Na noite de ontem (01/04), estive cobrindo os testes físicos do quadro de árbitros de São Paulo ocorrido na bela pista de atletismo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, também conhecida como “pista do Ibirapuera”.
O inicio de noite era bastante agradável para a pratica do esporte na capital paulista, pois estava nublado e de vez em quando caia alguns pingos de chuva para refrescar a galera que estava sendo testada.
A comissão nacional de arbitragem esteve representada pelo simpático José Mocellin do Rio Grande do Sul e pelo carioca Sérgio Cristiano. Já Roberto Perassi representou a Federação Paulista de Futebol e Arthur Alves Junior por sua vez o Sindicato dos Árbitros de São Paulo.
Os trabalhos foram comandados como sempre pela competente equipe da Fedato Esportes. Na retaguarda foi disponibilizada aos árbitros uma tenda com massagista e kit nutricional contendo água, suco e frutas. Também como exigido pelo regulamento uma ambulância com desfibrilador e a presença de uma medica e de um paramédico.
Registrado na pista dando apoio aos companheiros a presença do árbitro FIFA Paulo César de Oliveira, que pediu afastamento das escalas durante as negociações para ser comentarista de arbitragem da Rede Globo. Isso quer dizer que a final do Paulistão deste ano não terá um árbitro FIFA em campo. Pelas ultimas informações, as negociações com a emissora carioca esta bastante avançada e que o árbitro deve mesmo encerrar a carreira caso se confirme. Uma pena, a arbitragem perde um dos melhores árbitros que esse país já teve, mas pelo caráter e simplicidade, PC é merecedor que tudo de bom aconteça em sua vida. Então... sucesso garoto!
Os árbitros
Dezoito árbitros foram testados, ente eles o Mato-grossense Marcelo Alves dos Santos que não realizou os testes com os árbitros de seu estado em Brasília por estar escalado pela CBF. Após o aquecimento necessário, os homens do apito fizeram os tiros de 40 metros. Todos eles foram aprovados. Após um breve descanso os mesmo fizeram os tiros de 150 metros com uma única reprovação, a árbitra FIFA Regildênia de Holanda Moura.
Os assistentes
Os assistentes fizeram suas baterias de testes após o aquecimento com mais uma baixa. A assistente Patrícia Carla Oliveira não conseguiu ser aprovada nos tiros de 40 metros. Após um bate papo descontraído e o descanso necessário, todos foram à pista para os temidos tiros de 150 metros. Destaques para os assistentes Leandro Matos Feitosa, Bruno Salgado Rizzo e Anderson José de Moraes Coelho que sobraram na pista dando a sensação que fariam pelo menos trinta tiros caso fosse necessário. Também é digno de registro o feito de Marcio Luiz Augusto que na sua ultima temporada teve um desempenho de menino sendo amplamente elogiado por todos.
Quero parabenizar as assistentes Tatiane Sacilotti e Maiza Teles pela aprovação no índice masculino, pois se para os homens o testes já se mostra terrível, para elas deve ser ainda pior. Se Tatiane foi bem dando 22 tiros, mais que o necessário para a aprovação, Maiza Teles exagerou nos padrões completando de forma elogiável os 24 tiros.
Maiza Teles e Tatiane Sacilotti - índice masculino
Parabéns aos aprovados que demonstraram-se fortes na parte física terminando os testes não apresentando maiores desgastes físico como fadiga e principalmente para as meninas que mostram mais uma vez que com empenho, dedicação e principalmente muito treinamentos, o sucesso pode ser alcançado.
Para Patrícia Oliveira e Regildenia Moura, fica o incentivo para continuarem com os treinamentos, pois já demonstraram serem competentes dentro de campo e certamente terão sucesso no reteste.
Agradecimentos
Quero agradecer aos organizadores do evento pela receptividade, pelo carinho e respeito demonstrado com nosso trabalho - especialmente por José Mocellin - que proporcionou o registro dos fatos relatados acima. Quero também agradecer e parabenizar a equipe da Fedato Esportes sempre solícitos e a disposição e principalmente a Arthur Alves Junior, que demonstrando ser uma pessoa equilibrada soube separar e respeitar as criticas em matérias anteriores nos recebendo com respeito, educação como se espera de uma pessoa publica como ele é.
Lixo
Se Guerra acha que meu trabalho é um lixo, respeito à opinião dele, mas se ele acha que como pessoa sou um lixo, acho que foi infeliz e precipitado, pois nunca trocou sequer uma palavra comigo, nunca me deu um prato de comida, não paga minhas contas e não tem o direito de sair por aí ofendendo as pessoas. Amigo, jamais diria que você é um lixo, posso não gostar de você como árbitro e agora até mesmo como pessoa, mas o respeito como cidadão e pai de família que certamente luta pelo melhor. Se ocupa uma posição que não é merecida pelas suas qualidades técnicas dentro de campo, certamente não é o único culpado e conta com cumplicidade dos dirigentes.
Obs. Quero deixar claro que o incidente ocorrido com Flávio Guerra não foi nenhuma novidade para mim, pois ao criticar ou escrever algumas verdades sobre árbitros - revelei que ele é apadrinhado de casamento do Cel. Marinho - e dirigentes, reações como essa já é esperada. Mas se eu tivesse medo de cara feia e de ameaças, não saia da minha casa, pois todo dia recebo algumas delas. Vou continuar escrevendo e publicando o que me propus quando fundei o Apitonacional queira ou não o senhor Guerra ou qualquer outro que tenha medo da verdade e queira me silenciar com ameaças. Também vou continuar frequentando as atividades dos árbitros quando quiser e for permitido, pois no grito só um teve o dom de ganhar batalhas e o nome dele era Tarzan e Não Flávio Rodrigues Guerra! Como reza a lenda, Tarzan se locomovia pela floresta pendurado em cipós de árvores, ao contrario do senhor Guerra que provavelmente deve usar outros tipo de cipós para se autopromover!
Frase: “Esquece-se muito mais cedo uma ferida do que um insulto” (Philip Chesterfield).
Veja abaixo fotos tiradas durante os testes.
Equipamentos eletrônicos usados nos tiros de 40 mts
Nenhum comentário:
Postar um comentário