Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Assembléia de trabalho da ANAF: Eleições e troca de sede do próximo congresso foram os principais assuntos discutidos em Maceió

ANAF prestes a ceder o lugar para a FEBRAF

No ultimo final de semana, dias 16, 17 e 18, foi realizado em Maceió-AL, assembleia de trabalho da ANAF.  Organizado pelo sindicato local (Sindafal), liderado pelo árbitro CBF Charles Herbert Ferreira, o encontro foi um sucesso, principalmente pelo fato do arbitro também da CBF, Flávio Feijó de Omena, ter conduzido com maestria a organização do evento.

O evento Inspirados em um folguedo tradicional do estado de Alagoas foi realizado no salão de convenções do Hotel Enseada, em Maceió.

Vinte presidentes e representantes das entidades da arbitragem participaram dos debates, mas lamentavelmente alguns sindicatos não mandaram representantes para a assembleia de trabalho. Entre eles o sindicato de Goiás nas mãos de Elmo Cunha que só comparece para "brigar" pela categoria quando tem passagens e despesas pagas. Vale registrar que existe varias reclamações por parte de associados por conta da má administração do mesmo. Outro que não mandou representante foi o sindicato do Rio de Janeiro que rompeu definitivamente com a ANAF e com as demais entidades do país, fato que já havia ocorrido no congresso realizado no final do ano passado em Belém do Pará.

Camisa presentada ao vice-governador por serviços prestados à arbitragem

Além dos dirigentes da ANAF, dirigentes dos sindicatos presente na assembleia e do presidente da comissão de arbitragem local, Hércules Martins, a abertura oficial do evento contou com a presença do Vice-Governador do Estado, José Tomaz Nonô, muito referenciado pelos árbitros por ter apresentado em 1997, primeiro projeto para profissionalização dos árbitros de futebol. A cerimonia de abertura contou também com a presença de vários árbitros do estado, mas que infelizmente não estava entre eles para abrilhantar a abertura a bela Maria de Fátima Mendonça, assistente CBF que sofreu sérios problemas de saúde recentemente, tendo até mesmo corrido risco de perder a vida. Felizmente seu problema foi diagnosticado e com tratamento intensivo recuperou a saúde e vem gradualmente recuperando também sua forma devendo em breve estar novamente desfilando sua competência e beleza nos campos de futebol do país.

Presença marcante na abertura do árbitro FIFA do estado Francisco Carlos do Nascimento muito elogiado pelo vice-governador a quem tem como amigo pessoal. Chicão - como é conhecido na terra dos marechais - entregou uma camisa de árbitro autografada pelos dirigentes para o vice-governador como forma de agradecimento pelos serviços prestados à arbitragem.

Com a sabedoria e maestria de sempre, o presidente da ANAF, Marco Antônio Martins, liderou os trabalhos durante os três dias ao lado de Salmo Valentim e Arthur Alves Júnior, dando a palavra e intervindo quando necessário evitando desta vez debates mais acalorados em que nada contribuem para a união da arbitragem.

Presidente da ANAF, Marco Antonio Martins discursa na cerimonia de abertura do evento

Debates

Os dirigentes enfrentaram uma verdadeira maratona de debates de onde saíram varias decisões sendo que as mais importantes foram:

Congresso de 2014

O que já era esperado foi sacramentado de forma ainda mais fácil com a não participação dos dirigentes de Sergipe que sem ter como explicar o não comparecimento na ultima reunião da ANAF em Recife, demonstraram nenhum compromisso com a entidade e também não compareceram em Maceió. O presidente da Associação de Árbitros, Ivaney Alves de Lima, que pela lei não pode ser reconhecida pela ANAF, se limitou a enviar e-mail dizendo da sua não ida à assembleia por "motivos pessoais". Mesmo motivo alegado anteriormente, quando na verdade comentam se nos bastidores que Ivaney supostamente teria sofrido pressão por parte da federação local para não mandar representante ao evento e preferiu viajar de ferias com a família não aparecendo e nem mandando nenhum representante mesmo sabendo que o evento de Recife já tinha sido anteriormente marcado. Vale frisar que no congresso de Belém do Para, onde os custos foram bancados pela ANAF, Ivaney não só esteve presente como ainda levou a tira colo seu diretor financeiro Ailton Farias da Silva.

Representante da arbitragem sergipana mais uma vez se ausentou dos debates da categoria

Após debates sobre o assunto e pela não presença de representantes de Sergipe para as devidas explicações, Marco Martins propôs o cancelamento do congresso em Sergipe e a troca de local. A proposta foi colocada em votação e aprovada por unanimidade. Em seguida escolheram a nova sede, como a vaga é do nordeste – as outras foram no sul (Santa Catarina), sudeste (São Paulo) e norte (Belém do Pará), esta teria que ser necessariamente no nordeste e como só o estado da Bahia se candidatou e como também já esperado, o Congresso será realizado em Salvador entre os dias 28, 29 e 30 de novembro deste ano. Seguindo as regiões, em 2015 ela será realizada no centro oeste com possibilidades maiores para Mato Grosso do Sul, Brasília e Goiânia, mas a decisão só será tomada em novembro próximo durante congresso de Salvador.

Novidade: As estadias, alimentação e transporte interno ficará por conta do organizador local, mas as passagens aéreas dos representes dos dirigentes desta vez terão que ser pagas por cada sindicato de origem. A ANAF se comprometeu a ajudar nesse item os estados sem recursos.

Eleições

Foi colocado em votação e aprovado a comissão eleitoral que supervisionará o próximo pleito da entidade. Pelo calendário aprovado as chapas deverão ser inscritas entre 4 e 13 de junho com a eleição marcada para o dia 30 de junho de 2014.

Calendário das eleições

A Comissão eleitoral é formada por Maria Antônia, Presidenta do Sindicato dos Árbitros de Rondônia, Flávio Feijó de Omena, Diretor do Sindicato dos Árbitros de Alagoas, Gilson Bento Coutinho, Diretor da Associação de Árbitros do Paraná, Hélio Prado, membro da diretoria do sindicato de Santa Catarina e Manuel Nunes Lopo Garrido, Diretor do Sindicato dos Árbitros da Bahia.

Federação

O presidente Marco Martins anunciou aos participantes durante os debates que não da mais para esperar, que não tem outro jeito e que a Federação Nacional dos Árbitros será criada na próxima assembleia que ocorrera durante o congresso de novembro próximo. Segundo Martins a federação será criada apenas com os sindicatos que estiverem regularizados (carta sindical) e que a ANAF será mantida com os demais. Também disse que entidade ajudara os demais a se regularizarem para assim incorporarem a federação e que a ANAF só será extinta quando o ultimo for regularizado.

Esclarecimentos:

Algumas pessoas estão indagando o fato da aproximação entre eu e Pedro Paulo de Jesus, dono do site Voz do Apito. Sobre esse assunto quero esclarecer a todos que tanto eu como PPJ - como é conhecido - falamos do mesmo assunto - arbitragem - convivemos no mesmo ambiente e gozamos no meio praticamente da amizade das mesmas pessoas. Por conta disso é imprescindível que tenhamos uma convivência pacifica, respeito mutuo e solidariedade quando necessário. Queira ou não alguns desafortunados, fazemos parte do contexto arbitragem e essa aproximação certamente será revertida em prol da arbitragem, pois assim como eu, acredito que PPJ também só quer o bem da arbitragem, querer demonstrado por mim e por ele tanto nas matérias enaltecendo a arbitragem como nas polemicas onde a nossa única intenção é extirpar do meio pessoas e aventureiros descompromissados que só querem tirar proveitos próprios da categoria.

Agradecimentos:

Quero agradecer toda a diretoria da ANAF, especialmente seu presidente Marco Antonio Martins, assim como os demais dirigentes presente na assembleia pela autorização para minha participação ativamente no evento representando o Blog do Marçal e o Apitonacional. Desta vez, nada foi proibido, como as informações ficaram livres para todos, nada de obscuro precisou ser revelado.

Com a bela e simpática Maria de Fátima Trindade

Quero agradecer também os alagoanos Charles Hebert, Flavio Feijó de Omena, Severino Ferreira pelo apoio e principalmente Maria de Fátima Mendonça que me recebeu com carinho e simpatia.

Também quero enaltecer e reafirmar mais uma vez minha admiração aos amigos que já tenho na arbitragem como Carlos e Fernando Castro, Jamir Garcez, Ciro Camargo, Emerson Sobral, Genildo Januário, Maria Antônia, Arthur Alves Junior, Arilson Bispo e principalmente Salmo Valentim pelo apoio e sabedoria nas palavras.

Se revi esses amigos queridos, pude fazer novas e construtivas amizades como as do cearense João Lucas, dos mineiros Ronaldo André Bento e Eustáquio Alves Ferreira, de paranaense Roberto Braatz, de Lincoln Ribeiro Taques do Mato Grosso, de João Lupato do MS e Manoel Lopo Garrido da Bahia. Quero deixar registrado que para mim foi uma honra estar ao lado de todos vocês e espero revê-los em breve.

Agradeço também ao pessoal da imprensa, meus amigos Julio Cancellier e Douglas Kaminski da ANAF pelo apoio, a Pedro Paulo de Jesus pela forma amistosa no convívio mutuo e principalmente ao meu amigo-irmão Paulo Lira que juntamente com sua família sempre me recebe com alegria, carinho e cordialidade quando passo por Maceió.

A tradicional foto oficial com todos os participantes do evento

Frase: “Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios” (Abraham Lincoln).

Nenhum comentário: