Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Os Árbitros das Semifinais do Paulista

Em sorteio realizado na quinta-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol, foram definidos os árbitros para as semifinais do Campeonato Paulista de 2010.

A partida entre São Paulo e Santos, será comandada por Marcelo Rogério, formado na turma de 1998, completará 39 anos em Outubro próximo. Marcelo Rogério estreou na primeira divisão Paulista em 2008 e esta será a oitava partida que apita neste paulistão e a 21ª no total depois de 12 anos de carreira.

Entre os jogos que apitou, esta coincidentemente, a partida entre as duas equipes na primeira fase, na Arena Barueri, que terminou com vitória da equipe santista por 2 a 1.

Em 2009, Marcelo Rogério foi escolhido o terceiro melhor árbitro do Campeonato Paulista, ficando atrás somente de Rodrigo Cintra, o segundo e Wilson Seneme, o primeiro.

Filho de Gustavo Caetano Rogério, uma lenda na arbitragem Paulista, mesmo sem nunca ter apitado uma partida de futebol, senhor Gustavo como é conhecido, tem respeito e prestigio no meio da arbitragem. Gustavo Caetano foi por anos chefe da arbitragem Paulista e é um profundo conhecedor das regras do jogo.

Marcelo sem duvidas é um bom nome para esta partida, há anos busca por esta oportunidade, foi muito prejudicado anteriormente na carreira, possivelmente pelas políticas nos bastidores da FPF e rusgas com o seu progenitor, mesmo assim, sempre manteve a regularidade nos jogos que apitou e finalmente mesmo que tardiamente terá o seu grande dia na arbitragem.

Este blogueiro torce e muito pelo sucesso do Marcelo nesta partida, a sua luta para vencer na arbitragem, o seu grande caráter e a sua grande dignidade o credencia para ser merecedor deste momento único na vida de um árbitro.

Rodrigo Martins Cintra, preste a completar 39 anos apita a outra partida da semi entre Prudente e Santo André, esta será também sua oitava partida na competição. É conhecido da mídia e de boa parte dos torcedores por colecionar desavenças com técnicos e jogadores, a mais celebre delas foi em 2006 quando Vanderlei Luxemburgo então técnico do Santos, em uma partida contra o São Paulo, insinuou que Cintra o estaria “paquerando”, pela insinuação, Vanderlei foi suspenso por 60 dias. Na época, Cintra ameaçou processar o técnico, idéia que foi deixada de lado tempos depois. Outra que chamou a atenção foi em 2008, Edmundo do Vasco denunciou que Cintra debochava dos jogadores vascaínos na partida contra o Cruzeiro.

Cintra é um árbitro sem fronteiras, carioca de nascimento, se formou árbitro em São Paulo, reside em Caçapava, apita pela Federação Paulista e Baiana. Em 2009 teve um ano para esquecer, com a fama crescente de deboche e pouco caso com jogadores, amargou jogos inexpressivos e longe da mídia tanto no paulista como no Brasileiro.

Aparentemente mudado como afirmou Cel. Marinho em entrevista a radia Jovem Pan, tem uma chance de ouro para provar que mudou e merece novas chances. Provavelmente apitará duas partidas no domingo em Prudente, uma será entre as equipes e a outra com o seu próprio ego que prejudicou muito a sua carreira. Cel Marinho deu voto de confiança durante o campeonato, mas como prudência e caldo de galinha não faz mal a ningém, estrategicamente o colocou na longínqua Prudente em um jogo sem expressão e com pouca mídia para que possa passar despercebido.

Este blogueiro também torce pelo sucesso de Rodrigo Cintra, sou testemunha da forte personalidade do árbitro que apesar de atrair confusões, tem grandes qualidades e a principal delas é não ser um árbitro caseiro, não tem medo de apitar uma partida de futebol e nem de cara feia de dirigente, seja em qual campo for.

Frase: "Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder". (Abraham Lincoln).

Nenhum comentário: