Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Futuro FIFAs participam de programa de jovens talentos da Conmebol

Os árbitros Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina e Paulo Cesar Zanovelli da Silva, de Minas Gerais, e os assistentes Nailton Junior de Sousa Oliveira, do Ceará e Luanderson Lima dos Santos, da Bahia, foram convidados para participarem do Programa de Jovens Talentos promovido pela Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol).

Também foi convidada a árbitra Michelle Peixoto Safatle, de Goias. As atividades presenciais serão realizadas nos dias 20 e 21 deste mês, em Luque, no Paraguai.

Em março deste ano, Ramon Abatti e Nailton Oliveira foram convidados para participarem de curso semelhante pelo intercâmbio entre a Conmebol e UEFA para árbitros promissores, em Nyon, na Suíça. Devido a não dominarem o idioma inglês, ambos foram substituídos pelo arbitro Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ) e pelos assistentes Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ) e Thiaggo Americano Labes (SC).

Promissores

Ramon Abatti e Paulo Zanovelli fizeram recentemente os testes para árbitros internacionais e devem compor o quadro FIFA na próxima temporada. O catarinense Abatti, 32 nos (18/09/1989), tem sido escalado nas principais partidas da CBF nesta temporada onde teve ótimas atuações e caso ocorra a promoção, será de forma justa e merecida. Ramon, até o presente momento e se a soberba não atrapalhar, é a maior revelação da arbitragem brasileira das duas ultimas decadas.

Em um patamar um pouco abaixo vem Zanovelli, que também vem tendo ótimo desempenho dentro de campo, bem superior à pelo menos a metade dos árbitros que hoje compõe o quadro internacional. Se for promovido também será de forma justa e merecida, mas o mineiro, de 32 anos (08/01/1990), caso não seja indicado ao quadro FIFA na próxima temporada, certamente será em 2024.

Nailton Oliveira e Luanderson Lima durante teste fisico FIFA - Crédito: Facebook

Segundo os bastidores da arbitragem, Luiz Flavio Oliveira, de São Paulo, 45 anos (13/06/1977), FIFA desde 2015 e Rodolpho Toski Marques, do Paraná, 35 anos (05/04/1987), FIFA desde 2017, são os nomes mais prováveis para deixarem o quadro internacional no fim deste ano. O paulista perderia o escudo pela idade um pouco avançada para a função e pelos  problemas físicos apresentado durante as ultimas temporadas. Já o paranaense seria substituido por deficiência técnica. 

Também conta o fato de que ambos foram pouco aproveitados pela conmebol em jogos internacionais.

Entre os assistentes, que também fizeram os testes para o quadro internacional, o cearense Nailton Oliveira, 30 anos (31/12/1991), desponta como favorito tendo em vista que era tido como certa sua promoção no final de 2021. Outro com o escudo FIFA praticamente garantido no peito, se não na próxima temporada, mas certamente em 2023, é Luanderson Lima de 27 anos (17/06/1995). O baiano de Dias D´Avila, tem Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, como padrinho e certamente pelo cargo que ocupa um pedido seu não sera atendido. Fez sua estreia na Série A do Brasileiro nesta temporada e já acumula 25 partidas em competições nacionais. Destas, 14 pela principal divisão do futebol Brasileiro.

Luanderson é um ótimo assistente, é oriundo do projeto DBAF - Divisão de Base de Árbitros de Futebol -, programa social do ex-árbitro Rildo Góes e com padrinho ou sem padrinho e continuando a trajetória, em breve estará no quadro internacional.

Segundo bastidores do apito, devem sair Alessandro Álvaro Rocha de Matos, da Bahia, 46 anos, desses 21 no quadro FIFA e Guilherme Camilo, de Minas Gerais, que caiu em desgraça com Wilson Seneme e provavelmente sentira a mão pesada do sistema.

Nenhum comentário: