Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

Arthur Alves Junior assume prometendo independência e cinco mil sócios no Safesp

Na última sexta feira (08) ocorreu a badaladissima cerimônia de transmissão de cargo do Safesp-Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo. A cerimônia ocorreu no apertadíssimo e desorganizado salão nobre da Federação Paulista de Futebol que tem colunas de concreto para atrapalhar a visão daqueles que por um motivo qualquer não conseguiu sentar nas pouquíssimas cadeiras a disposição. Se a intenção ao realizar a cerimônia neste local era o espaço, perde se este argumento, pois pelo menos a mesma quantidade de pessoas que estavam sentadas ficaram de pé sem a visão da cerimônia pelos motivos já expostos. A presença de convidados superou as expectativas, visto que para o beija mão eram formadas filas enormes e mãos para serem beijadas não faltavam. A disposição dos adoradores, as mãos limpas e impecavelmente tratadas de Marco Pólo Del Nero, Marcos Cabral Marinho*, Marco Martins da Anaf, Ségio Corrêa da Silva e agora do super presidente Arthur Alves Junior.

A cerimônia contou com a presença ilustre de Donald McVicar (na foto ao lado), escocês responsável da FIFA pela experiência que esta sendo feita no mundo com os Árbitros Assistentes Adicionais. Provavelmente ele não tenha entendido nada e muito menos alguém entendeu ou prestou atenção no que ele disse.

Após todos os integrantes da mesa estarem devidamente identificados e acomodados, o mestre de cerimônia Carvalho pediu que todos ficassem de pé para a execução do Hino Nacional Brasileiro e pelo menos dois longos minutos se passaram sem que o hino fosse tocado, talvez se tivessem convidado a cantora Vanusa os constrangimentos teria sido bem menor.

Após ser empossado, no inicio do seu discurso, o novo presidente Arthur Alves Junior entregou o titulo de presidente de honra do Safesp ao chefe da arbitragem brasileira Sérgio Corrêa da Silva. Este, visivelmente constrangido recebeu o titulo demonstrando estar um tanto quanto deslocado, fazendo uso de frases minúsculas tentando ao maximo não ser notado sendo que apesar de não ter interferido, Arthur nunca foi o seu preferido para sucedê-lo na presidência do Safesp.

Dando seqüência ao seu discurso Arthur disse: “Sejam duros comigo que nos vamos fazer um sindicato com cinco mil sócios”. A titulo de informação, na ultima eleição votaram 261 árbitros em dia com o sindicato, a favor do novo presidente neste item abordado no discurso o fato de que ele acumula varias funções, entre elas a de membro da comissão de árbitros da Federação Paulista de Futebol, o que deve induzir aos árbitros federados a rápida sindicalização para não perderem espaço na FPF.

Em outro trecho do discurso ele disse: “Nós vamos agora trabalhar para os árbitros, nós estaremos juntos e os dirigentes que não tiver comportamento adequado com a arbitragem, nós estaremos em cima, nós acionaremos o jurídico, nós entraremos no tribunal para defender o nosso associado”. No final do discurso fez questão de afirmar que o Safesp terá independência na casa do futebol (FPF) e quase foi as lagrimas nos agradecimentos aos seus familiares.

Durante o coquetel oferecido nas dependências do Safesp pelo menos duas medidas que já eram esperadas foram confirmadas. A primeira é o afastamento do senhor Joel Teixeira Caíres do Safesp após 30 anos de dedicação (A foto ao lado foi tirada no momento em que o senhor Joel tirava seus pertences pessoais da sua mesa de trabalho momentos antes da cerimônia na FPF. Ao lado a competente e sorridente Silvia Sonoda, secretaria do Safesp) . Costumo dizer no sentido figurado que o senhor Joel sempre foi um mal necessário no Safesp. Durante esses longos trinta anos em vários cargos que ocupou na entidade, ele se tornou o principal fiscalizador das transações realizadas pelos dirigentes na entidade. E se durante esse tempo algo de errado ocorreu nas finanças, tenho certeza que foi sem o seu conhecimento.

Conheci o senhor Joel em 1993, ao longo desses anos aprendi a admirar sua dedicação e amor ao Safesp. Quanto de nós dedicaria tanto tempo sem nenhum ganho, sem nenhum proveito próprio a uma entidade. Claro que fez varias inimizade, fechou algumas portas, muitos fazem questão de criticar reservadamente suas atitudes em vez de tentar entender e saber o porque. Mais assim é a humanidade, hoje é o senhor Joel e no futuro próximo será a vez daqueles que hoje o execram serem os excluídos. Deixando claro que o novo presidente tem o direito de trabalhar com quem achar melhor e que ninguém é eteno, nem mesmo o senhor Joel!

A segunda medida confirmada é à saída do comando do site do Safesp deste que vos escreve. Durante oito anos, tive o prazer de exercer esta função colaborando com o ex-presidente Sérgio Corrêa a quem agradeço publicamente pela confiança e apoio. Deixo registrado que quando Sérgio Corrêa assumiu o Safesp, o site desta entidade era publicado gratuitamente pelas paginas amarela e só podia ser atualizado uma vez por mês e com um espaço mínimo.

Em uma reunião mostrei a ele que com a criação do site do Safesp, as informações seriam instantânea ao associados e geraria um grande lucro a entidade em vista dos gastos elevados na época para a publicação do Jornal do Apito. Este com pouco alcance sendo que só quem passava pela sede do sindicato ou uns poucos que recebiam via correios tomavam conhecimento das noticias mesmo que tardia da arbitragem paulista. Então criamos o site que teve seu auge quando publicávamos noticias da arbitragem Paulista, Brasileira e Mundial. Com a saída de Corrêa para assumir a presidência da Conaf, com as constantes reclamações dos árbitros que sentiam ciúmes por serem publicadas noticias de outros estados, as noticias se limitaram as de São Paulo, conseqüentemente a qualidade caiu e abriu espaço para que outros veículos assumissem o posto.

Como amo a arbitragem e o que recebo em troca é pouco pela minha dedicação, saio de cabeça erguida, sabendo que fiz tudo que eu podia e que estava ao meu alcance. Fiz tudo com amor apesar de ser incompreendido por alguns que me atacaram e no momento oportuno revelarei como e quem são eles, pois pecarei pela ação e não pela omissão. Quero deixar claro que o Arthur tem todo o direito de trabalhar com pessoas de sua confiança, parabenizo-o pela vitória e desejo sorte no seu mandato a frente do Safesp, renovar sempre é preciso e em todos os setores. Recebo com naturalidade esta decisão e só espero que como sábio que é, saiba reconhecer o meu trabalho ininterrupto nesses oito anos ao Safesp.

* Deixarei de usar as patentes em meus comentários sendo que no país existe uma vasta gama de coronéis da arbitragem, uns de fato e outros de direito. É assim em São Paulo, no Mato Grosso, em Sergipe, no Piauí entre tantos outros e temos os de fato como o Delfim em Santa Catarina, Rabello no Rio de Janeiro e Hércules Martins nas Alagoas. A partir de agora só usarei seus nomes e os cargos que ocupam na arbitragem, o que eles foram fora da arbitragem, para mim não interessa e não tenho nenhum interesse em saber.

Frase: “Quando achamos que sabemos todas as respostas, a vida vem e muda todas as perguntas”.

Nenhum comentário: