Pesquisar este blog

domingo, 3 de outubro de 2010

Parte dos árbitros são profissionais do apito

Toda vez que árbitros são punidos publicamente tem esses tipos de manifestações. Os conceituados colunistas Valdir Bicudo e José Roberto Wright se manifestaram através dos veículos de comunicação aos quais são vinculados. As opiniões são oportunas e pertinentes.

Eu, caminho na contra mão destas opiniões, tenho uma opinião totalmente diferente, porém, não me cabe dizer se estão certos ou errados, esse assunto é muito complexo e duas opiniões diferentes não quer dizer que uma esta certo e que a outra esta errada.

Os colunistas aqui citados, se manifestaram em defesa dos oito profissionais da arbitragem afastados das escalas do Campeonato Brasileiro, por um período de 20 dias, pela Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol (CONAF). Entre outras coisas, ambos se insurgiram contra o fato da CA/CBF expor publicamente os árbitros afastados.

Eu entendo que apesar de serem cobrados como profissionais, a grande maioria são na verdade amadores, que dependem do seu trabalho fora da arbitragem para sobreviverem. Eu disse a maioria porque é de conhecimento de quem milita no meio que grande parte dos árbitros que atuam no campeonato brasileiro vivem somente dos vencimentos das partidas que apitam, então esses árbitros são profissionais. Como não ser profissional se em cada escala no brasileiro ele ocupe pelo menos três dias para cumprir a escala, fora as palestras, reuniões nas federações, treinamentos e os temidos testes físicos.

Assim sendo, entendo as punições imposta pela CA/CBF, claro que também entendo que as punições foram desproporcionais, com a CA/CBF jogando para a galera e dando alguns bois para as piranhas (opinião pública), sob pena de eles mesmo virem a ser esses bois em um futuro próximo. Como explicar a punição ao assistente Erich Bandeira em um lance puramente de jogo e que já aconteceu várias vezes neste campeonato se no entanto, vários outros erros similares e até mais graves aconteceram anteriormente passando ilesos aos olhos de lince dos poderosos membros da Conaf, que com essa decisão, mostra a total falta de critérios, os mesmos adotados pelos seus comandados nos campos de jogo. Lembro aqui dos erros cometidos pelo melhor árbitro do país, Heber Roberto Lopes na partida Botafogo e Cruzeiro e pergunto: Ele foi punido? Não! Porque?

Aos árbitros, cabe acatar as decisões dos dirigentes, a eles é vedado o direito de se defenderem ou se manifestarem sem autorização dos seus superiores, estão só, como sempre estiveram, sua entidade maior, a Anaf, esta passando por um momento de reestruturação, sem força, não consegue defende-los, porém, todos eles sabiam destes pré-requisitos, mesmo assim, eles e todos os demais fazem fila nas portas das federações para renovarem as inscrições ano após ano.

Como em toda profissão, a de árbitro de futebol não é diferente, tem o lado bom e tem o lado ruim, então não devemos criticar quando são cobrados publicamente, eles são pessoas públicas, estão la porque gostam, pelo dom que Deus deu a cada um deles e também pelo salário que pode não ser o melhor de todos, mais quantos pais de família ganha em um mês o que eles ganham em uma partida?

Os punidos não devem se aborrecer e nem achar que são injustiçados, se estão no alto da pirâmide é porque batalharam muito para la chegarem, mas la embaixo tem vários que querem ocupar o lugar de vocês. Seu empregador, a CBF esta cobrando porque sabe que vocês podem render mais. Então se reciclem, se habilitem novamente virando o jogo para o lado de vocês que essas criticas virarão elogios.

Frase: "O fraco treme diante da opinião pública, o louco afronta-a, o sábio julga-a, o homem hábil dirige-a". (Jeanne-Marie Roland de la Platière)

Nenhum comentário: