Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Histórico: Brasileira comanda primeira arbitragem totalmente feminina na Libertadores

Imagem: Reprodução Conmebol

A partida entre Defensa y Justicia e Independiente del Valle, que terminou empatada em 1 a 1, disputada na última quinta-feira (27) na Argentina, foi a primeira na história da Copa Libertadores com arbitragem inteiramente feminina.

A árbitra foi a brasileiras Edina Alves Batista e uma das assistentes foi a também brasileira Neuza Inês Back. As chilenas Cindy Nahuelcoy de assistente e María Belén Carvajal, que atuou como 4ª árbitra, completaram o quarteto.

Além disso, a argentina Sabrina Lois foi designada como assessora de árbitros e a brasileira Ana Paula Oliveira, atuou como assessora de vídeo. Desta forma, a equipe foi 100% feminina.

Como o VAR não está sendo utilizado na primeira fase da Libertadores, a função de Ana Paula se limitou a assistir ao jogo pela TV e posteriormente levar sua avaliação para a equipe de arbitragem, em conjunto com a argentina Sabrina Lois, que atuou como assessora da arbitragem em campo.

O confronto entre Defensa y Justicia e Independiente del Valle, pelo Grupo A, fez parte da última rodada da fase de grupos da Libertadores.

Imagem: Reprodução Conmebol

Má fase

Politicamente correta, a escala é uma grande conquista, não só para Edina Alves, mas para toda arbitragem feminina mundial que merecidamente recebe os parabéns pelo feito alcançado.

Mas não podemos tapar o sol com uma peneira. É preocupante pelo fato das olimpíadas e Copa do Mundo se aproximando, mas a grande sensação do momento não vive uma boa fase no apito, o seu desempenho no campeonato paulista que terminou no último final de semana foi pífio, principalmente pelas expectativas sobre ela criadas pelas 10 partidas apitadas na Série A do Brasileirão 2020 e pelo escudo que carrega no peito.

Não é opinião, mas fatos que todos podem comprovar fazendo rápida busca no Google, das cinco partidas que apitou, Edina errou em três delas. Errou feio no confronto entre Novorizontino x São Paulo ao não apitar um pênalti claríssimo a favor do São Paulo. Errou na partida entre Corinthians x Novorizontino ao demorar oito minutos para tomar uma decisão com auxílio do VAR e errou em Bragantino x Inter de Limeira ao expulsar um jogador sem mostrar o segundo amarelo. Segundo bastidores, teria esquecido o cartão vermelho no vestiário.

Imagem: Reprodução Conmebol

Como em filmes todo crime o mordomo é o culpado, na arbitragem os erros também tem o seu e nessa partida, o ‘mordomo’ foi o quarto árbitro que, além de ter sido humilhado em live com 120 pessoas, foi expulso do hotel bolha onde os árbitros se concentraram por conta da pandemia, por supostamente tentar relatar os motivos do cartão vermelho não ter sido mostrado ao jogador no momento de sua expulsão.


Nenhum comentário: