Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Melhores do Paulistão 2020 e o prêmio APO da arbitragem

Melhores do Paulistão 2020 segundo critérios APO - Crédito: Facebook/FPF

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou ontem a noite (10) a Seleção do Campeonato Paulista, escolhida pelos técnicos e capitães dos times participantes. Por causa da pandemia do coronavírus, a premiação foi realizada virtualmente e transmitida pela FPF.

O campeão Palmeiras teve três jogadores na seleção, o técnico Vanderlei Luxemburgo, que dividiu a honraria com Ricardo Catalá do Mirassol, o craque da galera, Felipe Melo, e a revelação do campeonato, o volante Patrick. Já o vice Corinthians teve três representantes.

O atacante Artur, do Red Bull Bragantino, foi eleito o craque do Paulistão e dono do gol mais bonito do campeonato, marcado contra o São Paulo, no Morumbi.

Arbitragem e o prêmio APO

Já a arbitragem, seguindo o critério APO, sigla que descobri ser Ana Paula Oliveira, conseguiu ser vaselina, fazer média e ser mediática o bastante para premiar, pela primeira vez na história, dois árbitros como ‘o melhor da competição’.

Não que os dois não mereceram, pelo contrário, tanto Raphael Claus quanto Luiz Flavio tiveram atuações perfeitas nas duas decisões e, pelas duas partidas, fizeram jus a honraria. Mas o que fica bem claro com essa escolha e quero chamar atenção é que a Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF) não tem critérios para escolha dos melhores da arbitragem da competição, o que deixa a definição à mercê do bom humor da atual chefe e sabe lá mais o possa envolver a escolha já que, se não tem critérios claros e transparentes, tudo pode acontecer.

Raphael Claus foi eleito melhor do Paulistão pela quarta vez, antes já havia vencido em 2011, 2016 e 2019 - Crédito: Fernando Dantas/GazetaPress

Não consegui confirmar para este ano, mas lembro que até o ano passado, a FPF distribuía mais de 300 mil reais de prêmios aos árbitros pela competição e não se ter um critério definido e transparente para escolha dos melhores é de um amadorismo assustador, principalmente em se tratando da Federação mais importante do país! A falta de critérios transparentes, além de colocar sob suspeitas qualquer escolha, priva os demais árbitros de concorrerem a uma premiação que, além do ganho financeiro, eleva o currículo de qualquer um a patamares de primeira linha em qualquer função que venha exercer na arbitragem brasileira.

O critério utilizado na escolha deste ano me reverte a triste época em que Cel. Marinho ocupava a mesma cadeira hoje ocupada pela presidente APO e a escolha era feita justamente nos mesmos modus operandi por ele momentos antes das glamourosas festas de premiação conforme seu bom humor e indicações de terceiros.

Segundo critérios APO (Ana Paula Oliveira), assim ficou a relação dos melhores da arbitragem paulista em 2020.

Melhor arbitro: Raphael Claus e Luiz Flavio Oliveira. Neuza Inês Back e Daniel Paulo Ziolli completam o melhor trio.

Ana Paula Oliveira, presidente da CEAF/SP e criadora dos critérios APO - Crédito: FPF

O critério APO é tão esdrúxulo que temos Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Marcelo Carvalho Van Gasse como parte do segundo melhor trio, mas não teve o segundo melhor árbitro que pode ser tanto Raphael Claus, quando Luiz Flavio. Já o terceiro trio é formado pelo árbitro Douglas Marques das Flores e pelos assistentes Evandro de Melo Lima e Danilo Ricardo Simon Manis.

Parabéns aos premiados, vocês fizeram por merecer e aos demais, não desanimem e continuem atuando na sua perfeição que um dia a sorte sorri pra você e quem sabe finalmente poderá ser notado pelos critérios APO.

Nenhum comentário: