Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de abril de 2013

O intruso!


Neste domingo teremos a reinauguração da Fonte Nova (foto acima), na Bahia de todos os santos. O estádio ficou muito bonito, agora é uma ”arena”, do jeitinho que a FIFA gosta. O jogo inaugural será no próximo domingo (07.04.2012), às 16h, com o clássico entre Bahia e Vitória, os dois principais times da capital baiana. Antes, segundo a programação cultural, terá apresentação de Ivete Maria Dias de Sangalo, ou simplesmente Ivete Sangalo. Também terá apresentação de Claudia Cristina Leite Inácio Pedreira, também conhecida como Cláudia Leitte que nasceu em São Gonçalo no Rio de Janeiro, mas que mudou para Salvador – cidade natal de sua mãe - com cinco dias de vida. Outros artistas, todos eles, genuinamente baianos também farão apresentações sendo que o grupo Olodum ira executar o hino baiano e nacional.

O investimento total na Arena Salvador foi de R$ 780 milhões, a maior parte deste montante teve financiamento federal, ou seja, dinheiro do meu e do seu bolso. Enquanto isso, na própria Salvador, milhares de crianças continuam sem escola, milhares passam fome e outras milhares estão nos corredores dos hospitais esperando ser atendidas por falta de médicos. Infelizmente para para a população, o futebol tem mais importância do que o futuro das crianças e das vidas das pessoas.

O intruso


Diferentemente dos outros seguimentos que aproveitara a festa para promover seus conterrâneos, a arbitragem andará na contra mão da história, pois convidou arbitragem de fora do estado para comandar a principal atração da inauguração do estádio, o famoso BA-VI. O maior clássico da Região Nordeste do Brasil e um dos maiores do Brasil, disputado desde 18 de Setembro de 1932.

Claro que o árbitro convidado – Wilton Pereira Sampaio - (foto acima), não tem culpa nenhuma de ser ele o escolhido para comer a cereja do bolo e possivelmente, nesta escala já tenha o dedo do Tonhão – novo chefe da arbitragem brasileira - ele já esta formando sua panelinha, se fosse Aristeu Tavares ainda o chefe do apito brasileiro, sem duvida nenhuma afirmo que o árbitro seria Marcelo Henrique, assim como seria Sandro Ricci se fosse o Dr. Edson Resende. Isso infelizmente é natural na arbitragem brasileira, mudam o açúcar, mas o fedor e as moscas continuam as mesmas.

Mas, também sem duvidas nenhuma, os principais culpados pela ausência de arbitragem baiana na festa de reinauguração da Fonte Nova são os próprios árbitros baianos que aceitam passivamente como bois em curral o que a eles é determinado por um ou dois dirigentes que não tem visão e nenhum compromisso com a arbitragem local. Eles elegeram Arilson Bispo da Anunciação, que supostamente seria segurança do presidente da Federação baiana de Futebol, que também supostamente teria sido expulso da policia militar e está envolvido em pelo menos quatro processos que tramitam na justiça baiana há vários anos, entre eles porte ilegal de armas. Os processos que são público, podem ser consultados na página da internet do Tribunal de Justiça da Bahia por qualquer cidadão são assim numerados: Processo: 0086792-66.2005.8.05.0001 - Processo: 0085916-48.2004.8.05.0001 - Processo: 0042667-08.2008.8.05.0001 - Processo: 0008856-28.2006.8.05.0001.

Mais infelizmente não é só a rejeição da atual direção do sindicato pelos árbitros e os processos de Arilson que atrasa a arbitragem da terra de Jorge Amado. A Bahia é um dos poucos Estados do país que não tem um "Coronel" na chefia da Federação ou na sua comissão de arbitragem. Segundo informações vinda da boa terra, o presidente da comissão de arbitragem Wilson do Espirito Santo Paim, não é um coronel, mas seria um especie de ”bananão”, pois quem manda de fato na CEAF é Belmiro da Silva e Arison Bispo, que seriam os verdadeiros responsáveis pela arbitragem baiana, inclusive que Belmiro e Arilson travam uma guerra nos bastidores para que um deles seja o substituto de Wilson Paim que devido à idade avançada já não tem mais saúde e nem mobilidade para chefiar os árbitros.

Paim, Belmiro e Arilson

Mas o descaso não para por aí, nos bastidores, os associados reclamam que o árbitro Jailson Macedo Freitas mesmo fazendo parte da diretoria do sindicato, vem há anos fazendo concorrência pirata contra a entidade de classe escalando árbitro na famosa praia de Itapuã mesmo sem ter empresa constituída legalmente.

Fora estas denuncias, também há comentários nos bastidores que estaria ocorrendo possivelmente, casos amorosos dentro do quadro baiano, inclusive que haveria infidelidade em alguns desses casos. Como ainda não tenho provas, estou preservando os nomes, mas continuo com as averiguações e voltarei ao assunto se tiver alguma novidade.

Em um estado onde impera esses tipos de denuncia, não se podia esperar outra coisa que não fosse o total descredito dos árbitros e olha que seu árbitro numero um, Jailson Macedo Freitas foi eleito pela grande imprensa especializada como o melhor arbitro do campeonato brasileiro de 2012, tendo apitado recentemente a final da Copa do Nordeste vencida pelo Campinense da Paraíba. Não menos importante e também esquecido, consta como integrante do quadro baiano, o assistente Alessandro Matos que será um dos assistentes do nosso país na Copa do Mundo de 2014.

Ficha técnica do jogo:

JOGO: 52 - BAHIA X VITÓRIA - DATA: 07/04/13 - HORA: 16:00

COMPETIÇÃO: CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PRIMEIRA DIVISÃO - EDIÇÃO 2013.

CIDADE: SALVADOR - ESTÁDIO: ARENA FONTE NOVA.

ÁRBITRO: WILTON PEREIRA SAMPAIO FIFA/GO.

ASSISTENTE 01: ADSON MÁRCIO LOPES LEAL CBF/BA.

ASSISTENTE 02: JOSÉ RAIMUNDO DIAS DA HORA CBF/BA.

4ºARBITRO: MARIELSON ALVES SILVA CBF/BA.

5ºARBITRO: JOSÉ CARLOS OLIVEIRA DOS SANTOS CBF/BA.

DELEGADO FINANCEIRO: LUIZ ALBERTO BECCO /BA.

O que eles disseram:

Arilson Bispo da Anunciação

Contatado pelo Blog, Arilson Bispo disse que:

Fazer segurança do presidente da FBF e escalas da Federação

Nunca tive esta atuação profissional (não é demérito nenhum para quem o faz) com qualquer pessoa ou instituição ao longo da minha vida e, muito menos com o presidente da FBF. Temos sim uma relação amistosa, pacífica e institucional, como árbitro da ativa e dirigente sindical.

Sindicato

Fomos eleitos para administrar o SINBAF para o período de 2010 á 2013, vale ressaltar que a administração solicitou antecipação das eleições alegando não ter mais condições de seguir em frente. Vários foram os desafios que enfrentamos ao longo destes anos. O primeiro passo de nossa gestão foi organizar as questões administrativas e financeiras da entidade, pois tínhamos várias pendências, principalmente com órgãos da administração pública (telefone, internet, fisco municipal e federal).

Algumas atividades desenvolvidas em nossa gestão:

Obs. Foram elencados 14 itens no total das quais publico abaixo os seis principais.

1. Contrato com a empresa VOADOR para fornecimento de uniforme a todos os árbitros do SINBAF;

2. Contrato de patrocínio com a Empresa Baiana de Água e Saneamento – EMBASA, como patrocinadora Máster do sindicato;

3. Contrato de patrocínio com as empresas LUPO e INCOMAF;

4. Aquisição de 03 bandeiras eletrônicas da Signal Bip;

5. Aquisição de computador, impressora, ar condicionado, telefone e todo mobiliário de escritório para o sindicato.

6. Notícia em primeira mão. Acabamos de comprar (21 /03/2013) a nossa sede própria, uma sala de 50m², no centro de Salvador. Este é um sonho antigo da categoria, após 41 anos de existência o SINBAF tem a sua “casa”. Esta era a principal meta da nossa gestão, é um legado que ficará para todas as gerações de árbitros da Bahia, e facilitará e muito a administração da entidade pelas gerações futuras.

Comissão de arbitragem

Quanto a escalar árbitros da FBF, não tem nenhum cabimento. A comissão de árbitros tem um presidente, e nós temos sim um bom relacionamento que acredito ser importante para a “instituição” arbitragem baiana. Se isto incomoda a alguém, não poso fazer nada, esta é a forma que a nossa diretoria entende como melhor para os nossos associados. Se o caos, as brigas e as intrigas interessam a alguém, com toda certeza não interessa aos árbitros filiados a instituição.

Processo na PM

Existe sim uma ação judicial. O poder judiciário julgou a ação á meu favor, ou seja, fui absolvido, os documentos foram enviados ao jurídico da CBF. Diante disto, todos os documentos da justiça comum fora anexados ao processo administrativo da PM, onde estou recorrendo da decisão e aguardando um desfecho favorável. Enquanto aguardo decisão atuo como professor efetivo de Educação Física concursado na rede municipal de ensino de Camaçari (região metropolitana de Salvador), professor substituto da Escola de Educação Física da Universidade Católica do Salvador e professor da rede municipal de Salvador (aguardando nomeação).

O Blog enviou questionamento detalhado sobre as denuncias e não teve retorno até a publicação deste post.

Jailson Macedo Freitas

Contatado pelo Blog, o árbitro Jailson Macedo Freitas disse que:

As denuncias são descabidas e sem fundamentos e com o propósito de manchar sua carreira. Que mora há 30 anos no bairro de Itapuã e admitiu escalar árbitros há exatos 11 anos no campeonato amador conforme denunciado, mas é por questão afetiva, pois segundo ele, sua carreira na arbitragem aconteceu neste local.

Jailson Macedo: melhor do Brasil e ignorado na Bahia 

Disse que usa de sua influencia e amizade com os árbitros para que estes atuem no “seu” amador e cita participações de Fernando Andrade Santana, Arilson Bispo da Anunciação, Manuel Nunes Lopo Garrido e Gleidson Santos Oliveira.

Finalizou pedindo que não fossem divulgados seus esclarecimentos e que deixasse seu nome de fora, o que sinto informar não ter sido possível, pois houve a denuncia e nada mais justo do que ouvir e publicar todas as considerações dos citados e diretamente envolvidos.

Agradecimentos:

O Blog do Marçal agradece as participações de Arilson Bispo da Anunciação e Jailson Macedo Freitas  onde puderam esclarecer as duvidas sobre as denuncias e aproveita para deixar aberto espaço para quem foi citado neste post.

Frase: “O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você”. (Mario Quintana)

Nenhum comentário: