Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A lisura foi a grande vencedora no esporte em 2010

Caros internautas, está muito próximo o fim do ano de 2010. Felizmente para a arbitragem foi um ano melhor do que o ano de 2009.

Fora da arbitragem temos que comemorar a lisura no esporte e a lição que a vida deu nos espertalhões de plantão, aqueles que procuraram levar vantagem em tudo e para isso usou de todos os métodos possíveis e inimagináveis para conseguirem êxitos, mesmo que isso tenha significado o extermínio do seu oponente.

Vários episódios com esse aspecto ocorreram este ano, porém vou citar apenas dois aos quais acompanhei atentamente e a despedida de uma lenda.

Formula 1: A Ferrari quis, fez de tudo para que esse ano terminasse com mais uma mancha no já desacreditado automobilismo, que fosse o ano da entrega. Para os dirigentes inescrupulosos, as corridas da F1 se transformaram em business. Como sou fã incondicional da Formula 1, passei a torcer fervorosamente pelo fracasso da vermelhinha. Os ferraristas não poderiam sair vencedores desta temporada usando todos os truques dignos de Dick Vigarista. Com a minha torcida e da imensa maioria dos apaixonados pelo automobilismo no mundo, a justiça foi feita na ultima corrida, o alemão Sebastian Vetel venceu, mas o maior vencedor foi o esporte que mais uma vez provou que a lisura esta acima de tudo e de todos!

Essa birra já vinha de tempos passados com a letargia de Rubens Barrichello que nasceu para ser a caça, nunca o caçador! Na cadeia alimentar, ele seria a gazela que sempre é devorada pelo leão. Eu gosto da F1 independentemente das chances e de qual brasileiro esteja no circuito, claro que fica muito melhor quando temos um compatriota com chances de vitória, isso parecia que iria acontecer desde a morte do saudoso Ayrton Sena. Infelizmente este ano colocou uma duvida atroz nos brasileiros quanto à capacidade de vencer um campeonato do Felipe Massa. Ele é bom piloto, sempre concentrado e bem dedicado, e ai é onde esta o problema, é dedicado demais, aceita todos os desmandos da equipe de cabeça baixa. Se continuar com essa covardia, em 2011 será engolido novamente pelo espanhol Alonso decretando o fim de sua carreira na F1. Teremos assim mais uma gazela na história brasileira da Formula 1.

Brasileirão 2010: No campeonato brasileiro deste ano, ficou provado que as equipes devem enfrentar seus adversários da melhor maneira possível e jamais fazer corpo mole para prejudicar um adversário sob pena de num futuro próximo, provar do mesmo veneno. Digo isto porque em 2009, a equipe do Corinthians fez de tudo para perder para a equipe do Flamengo, a derrota prejudicaria os seus adversários mais próximo, São Paulo e Palmeiras.

Menos de um ano depois o castigo veio e a vingança foi completa. O campeonato deste ano teve baixo índice técnico, partidas sofríveis, quem assistiu Fluminense e Guarani, sabe do que estou falando, em condições normais, o Fluminense dificilmente ganharia este campeonato. Os campeonatos de 2009 e 2010 foram os campeonatos da entrega, o Flamengo, campeão de 2009 e o Fluminense, campeão deste ano, tiveram as suas qualidades e por isso são os legítimos campeões, conseguiram chegar na ultima rodada com chances de titulo e deram uma sorte tremenda ao pegarem os adversários pressionados por suas torcidas para que entregassem as partidas. Espero que dirigentes, jogadores e torcedores mudem o raciocínio em 2011, que não desejem para o seu adversário aquilo que não deseja para você mesmo e lembrem-se, a justiça é divina, pode tardar, mas na falha! Às vezes não tarda nem um ano, não é mesmo André Sanches!

Carlos Eugenio Simon: Até o Simon faz 45 anos! Que pena! E assim terminou a carreira do mais consagrado e polemico árbitro dos últimos anos do futebol brasileiro. Simon é o segundo árbitro com maior numero de participações em campeonato brasileiro, ele apitou 295 partidas, mais do que ele só Arnaldo César Coelho, que apitou 339 vezes. Arnaldo é aquele que sempre repete a frase: “Se bandeirinha fosse bom, seria árbitro”.

Simon encerrou a carreira de forma brilhante, o Tour do Simon pelo Brasil foi de causar inveja em qualquer um, alguns erros foram cometidos durante as etapas desse Tour, mas se tratando de Simon se não houvesse os erros, os jogos não teriam tido graça nenhuma. Foi assim em uma penalidade não marcada a favor do Fluminense contra o Goiás no engenhão e o pênalti do goleiro Julio César do Corinthians em cima do jogador Henrique do Vitória no Barradão, o mesmo pênalti que Sandro Ricci viu e marcou a favor do Corinthians contra o Cruzeiro uma semana antes.

Mais existe árbitro e Árbitros, Ricci foi massacrado por ter acertado, já o Simon foi inocentado por ter errado. Entendeu? Nem eu!

Como a fase era espetacular e com a aposentadoria se aproximando, esses erros foram amenizados passando praticamente despercebidos. Diante disso, seu passe ficou valorizado, esta sendo disputado por varias empresas e até mesmo pelo governo federal, uns afirmam que já é contratado do SporTv.

Polemicas à parte, Simon acertou 99% dos lances que apitou durante a carreira, os erros muito em breve farão parte do folclórico da arbitragem brasileira, repetindo o já ocorrido com Armando Marques endeusado por muitos como o melhor de todos os tempos.

Tive o prazer de conhecer por um breve período o apitador Carlos Simon, pude comprovar pessoalmente a pessoa amável e extremamente política que ele é, posso afirmar sem medo de errar que ninguém pode recusar um pedido seu.

Deus lhe deu o dom do apito e da política, no apito usou a política e foi muito bem sucedido, na política não poderá fazer uso do apito e sua performance só o tempo dirá.

Por fim, quero parabenizar Carlos Simon pelo conjunto da obra. Quero agradecer a todos que acompanham o meu Blog e dizer que errei e acertei, mas que tudo foi feito com carinho e baseado em informações... Muitas informações!

Um Feliz 2011 para todos, com Fair Play acima de tudo!

Frase: "O tirano morre e o seu reinado termina, o mártir morre e o seu reinado começa". (Soren Kierkegaard)

Nenhum comentário: