Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Primeira Partida da Final Paulista Será a última de Cleber Abade na Série A1 do Campeonato Paulista

O árbitro paulista Cleber Wellington Abade (foto) foi sorteado para comandar a primeira partida da final do Campeonato Paulista de 2011, a partida será no próximo domingo (08) as 16hs entre Corinthians e Santos no estádio do Pacaembu em São Paulo.

O sorteio público foi realizado nesta quinta-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol, na Zona Oeste de São Paulo. Concorreram com Abade os árbitros Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, Wilson Luiz Seneme e Luiz Flávio de Oliveira.

Abade será auxiliado por Rogério Pablos Zanardo e Fausto Augusto – no Campeonato Paulista os trios de arbitragem são fixos. Como trabalhará no primeiro jogo da decisão, Abade não participará do sorteio para o segundo jogo, que será dia 15 de maio, na Vila Belmiro. Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, Wilson Seneme e Luiz Flávio de Oliveira vão concorrer no sorteio para ver quem apita a partida final.

Esta será a oitava partida de Abade neste campeonato e a ultima partida na primeira divisão do futebol paulista, ele completou 45 anos no dia 18 de fevereiro e após 14 anos de arbitragem, encerrará no final deste ano uma carreira vitoriosa e com poucos erros.

Cleber Abade é de São José do Rio Pardo, cidade do interior paulista que faz divisa com o Estado de Minas Gerais e fica a 264 Km da capital paulista. Em 2001 ele foi escolhido como o melhor árbitro paulista da temporada pelo Sindicato dos Treinadores Profissionais do Estado de São Paulo. Em 2003 apitou decisões como a final do Campeonato Paulista, Série A3, entre Araçatuba e Taubaté e o jogo de ida da decisão do Paulistão de 2003 entre São Paulo e Corinthians, no Morumbi (nas duas finais seus assistentes foram Geraldo José Vollet Pinheiro e Ewerson Luiz Luquesi Soares).

Abade é administrador de empresas formado pela UNAERP, casado, pai de duas filhas e Trabalha no setor de inteligência de um banco governamental.

Abade fez mais de 100 jogos na Série A do Campeonato Brasileiro, fez sua estréia no dia 12 de outubro de 2000 no jogo entre Guarani e Corinthians (3x2 para os campineiros). Na sua partida de estréia os assistentes foram Marinaldo Silvério de Jundiaí e Hilton Francisco de Melo da capital. O 4º árbitro foi Luciano Calabieto Quilichini também da capital, tanto Marinaldo como Hilton e Quilichini também já encerraram a carreira.

100 jogos de Série A do Brasileiro
No dia 1º de setembro de 2010, Cleber Wellington Abade, completou seu 100º jogo na série A do Campeonato Brasileiro. O jogo ocorreu no Estádio Barradão em Salvador entre Vitória e Internacional e terminou empatado em 0x0.

O quarteto de arbitragem foi completado pelos assistentes de São Paulo João Bourgalber Nobre Chaves e Herman Brumel Vani e pelo 4º árbitro baiano Gleidson Santos Oliveira.

Tributos a um vencedor:

Cleber Wellington Abade (o turco) esta se despedindo da carreira de árbitro. Neste domingo apitará a primeira partida da final entre Corinthians e Santos, assim encerra de forma gloriosa sua carreira na Série A1 do Paulista e, até o final do ano nos dará a graça de sua presença atuando nas divisões menores de São Paulo e no Campeonato Brasileiro onde o manda chuva da arbitragem Sérgio Corrêa deverá proporcionar a ele um final de carreira esplendorosa, basta usar o mesmo critério que usou com Carlos Simon no ano passado, guardadas as devidas proporções, é claro!

Tive o prazer de conhecer pessoalmente e trabalhar com Abade, como árbitro posso dizer que ele foi muito regular durante toda sua carreira, nunca foi de primeira linha é verdade, tanto a nível nacional quanto estadual, mas sempre que solicitado, deu conta do recado com tranqüilidade e muita competência em campo. Em jogos do "Turco" dificilmente haviam polêmicas.

Vou citar uma passagem: Certa vez, eu estava escalado com o Abade em uma partida do Bragantino em Bragança Paulista, naquela época, o Bragantino estava mal financeiramente e não estava pagando a arbitragem após os jogos como era de costume até pouco tempo atrás, ou então davam cheques que depois voltavam sem fundos.

O Saudoso Nabi Abi Chedid era o presidente da equipe da terra da lingüiça e após a partida foi pessoalmente no vestiário fazer o pagamento da equipe de arbitragem, só o pobre do motorista não recebeu. Detalhe: O Bragantino teve um jogador expulso e perdeu a partida.

Após o senhor Nabi se retirar, perguntei ao Cleber que milagre era aquele sendo que todos que foram lá antes de nós não receberam e ele com aquela calma e elegância se virou pra mim e disse: “ele conhece o turco aqui e sabe que não é aconselhável ficar em divida com um turco”.

Como pessoa digo que é sempre um prazer dialogar e conviver com o Abade, uma pessoa calma, educada e sempre solicíto para com os demais. Por isso, estou feliz com essa final, ele é merecedor!

Parabéns Abade e domingo mostre para todos do que o turco é capaz!

* Veni, vidi, vici (em português: "Vim, vi, venci") é uma famosa frase latina supostamente proferida pelo general e cônsul romano Júlio César em 47 a.C..

César utilizou a frase numa mensagem ao Senado Romano descrevendo sua recente vitória sobre Farnaces II do Ponto na Batalha de Zela. A frase serviu tanto para proclamar seu feito, como também alertar aos senadores de seu poder militar (Roma passava por uma guerra civil).

Frase: "A vitória cabe ao que mais persevera". (Napoleão Bonaparte )

Nenhum comentário: