Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Manipulador e manipulados

Na próxima semana, do dia 05 ao dia 11 de agosto, a CA CBF comandara aqui em São Paulo, testes físicos e treinamentos específicos para árbitros FIFA, aspirantes, promissores e alguns convidados.


Os trabalhos serão realizados no centro de treinamento do Audax do Grupo Pão de Açúcar, um dos muitos clubes espalhados pelo país que pertence a empresários do futebol que os usam como barriga de aluguel para “engordar” jogadores e depois vende-los como mercadorias.

O Blog do Marçal juntamente com o Apitonacional tentou uma autorização para cobrir os trabalhos durante a semana e lamentavelmente o pedido foi negado pela CA-CBF através de seu todo poderoso chefão Sérgio Corrêa que alegou ser uma imposição da FIFA.

A negativa é respeitada, mas não é aceita. Se levarmos em consideração que quase todas as publicações sobre os árbitros são negativas, quando surge a oportunidade de matérias favoráveis não pode ser descartada. A proibição da imprensa cobrir os trabalhos diariamente além de ser uma falta de transparência ainda levanta algumas suspeitas e deixa algumas perguntas no ar como:

Ø O que a CA-CBF quer esconder ou o que ela tem a esconder?

Ø Porque que em pleno século 21 onde tudo é feito as claras com transparência, justamente com a arbitragem que é uma categoria tão contestada e vista com tantas desconfianças as coisas são feitas as escondidas como nos porões da ditadura?

Ø Porque proibir a imprensa se ela não marca ou deixa de marcar pênaltis errados, se ela não anula gol legitimo, se ela não valida gol impedido ou de mão?

Ø Porque proibir a imprensa se ela não falsifica documentos como diplomas, SPCs e Serasas. Se ela não recebe carta de ex-presidente da FIFA para beneficiar alguém na promoção dos escudos. Se ela não engaveta denuncias ou diz aos denunciados quem os denunciou e os conteúdos das denuncias. Se ela não mantém casos amorosos com seus apadrinhados seja ele de que sexo for?

Ø    Porque proibir a imprensa se ela não usou de um "manipulado" para fazer acordo com os 3 chamados "sombras" em uma pizzaria de Niterói, mas precisamente no bairro Icaraí onde foi prometido jogos na Copa do Brasil para que estes dessem declarações para a imprensa para desqualificar denuncias contra si de um famoso ex-arbitro FIFA.

Como podemos ver, as suspeitas e as denuncias mostram que o submundo do apito é bem mais podre do que parece. Eu tenho relatos que até Deus duvida. Tem um dirigente pavão que é endeusado por todos, que ergue as asas como a ave mostrando as lindas penas, mas não para se exibir e sim para desviar a atenção e esconder os seus pés sujo da lama que pisa diariamente.

Quem faz ou fez os itens acima citado é que deveria ser impedido de participar dos trabalhos com a arbitragem, pois essas pessoas acima de quaisquer suspeitas facilmente se corrompem e são corrompidos e não a imprensa que busca somente mostrar para a sociedade o árduo trabalho e sacrifícios que os árbitros – esses com raras exceções uns verdadeiros abnegados - fazem para se manterem na arbitragem.

A arbitragem passa constantemente por renovações, mas o mesmo não acontece com os seus dirigentes. Já passou da hora dessa renovação também os atingir. Temos alguns espalhados pelo país comandando a arbitragem com ficha corrida de fazer inveja até mesmo ao Fernandinho Beira Mar.

Poderoso chefão

Sérgio Corrêa é desde 2007 o principal dirigente da arbitragem brasileira. Eu o conheci em 1993 quando fiz o curso de árbitro e desde então mantenho uma relação ora amistosa, ora nem tanto com ele. Concordo com a maioria das coisas que ele fez pra arbitragem, pois muitas delas saíram depois de longas e calorosas discussões entre nos dois. Mas apesar de muitos pensarem o contrário, não sou seu amigo e nem ele é meu, pois nunca frequentei a casa dele e muito menos ele a minha.Talvez o motivo das discussões e são varias - um dia eu publico - seja o fato de que por mais que tenha tentado, ele nunca conseguiu me manipular. Posso dizer que nos últimos 20 anos eu fui o seu melhor amigo e o pior ao mesmo tempo!

Sérgio Corrêa, esta manipulando árbitros e dirigentes do apito desde 2003 quando José de Assis Aragão o fez Presidente do Sindicato dos Árbitros de São Paulo. Posso dizer que de lá pra cá ele joga em dois times diferentes ao mesmo tempo, o da arbitragem e o dos dirigentes. Usa um para tirar beneficies do outro. Nada acontece ou aconteceu na arbitragem brasileira sem conhecimento e aprovação do poderoso chefão. Quando ele se sente ameaçado por qualquer motivo, ele usa os árbitros para criar um problema qualquer e em seguida leva a solução para os dirigentes. Assim usa seus liderados (manipulados), se fortalece com seus empregadores e garante mais uns anos de reinado.

Nesse tempo, algumas coisas ficaram sem explicações como a troca pra lá de suspeita de um árbitro FIFA por outro do mesmo estado, troca essa desfeita no ano seguinte. Como também não foi explicada a ascensão de um Coronel do apito e depois o forte trabalho nos bastidores para derruba-lo. O Coronel fez muitas cagadas é verdade, mas nada além do que todos que entra nesse maldito cargo faz, é só dar uma olhadinha nas escalas do pessoal de Goiás para ver o que o atual esta fazendo. Mas o que o derrubou o Coronel mesmo foram duas coisas, sua arrogância e o forte trabalho de bastidores do “poderoso chefão”. Ele colocou, ele tirou!

Faz bem ou faz mal!

Sérgio Corrêa costuma se gabar que ajudou muito a arbitragem brasileira – certamente ele vai dizer que não disse isso, mas eu provarei que disse sim – eu tenho minhas duvidas sobre essa "ajuda".

Ele fez muito pela parte burocrática da arbitragem criando regulamentos e determinações - mesmo que ele mesmo em algumas situações não tenha cumprido o que escreveu – mas isso qualquer um faria, pois quando foi empossado na CA-CBF como assessor de Edson Rezende que substituiu Armando Marques não tinha nenhum documento ou regulamento da arbitragem, quer dizer, tinha dois artigos que eram:

Artigo 1º: A arbitragem brasileira será comandada exclusivamente por Armando Castanheira da Rosa Marques com poderes de imperador.

Artigo 2º: Quem não concordar com o artigo 1º estará sumariamente fora da arbitragem.

Se fez bem pela parte burocrática, pecou pela parte técnica, hoje a arbitragem tem centenas de instrutores de qualidades duvidosas que robotizaram os árbitros e consequentemente não temos um apitador sequer com qualidades para representar o país na próxima Copa do Mundo. O que lá vai estar é um politico que fez sua carreira amparada pelo amor doentio de um dirigente que não mediu consequências quebrando todas as regras para coloca-lo no topo. Isso também ocorreu nas ultimas três Copas onde Carlos Simon participou não porque era o melhor e sim por falta de outros nomes.

Também pecou em não usar sua influência com os dirigentes da CBF para dar melhores condições de sobrevivência para a categoria que tem uma entidade que vive à custa de migalhas de um patrocínio milionário destinado aos cofres da CBF que deveria ser de direito dos árbitros.

A dependência financeira acorrenta a entidade que tem que fazer politica para sobreviver se ajoelhando para pedir favores aos dirigentes quando deveria ser autossuficiente financeiramente para ser tratada com o devido respeito. Enquanto isso não mudar, enquanto os árbitros não se libertarem da escravidão, Sergio Corrêa continuara se aproveitando da situação para acumular mais poderes e assim poder manipular ainda mais a tudo e a todos, pois só ele ganha com essa dependência da entidade e com a submissão dos árbitros.

Para terminar a parte do poderoso chefão, para reforçar sua imagem de manipulador, lembro a todos que enquanto esteve na chefia do apito brasileiro, Sérgio nunca participou de um congresso da ANAF, entidade que ajudou a criar, mas bastou ser apeado do poder para no mesmo ano participar ativamente mesmo sentindo dores horríveis como ele mesmo disse tendo inclusive feito no dia do encerramento um longo discurso onde de forma autoritária e pouca cortes distribuiu pitos para a maioria da plateia que mais uma vez se acovardaram aguentando tudo calado. Quem esteve naquela noite do dia 10 de novembro de 2012, na sala de convenções do hotel Estamplaza (foto abaixo) sabe do que estou falando.


Por tudo isso não tenho duvidas em dizer que a direção da arbitragem brasileira é um saco de açúcar que é rodeado há vários anos pelas mesmas moscas varejeiras que se engalfiam entre si para conseguirem cada vez mais poder. Por vez trocam o saco, mas as moscas continuam as mesmas a sobrevoa-lo em busca do ultimo grão de açúcar com algumas delas já moribundas pelas mazelas da vida.

Obs. Falei muito nesse post a palavra imprensa. Apesar de me sentir um integrante da categoria pelo longo tempo de site e de Blog, esclareço que não sou jornalista formado e sim apenas um ex-árbitro que sonha um dia ver a arbitragem livre da politicagem e dos poderosos chefões que manipulam a todos única e exclusivamente pelo poder e pelos seus interesses pessoais.

Talvez eu seja mesmo um ufanista e nunca verei meu sonho realizado.

Frase: “A ambição sujeita os homens a maior servilismo do que a fome e a pobreza”. (Marquês de Maricá)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom este seu post sobre as Mentiras. Continue desmascarando cada um deles. Os de SP, do RJ, do Brasil, enfim todos.

André Luiz disse...

Muito bem, faço do comentário do anônimo minhas palavras.