Pesquisar este blog

sábado, 15 de agosto de 2009

Violência impera na Sul-Americana!

Violência, impunidade e falta de segurança é cartão postal nos campeonatos organizado pela Conmebol

O que já era previsível anos, finalmente aconteceu na ultima terça feira dia 11/08/09 na cidade de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia. A partida em que a equipe boliviana Blooming enfrentava o uruguaio River Plate, pela primeira fase da Copa Sul-Americana, precisou ser encerrado por falta de segurança.

Na partida realizada no Estádio Ramón Aguilera, o River Plate vencia por 1 a 0 quando, aos 21 minutos do segundo tempo, um torcedor invadiu o gramado e agrediu Henry Gimenez jogador da equipe visitante. A invasão se deu logo após o gol do River Plate, Gimenez foi covardemente agredido quando estava de costas para seu agressor, o atacante não viu o torcedor do Blooming que invadiu o gramado e o golpeou fortemente, fazendo-o ir ao chão. Por causa da agressão, o árbitro peruano Víctor Hugo Carrillo, encerrou o jogo por motivos de segurança. Veja no vídeo abaixo a que ponto chegou e se é preciso que haja mortes dentro da quatros linhas para que a Conmebol tome atitudes e deixe de brincar com o futebol Sul-Americano.



A decisão do árbitro causou mais revolta na torcida boliviana, que começou a atirar objetos e rojões no gramado. Um deles quase atingiu um membro da comissão técnica do River Plate. Ameaçados em campo, os jogadores do time uruguaio foram para os vestiários sob uma "chuva" de objetos atirados pela torcida.

Com o encerramento da partida na metade do segundo tempo, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) ainda decidirá se o jogo terá validade ou se terá de ser disputado novamente.

Quatro dias após os acontecimentos, a Conmebol não tomou nenhuma decisão, não houve punição para ninguém, não emitiu nenhum comunicado, é como se nada tivesse acontecido. Quem sabe se até o dia 27/08, data da partida de volta, ela se pronuncie sendo que Independentemente da decisão, o confronto de volta, em Montevidéu, no Uruguai, está marcado.

Culpados? Com certeza a Conmenbol! Que anos faz vistas grossas as pressões, agressões e falta de seguranças nos campos em que são disputadas as partidas por ela organizadas.

Seus dirigentes deveriam aproveitar a oportunidade e dar um basta aos lamentáveis acontecimentos. Deveriam implantar um tribunal de penas, tribunal este que julgue com severidade, que puna e que faça cumprir as penas impostas aos agressores do futebol Sul-Americano sob pena de continuarmos a ver estas cenas lamentáveis de jogadores sendo agredidos por torcedores tornando os campos de jogos em arenas de gladiadores como nos tempos romanos.

A Conmebol deve agradecer aos céus por ter ficado somente na agressão, segundo informações da policia local, o torcedor estaria portando uma faca e poderia ter ferido mortalmente o jogador agredido.

Esta cena foi o ápice, mas constantemente, vemos cenas pitorescas nas competições da Conmebol. É inadimissível que em pleno século 21, policiais portem escudos para proteger jogadores nos arremessos laterais e cobranças de escanteios de todo tipo de abjetos arremessados por bandidos travestidos de torcedores.

Os jogadores ficam protegidos, mas a imagem do futebol Sul-Americano fica arranhada cada vez mais no resto do mundo aonde nos chamam e com razão de países do terceiro mundo.
Frase: "A impunidade gera a audácia dos maus". (Carlos Lacerda)

Um comentário:

Rafael Porcari disse...

Grande Marçal, você foi perfeito na sua análise! Violência gera violência, fruto da impunidade. É uma vergonha o que aconteceu nesse jogo!
Abraços,
Rafael Porcari