesmo estado. Como promessa é divida, vou tratar de quitar logo essa pendência postando para alegria de muitos e para ira de alguns o estatuto completo.

Como disse anteriormente, após receber vários pedidos de ajuda via e-mail de árbitros do Rio de Janeiro que alegam desconhecer o estatuto do Sindicato e da Cooperativa por não estarem publicados em nenhuma entidade para consulta e, principalmente por ser um documento público que qualquer um deveria ter acesso, publico abaixo o documento para conhecimento de todos.

Algumas observações no Estatuto:

1 - Para a validação da Assembléia Geral de acordo com o art. 25 III - Terá a presença mínima de 10 associados.

O que não ocorreu na assembléia de 2009, quando somente 02 Cooperados estiveram presentes, além do conselho fiscal e do secretário.

2 - A Ata e a firma reconhecida do Presidente Messias José Pereira só foram registrada 03 meses depois, sendo que ela foi lavrada em 30 de Março de 2010, prazo limite da assembléia, tudo teria ocorrido com o objetivo de angariar mais assinaturas.

3 - A lista de Presença dos associados nada tem haver com a votação por vacância para o conselho, a mesma tem o cabeçalho pertinente a outro evento, que nada tem haver com a assembléia ordinária que definiu o conselho administrativo.

Clique aqui e leia o estatuto na íntegra


Ao analisar o documento, podemos notar um arquivo da assembléia geral de 2011, onde cobra-se a anuidade de 150 reais, anuidade nunca cobrada antes, só serviu para institucionalizar o pagamento da taxa de inscrição da FERJ, que antes era feito diretamente com cada árbitro sendo que o valor era de 100 reais. O que prova o aumento na inscrição do árbitro na Ferj, diferentemente do que disseram os dirigentes.

Batalhas pelas informações que deveriam ser de domínio público e facilitada aos árbitros

Com é publico e notório, o assistente Marçal Rodrigues Mendes lidera as ações na justiça contra Jorge Rabello, Ferj, Sindicato e Cooperativa, com sua atuação incansável para reparar os possíveis danos na justiça, tudo tem sido feito pelos seus adversários para prejudicá-lo na busca dos fatos, mesmos os mais relevantes, dificultando e negando o acesso a documentos que por ser sindicalizado e cooperado deveria se facilitado.

Para provar as dificuldades encontradas, abaixo, copias de e-mails enviados para as entidades e para os dirigentes pedindo autorização para exercer o seu direito que lhe é constantemente negado.

Boa leitura a todos e você associado e cooperado, anteveja o tratamento que receberá caso você não seja visto com bons olhos e necessite por algum motivo de algum documento nestas entidades.

E-mails

----- Mensagem encaminhada ----

De: Marçal Rodrigues Mendes

Para: rabello46@************; rabello presidente ; messias COAF

Cc: MARIA Sindicato ; meriendri@***************

Enviadas: Quinta-feira, 17 de Fevereiro de 2011 18:25:35

Assunto: Notificação para fiscalização de contas

Bom dia,

Estive na COOPAFERJ no dia 07 de Fevereiro às 14:00h para realizar o meu trabalho de Coordenador Fiscal da COOPAFERJ e não fui autorizado pelo Sr. Neftali de Moraes a fazer o que é meu dever como coordenador, ou seja fiscalizar as contas e vistar os extratos bancários da COOPAFERJ.

Fiquei cerca de 20 minutos tentando convencê-lo, mas sem sucesso.

Pedi a cópia do estatuto da COOPAFERJ e ele me respondeu que não estava lá, mas em Saquarema, pois a COOPAFERJ está cadastrada naquela Cidade. Após, me foi respondido que ele não poderia entregar nenhum documento sem a autorização do Presidente. Em seguida, o Sr. Leandro Luis Rodrigues, colaborador do SAPERJ e da COOPAFERJ, ligou para o Sr. Willian Marcelo de Souza Nery tendo ele respondido que eu deveria mandar uma correspondência, pedindo autorização e informando o dia e hora para realizar o meu trabalho.

Eu também não sei qual a função do Sr. Willian Marcelo de Souza Nery, mas a decisão foi dele.

Assim, cumprindo a determinação do Sr. Willian Marcelo de Souza Nery, solicito:

1) Cópias dos estatutos da COOPAFERJ e do SAPERJ.

2) Integral acesso aos documentos fiscais da COOPAFERJ sem interferências externas.

OBS: Ratifico que não assinei nenhuma ata de assembléia ordinária e assembléia extraordinária da COOPAFERJ em 2011, bem como qualquer documento desde novembro de 2010.

Sem mais,

Atenciosamente

Marçal Rodrigues Mendes

Tel. (21) 7875******* - 12******* (21) 9745*******

RETIFICAÇÃO

No final do ano passado, após inúmeras ligações do Presidente da Coopaferj para o meu Rádio, e também da funcionária da Coopaferj Sra. Sheila Maria de Jesus, insistindo para que eu comparecesse à sede da Coopaferj a fim de assinar um documento, acabei por comparecer e atender ao chamado. Estive na Cooperativa no dia 15 de Novembro de 2010 às 11:00h (Digo dia 16 de Novembro de 2010) e pedi para que me fosse apresentado o documento a fim de que eu pudesse ter ciência do que se tratava e, para minha surpresa, ninguém me apresentou o documento com o conteúdo, ou seja, nem o Sr.Messias José Pereira, nem a Sra. Sheila Maria de Jesus. Ao contrário, me foi apresentada uma folha contendo apenas as assinaturas de poucos cooperados que, pelo que me lembro são eles:

Apenas para constar que houve um erro material com referência na data de assinatura do "documento", mera folha com nomes e assinaturas, consta dia 15 de Novembro 2010, sendo que foi no dia 16 de Novembro de 2010.

Sem mais,

MARÇAL RODRIGUES MENDES

Coordenador do Conselho Fiscal da COOPAFERJ

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

De: Marçal Rodrigues Mendes

Para: rabello46@*******; rabello presidente ; messias COAF

Cc: felipegomes1979@**********; DA VITÓRIA BANDEIRA ; pathricemaia@************

Enviadas: Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011 22:28:12

Assunto: Documento referente à COOPAFERJ

Prezados Srs.

Presidente da Coopaferj Messias José Pereira

Diretor Administrativo Jorge Fernando Rabello

Venho à presença de V.Sas.a fim de relatar e, após, solicitar providências referentes aos seguintes fatos a seguir narrados:

No final do ano passado, após inúmeras ligações do Presidente da Coopaferj para o meu Rádio, e também da funcionária da Coopaferj Sra. Sheila Maria de Jesus, insistindo para que eu comparecesse à sede da Coopaferj a fim de assinar um documento, acabei por comparecer e atender ao chamado. Estive na Cooperativa no dia 15 de Novembro de 2010 às 11:00h e pedi para que me fosse apresentado o documento a fim de que eu pudesse ter ciência do que se tratava e, para minha surpresa, ninguém me apresentou o documento com o conteúdo, ou seja, nem o Sr.Messias José Pereira, nem a Sra. Sheila Maria de Jesus. Ao contrário, me foi apresentada uma folha contendo apenas as assinaturas de poucos cooperados que, pelo que me lembro são eles:

Felipe Gomes da Silva

Vinicius da Vitória Nascimento

Pathrice Wallace Corrêa Maia

Naquele dia, confiando na idoneidade e credibilidade de V.Sas., acabei por assinar tal "documento" (mera folha com assinaturas de alguns cooperados, mas sem qualquer conteúdo).

Todavia, a fim de evitar dúvidas e problemas relativos ao suposto "documento" assinado, retornei à Coopaferj no dia 19 de Novembro de 2010 às 11:30h e novamente pedi o documento que assinei aos funcionários Sra. Sheila Maria de Jesus e o Sr. Neftali de Moraes e ambos me disseram que se tratava apenas de uma correção para Receita Federal, pois no documento de importação dos aparelhos eletrônicos que seriam usados no campeonato estadual constava errado o nome do Sr. Willian Marcelo de Souza Nery,o que ensejava a assinatura de alguns cooperados para que fosse regularizado tal documento e assim garantisse a regular importação do material.

Neste sentido e, mais uma vez confiando na honradez de V. Sas., mas pretendendo me eximir de maiores responsabilidades e, ao mesmo tempo, a fim de evitar enganos quanto ao conteúdo do documento assinado, afirmo que:

1) Não autorizo a publicação de nenhum documento assinado por mim, a contar de novembro de 2010, sem meu prévio conhecimento e autorização.

2) Manifesto a minha disposição em continuar como Coordenador do Conselho Fiscal até o fim do meu mandato, para o qual fui eleito em 2010, sendo que não assinei qualquer desistência ou renúncia ao cargo, nem mesmo assinei qualquer documento referente à prestação de contas ou balanços referente ao exercício de 2010.

Estes os fatos e os requerimentos, que, espero, sejam recebidos e atendidos.

Marçal Rodrigues Mendes - Coordenador do Conselho Fiscal da COOPAFERJ - 2010/2014.

Em tempo: Encaminho por cópia o presente documento aos cooperados Srs:

Felipe Gomes da Silva

Vinicius da Vitória Nascimento

Pathrice Wallace Corrêa Maia

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

À

Presidência do SAPERJ

Prezados Srs.

Presidente do SAPERJ Sr. Jorge Fernando Rabello

Vice-Presidente do SAPERJ Sr. Messias José Pereira

Não obstante ter conhecimento de que V.Sas. Também são, respectivamente, Presidente e Membro da COAF/RJ, venho, acioná-los como representantes do Sindicato dos Árbitros, que tem por escopo, proteger seus representados, ou seja, os árbitros desta Federação.

Como é de conhecimento de V. Sas., sou árbitro assistente há longa data e não estou sendo aproveitado no campeonato carioca de 2011, ao contrário de assistentes mais novos no quadro profissional A1, mesmo eu tendo condições técnicas, físicas, psicológicas, com o preenchido todos os requisitos necessários para tal e ser um árbitro assistente de nível CBF. Acrescente-se, no que se refere à CBF, com um aproveitamento muito bom na reta final do Campeonato Brasileiro série B 2010, tendo inclusive trabalhado no jogo entre América MG 02 x 00 Sport Recife valendo vaga para a série A de 2011 e com transmissão ao vivo pela TV aberta. Não desmerecendo o campeonato carioca, mas os jogos do campeonato brasileiro exigem muito mais de nós, árbitros, e com isso tenho plena convicção de que poderia ser muito útil à FERJ neste campeonato de 2011.

Segue abaixo as notas obtidas nos jogos em que atuei nos campeonatos da CBF em 2010.

Metropolitano/SC 2 X 0 Iraty/PR RJ - MARÇAL RODRIGUES MENDES 7,50

São Caetano/SP 2 X 0 ASA/AL RJ - MARÇAL RODRIGUES MENDES 8,00

Guaratingueta/SP 1 X 0 Náutico/PE RJ - MARÇAL RODRIGUES MENDES 8,00

Ponte Preta/SP 2 X 2 Vila Nova/GO RJ - MARÇAL RODRIGUES MENDES 8,00

Icasa/CE 2 X 3 América/MG RJ - MARÇAL RODRIGUES MENDES 8,50

América/MG 2 X 1 Sport/PE RJ - MARÇAL RODRIGUES MENDES 8,90

Santo André/SP 1 X 3 Coritiba/PR RJ - MARÇAL RODRIGUES MENDES 8,90

Fato é que, até o presente momento, não entendi o motivo de não ser escalado, sequer incluído nos sorteios. Desde que ingressei na arbitragem fluminense, sempre me desdobrei para ser reconhecido como um bom árbitro assistente, tendo me colocado sempre à disposição da administração, seja da COAF/RJ, seja do SAPERJ, ambos dirigidos por V.Sas., seja da COOPAFERJ, onde os Srs. também têm cargos na administração. Tanto assim o é, que já integrei o Conselho Fiscal do SAPERJ, tendo sido secretário das eleições de 2007 e, ainda hoje, Coordenador do Conselho Fiscal da COOPAFERJ, o que, salvo melhor juízo, demonstra que sempre estive trabalhando junto com os senhores e no interesse da administração da COAF, SAPERJ E COOPAFERJ. Não fosse isto, durante anos, informalmente, prestei vários serviços, o que me fez conhecedor de todo o funcionamento seja da COAF/RJ, seja do SAPERJ, seja da COOPAFERJ.

A título exemplificativo, cito algumas de minhas atuações:

- De 2006 até 2009, fui colaborador administrativo do SAPERJ e COOPAFERJ, realizando atendimento aos associados e colaboradores por telefone e balcão, inclusive serviços bancários, tendo feito diversos serviços particulares ao Presidente do SAPERJ Sr. Jorge Fernando Rabello e ao vice-presidente Sr. Messias José Pereira.

- Nos anos de 2007/2008 efetuei a venda de materiais tais como: Bonés, camisas, chaveiros, shorts, etc., tendo de tudo prestado contas no próprio SAPERJ, conforme recibos próprios, o que rendeu em torno de R$ 4.000,00, ao que me recordo.

- Fui colaborador ativo nas festas de final de ano do SAPERJ em 2007 e 2008.

- Fui o principal responsável pela festa de fim de ano do SAPERJ em 2009, tendo realizado diversas cotações para os vários serviços prestados na festa, tudo com a anuência do Sr. Presidente do SAPERJ Jorge Fernando Rabello e do Vice-Presidente Sr. Messias José Pereira.

Como dito acima, reafirmo que tenho conhecimento da dupla função dos senhores, já que Presidente e Membro da COAF/RJ e SAPERJ, todavia, não posso deixar de reconhecer que os Senhores tinham e têm conhecimento, de que, na qualidade de representantes dos árbitros, já que na Presidência do sindicato, não podem permanecer omissos e inoperantes, numa situação como esta apresentada por mim. Aliás, ao que tenho conhecimento, é esta a função do Sindicato: defender seus associados. Friso que não tenho interesse de ingressar na via judicial, todavia, a arbitragem para mim é um ideal e, não vou deixar de buscar meu direito, depois de investido tantos anos da minha vida. A paixão pela arbitragem me fez abrir mão de muitas coisas, tendo sempre colocado ela em primeiro lugar na minha vida, então, não vou abrir mão de buscar meus direitos. Sei que uma medida judicial poderá enfraquecer não só a COAF/RJ, mas a própria FERJ, que tenta despontar no cenário nacional, além de virar notícia para a mídia, que ao que sei, busca sempre este tipo de matéria, mas, com escusas pela repetição, não vou abrir de lutar para exercer a minha função de árbitro assistente, como o fez diversos colegas que foram colocados à própria sorte pela COAF/RJ, sem que houvesse qualquer intervenção do SAPERJ, enquanto outros árbitros, em situações idênticas, tiveram tratamento tão diferenciado.

Espero que motivações pessoais (que sequer consigo alcançar) não estejam interferindo neste processo de anulação de minha escala, até porque, repito, sempre estive ao lado de V.Sas.

Por fim, conhecedor que sou da atuação dos Srs., espero contar com o bom senso e sobriedade que deve pautar a conduta daquele que se dispõe a servir seus companheiros, que é a finalidade ideal a ser buscada por dirigentes de um sindicato e possa eu, voltar a prestar normalmente meus serviços à COAF/RJ, mantendo-me junto à CBF.

Veja que consta o relatório de vendas dos produtos do SAPERJ, onde Marçal era o responsável e foi tudo contabilizado e aceito sem nada a reclamar pela a Direção (Rabello e Messias)

Segue no anexo a planilha dos árbitros ativos de 2009, que consta o total de 334 árbitros, sendo que na mudança de estatuto do SAPERJ em 2009 havia 202 nomes na ata e na relação constavam 263 nomes, ou seja, TUDO ERRADO.

O email que recebi foi da funcionária do SAPERJ Sheila Maria de Jesus. A lista dos observadores era outra.

Que documento bonito em!!!! rs rs rs rs rs

Atenciosamente

Marçal Rodrigues Mendes

Tel. (21) 7875******* - 12******** (21) 9745**********

Considerações finais:

Obs. Espero que os objetivos de postar estes dois documentos aqui no Blog sejam alcançados com os documentos sendo de serventia para os árbitros do Rio de Janeiro. Para mim, não interessa saber quem tem razão ou não nesta batalha que devera se estender por algum tempo ainda, para isso existe a justiça pela qual ambos os lados já recorreram.

Minha função é prestar as informações e dos dois lados se possível e deixo bem claro aos aqui citados que o espaço esta aberto para quem quiser se manifestar. Terão o mesmo tratamento de todos que nos procuram.

Frase: “Todos nós somos iguais perante a lei, mas não perante aos encarregados de fazê-las cumprir”.

Nenhum comentário: