Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Chefe da preparação fisica dos árbitros da CBF/FIFA não tem licença do CREF!

Dionísio Roberto Domingos (foto ao lado), Instrutor físico da arbitragem CBF/FIFA não tem licença do CREF para atuar na preparação física dos árbitros.

No inicio do mês, recebi uma informação que o instrutor físico dos árbitros da FIFA e da CBF, Dionísio Roberto Domingos, supostamente não seria formado em educação física e que também não tinha autorização do CREF para atuar na função (Lei 9.696/98 – Leia a lei).

Desde então, passei a investigar a informação.

Primeiramente contatei o senhor Dionísio Domingos que de forma áspera respondeu:

----- Original Message -----

From: Dionísio Roberto Domingos

To: Apitonacional.com.br

Cc: CA - CBF

Sent: Monday, July 02, 2012 3:34 PM

Subject: Re: CREF

“Senhor Marçal boa tarde. Estou respondendo seu e-mail por respeito a entidade que eu presto serviço, verifique :

Ministério da Educação e Cultura

Registro nº 99.621-LP

Processo nº 4517/88

Data de Registro: 14/12/1988

Assinado por: LORENCINA AFFONSECA - Chefe da Seção de Registro

O senhor se for um jornalista, verifique seus e-mails e a veracidade destes, já ultrapassou seus limites”.

Dionísio Roberto Domingos

Depois, em um outro contato já em situação diferente onde eu já estava em posse das respostas dos órgãos que regula a profissão, voltei a contatar o senhor Dionísio solicitando mais uma vez que se pronunciasse sobre as exigências do CREF e se tinha ou não a licença do orgão, desta vez, mudou o tom e enviou copia de sua carteira de formação no Curso de Educação Física na Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro-SP.

----- Original Message -----

From: Dionísio Roberto Domingos

To: apitonacional@apitonacional.com.br

Cc: CA - CBF

Sent: Monday, July 09, 2012 6:56 PM

Subject: Certificado de Registro Professor

Senhor Marçal, boa noite

Segue o Certificado de Registro.

Dionísio Domingos.

Esse documento tirou qualquer duvidas minha em relação à formação acadêmica do senhor Dionísio Domingos e nesta parte a denuncia não procedeu.

Mesmo não sendo um jornalista formado (a lei me permite atuar, o STF derrubou essa exigência em 2009), aceitei o conselho dado pelo instrutor na sua primeira resposta e fui investigar mais a fundo, pois como dizem, onde há fumaça, tem que haver fogo.

Pelo documento enviado não restava duvidas da sua formação, mas precisava saber se ele tinha autorização para exercer a profissão. Assim como ao árbitro não basta ser formado, tem que passar nos testes teóricos e físicos, assim como um advogado mesmo formado tem que ter a carteirinha da OAB, o professor de educação física também tem que ter autorização do CREF para atuar.

Nesse sentido, entrei em contato com os órgãos que regula a profissão de Educação Física no país e para minha surpresa e segundo informações do próprio Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e do Conselho Regional de Educação Física-SP (CREF), o instrutor não tem a autorização desses órgãos mencionados para desempenhar a função na área que vem atuando há anos.

Veja as respostas do CONFEF e do CREF-SP abaixo.

----- Original Message -----

From: Conselho Federal de Educação Física

To: Apitonacional.com.br

Sent: Tuesday, July 10, 2012 11:36 AM

Subject: Re: CREF

Prezado Senhor Marçal

Na busca pelo nome Dionisio Roberto Domingos não o encontramos como registrado no Sistema CONFEF/CREFs.

O registro abaixo digitado é o de Professor de Educação Física para o 1º e 2º graus, expedido pelo Ministério da Educação, registro este que não é mais efetuado desde 1997.

Atenciosamente,

Walfrido José Amaral

CREF 000004-G/RJ
Conselho Federal de Educação Fisica - CONFEF
Tel. (21) 2242-4828 Fax (21) 2526-7179
Site: www.confef.org.br

Obs: O registro mencionado na resposta acima é referente ao que consta na carteirinha escolar da Escola de Educação Fisica de Cruzeiro fornecido pelo instrutor e repassado por nós ao CONFEF para averiguação.


Outra resposta.


----- Original Message -----

From: Fiscalização

To: apitonacional@apitonacional.com.br

Sent: Thursday, July 05, 2012 9:30 AM

Subject: RES: CREFSP - Fale Conosco

Prezado Senhor,

Em resposta à mensagem eletrônica enviada por V.S.ª, informamos que a partir do reconhecimento da profissão através da Lei 9.696/98, publicada no Diário Oficial da União em 02/09/98, toda a atividade no campo da atividade física e do desporto só pode ser exercida por profissional devidamente registrado no Sistema CONFEF/CREFs. A citada lei encontra-se disponível no portal do CREF4/SP www.crefsp.org.br , na seção Legislação, no item Leis Federais.

Caso tenha conhecimento de irregularidades, é necessário formalizar denúncia por escrito informando os dados do denunciado, dias e horários das irregularidades, local exato de atuaçã (rua/número/bairro/cidade), para programarmos fiscalização ao local e adotar as medidas cabíveis, caso seja necessário.

Colocamo-nos à disposição.

Att.,

Bruno J. Bonciani

CREF 053461-G/SP

Depto. Fiscalização - CREF4/SP

Fone: (11) 3292-1700

fiscalizacao@crefsp.org.br


Como a resposta do CREF-SP acima não foi conclusiva, voltamos a contatar o órgão que respondeu:


----- Original Message -----

From: Fiscalização

To: 'Apitonacional.com.br'

Sent: Tuesday, July 10, 2012 7:55 AM

Subject: RES: CREFSP - Fale Conosco

Prezado Senhor,

Conforme mencionado anteriormente, é obrigatório o registro junto ao Conselho para exercer legalmente a Profissão e como também já informado não consta em nosso sistema cadastral Profissional de nome “Dionísio Roberto Domingos”.

À disposição.

Att.,

Bruno J. Bonciani

CREF 053461-G/SP

Depto. Fiscalização - CREF4/SP

Fone: (11) 3292-1700

fiscalizacao@crefsp.org.br

Posição da CA/CBF

Todos os contatos com o senhor Dionisio Domingos, foram com copias para a CA-CBF e para o e-mail particular de Sérgio Corrêa, o poderoso chefão do apito brasileiro.

A CA/CBF como norma, não respondeu sobre a denuncia de forma oficial, seus dirigentes se calam quando procurados ou só falam com determinados órgão de imprensa, principalmente os grandes.

Mas Sérgio Corrêa falou! Ele não deixaria de defender o amigo de longa data. Como todos devem saber, Dionisio Domingos é amigo pessoal e familiar de Corrêa antes mesmo da arbitragem, do tempo em que ambos serviam a Aeronáutica Brasileira, são amigos de caserna (alojamento de soldados) e onde quer que va, Corrêa carrega o instrutor na sua aba, foi assim no sindicato dos árbitros paulistas e agora na CBF. Pelo relacionamento entre ambos, não esperava outra atitude que não fosse a defesa do seu protegido.

Veja abaixo o que ele respondeu sobre a denuncia:

----- Original Message -----

From: sc

To: Marcelo

Sent: Monday, July 02, 2012 5:06 PM

Subject: Re: Cref

O Dionisio é formado. Veja a maldade das pessoas a que ponto chega de duvidar de algo que lá atrás foi visto. Na época a FPF o indicou e a exigência era que fosse formado. Ele deverá responder.

Bem, aqui no e-mail não tem a assinatura de Sérgio Corrêa como seria natural, isso é normal agora nas correspondêcias enviadas por ele, pois está tão chefão que acha que isso não é mais necessário. Escreveu é lei! Como o poder muda as pessoas.

Comparação

Para que não fique nenhuma duvida sobre as pesquisas, usei nas pesquisas como exemplo, o outro instrutor que consta nos documentos da CBF, Paulo Camello e na pesquisa realizada, o mesmo se encontra devidamente autorizado para exercer a profissão como vocês podem ver abaixo nas pesquisas em nome de Dionisio Roberto Domingos e Paulo Camello.

Pesquisa Paulo Camello

Pesquisa Dionisio Roberto Domingos



Pelo investigado e pela lei 9.696/98, Dionisio Domingos por não ter a autorização do CREF, exerce supostamente à função de instrutor físico da CBF/FIFA irregularmente. Como devidamente comprovado, ele é formado em educação física, mas não tem autorização dos órgãos que regula a profissão para exercer a função no país. Isso quer dizer que a CA/CBF que tem uma corregedoria, que exige tantos pré-requisitos de seus árbitros e que já afastou outros tantos por irregularidades, entre elas escolar, fisico e de comportamento, mantêm na sua comissão de arbitragem um instrutor físico de forma totalmente irregular, ou seja, no melhor estilo faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço.

As perguntas que ficam são:

Se o instrutor físico está supostamente atuando de forma irregular, os testes físicos da CBF por ele comandado não deveriam ser anulados e refeitos por um profissional qualificado?

E os árbitros que foram reprovados, não foram prejudicados?

E os árbitros que sofreram lesão durante os testes?

Esses árbitros não teriam o direito de entrarem na justiça pedindo uma indenização da CBF por perdas, sendo que o profissional contratado pela entidade não estaria devidamente habilitado para a função?

E as pré-temporadas onde os árbitros pagaram para participar, onde Dionísio foi o instrutor físico, esses árbitros não deveriam ter seu dinheiro devolvido pelas comissões?

Como a CBF, a maior entidade do esporte brasileiro mantém em seu quadro, um empregado ou prestador de serviço que supostamente não tem autorização da classe para exercer a profissão?

Se alguma autoridade envolvida quiser responder, aqueles que foram supostamente enganados e lesados, provavelmente agradeceriam imensamente.

Métodos ultrapassados

Agora entendo porquê os árbitros nos relatam que o senhor Dionísio Domingos é um instrutor de métodos ultrapassados e porque que ele não sabe usar adequadamente os instrumentos nos treinamentos e nos testes físicos.


Pode ser que eu esteja completamente enganado, mas partindo da premissa que o instrutor não acompanhou a modernidade se atualizando e adquirindo a autorização do CREF, provavelmente não tenha se atualizado também no campo da preparação física e torço imensamente para que ninguém tenha sido prejudicado fisicamente por possivelmente ser mal orientado.

Obs. Todos os citados no post têm o espaço aberto para caso queiram, se pronunciar.

Frase: “Um homem que ensina torna-se facilmente teimoso, pois exerce a profissão de um homem que nunca erra”. (Barão de Montesquieu)

7 comentários:

Anônimo disse...

Rapaz, como são podre esses dirigentes da arbitragem. Se apertar sai mais caldo. Árbitros que não fazem teste fisico e são escalados todos os dias, amigos do chefe nos lugares estratégicos. Pelo que sei, esse aí da matéria não é o unico da aeronautuca não!

Bem feito pra ele, quem manda ser tão arrogante. Mulher nova e bonita eu também tenho e nem por isso sou arrogante (eu acho né! rss).

Eu o conheço bem ultimamente, sou catarinense e de Itajaí. Fiquei sabendo que ele adora você Marçal e o poresidente da anaf.

Carlos - Itajaí-SC

Anônimo disse...

Estou muito decepcionado com a CONAF, mais que apadrinhamento é esse?

Um cara se passar de instrutor físico quando ele tinha apenas uma autorização para dar aulas em escolas de 1 e 2 graus como podemos ver no seu registro! É o fim mesmo!

Aí é mais um a enganar a CBF quero ver agora o presidente tomar uma atitude de homem.

TEM QUE DENUNCIAR NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL AGORA! ISSO É CRIME PESADO TIPO CHARLATÃO.

Um cara arrogante, queixo duro, cheio de marra, sargentinho na reserva com marra de general da ativa.

Vamos chama-lo de DIDI CÓCÓ, fazendo uma comparação com o DIDI moco dos trapalhões que é um humorista nato, esse bom malandro é o DIDI CÓCÓ, pois o CÓCÓ É EM RELAÇÃO ESSAS CAGADAS QUE ELE VEM FAZENDO DESDE 1998 QUANDO FOI REVOGADO ESSA AUTORIZAÇÃO PARA DA AULAS SOMENTE EM ESCOLAS DE 1 E 2 GRAUS.

Aí ele vai ter que pagar uma pesada multa para o CREF e responder ao crime de falsidade ideológica e exercício ilegal da prifissão. se condenado poderá pegar até 12 anos de cadeia.

TEM QUE LARGAR A COMISSÃO DE ARBITROS DE SC, NÃO AGUENTAMOS VER MAIS A SUA CARA MALDITA.

Anônimo disse...

O QUE TEM MESMO É ESTA BANDEIRA SE PASSANDO POR ESPOSA CARA DE PAU

AGORA COMO SECRETARIO DA CBF VAMOS FICAR DE OLHO NAS ESCALAS DESSA MULHER JA NÃO BASTA A DESGRAÇA DA
FAMILIA DESTE CIDADÃO

Anônimo disse...

O QUE TEM MESMO É ESTA BANDEIRA SE PASSANDO POR ESPOSA CARA DE PAU

AGORA COMO SECRETARIO DA CBF VAMOS FICAR DE OLHO NAS ESCALAS DESSA MULHER JA NÃO BASTA A DESGRAÇA DA
FAMILIA DESTE CIDADÃO

Anônimo disse...

O QUE TEM MESMO É ESTA BANDEIRA SE PASSANDO POR ESPOSA CARA DE PAU

AGORA COMO SECRETARIO DA CBF VAMOS FICAR DE OLHO NAS ESCALAS DESSA MULHER JA NÃO BASTA A DESGRAÇA DA
FAMILIA DESTE CIDADÃO

Unknown disse...

Marcelo, tudo bem?

Me passa tel e-mail por favor, preciso tirar uma dúvida minha.

Att;

Eduardo Scandaroli

Unknown disse...

Marcelo, tudo bem?

Me passa seu e-mail por favor, preciso tirar uma dúvida contigo.

Abrçs,

Eduardo Scandaroli
eduardo_scandaroli@yahoo.com.br