Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O árbitro e o carro do Presidente

Apreensão de carro do presidente da Federação Catarinense de Futebol gera polêmica e suspeita de favorecimentos em Balneário Camboriú
Jefferson Schmidt e Delfim Peixoto 

Este fato que relato a seguir é meio que inusitado e meio que normal ao mesmo tempo devido ao jeitinho do brasileiro de sempre procurar levar vantagem em tudo e também ao uso da famosa frase "você sabe com quem está falando!" que sempre visa favorecer os poderosos.

Uma infração de trânsito seguida de apreensão de veículo ocorrida em fevereiro deste ano em Balneário Camboriú, uma das mais bonitas, famosa e luxuosa praia de Santa Catarina, merece o registro mesmo que tardio não só pelas personagens envolvidas, mas principalmente pelos procedimentos das autoridades policiais que fizeram com que o poderoso local, o rei do Balneário, recebesse tratamento vip, bem diferente dos demais súditos. O veículo vistoriado e apreendido foi uma BMW Z4 de propriedade e dirigido no momento da abordagem policial por Delfim de Pádua Peixoto Filho.

Só para que fique registrado, Delfim é presidente da Federação Catarinense de Futebol há vinte e nove anos, herdou a presidência da entidade em 1985 e foi reeleito por sete mandatos seguidos, sendo que o ultimo que foi recentemente, só terminará em abril de 2019 completando então 34 anos no poder.

O seu poder na terra dos barrigas verdes é tão grande que em 1996, como se fosse uma propriedade particular, transferiu a sede da FCF para Balneário Camboriú, tornando a única do país fora da capital do seu estado, mas coincidentemente próxima do endereço residencial de Delfim. O argumento usado na ocasião foi que em Florianópolis, capital do estado, não houve interesse na doação de um terreno e material para a construção da nova sede e que o atendimento de outras necessidades não eram o suficiente.

Delfim e seu brinquedinho de luxo

Na noite do dia 24 de fevereiro do corrente ano, Delfim trafegava com sua possante BMW pelas ruas do Balneário quando foi surpreendido por uma Blitz policial. Como os militares eram de outras cidades do interior em operação veraneio, nem sabiam com quem estavam lidando e fizeram seu trabalho como se deve, como exige a sociedade.

Ao verificarem a documentação do automóvel de luxo, os policiais prenderam o veículo por estar com a documentação atrasada. Mas o que eles não sabiam era que em vez de prender o automóvel e encaminha-lo ao pátio de carros apreendidos, como normalmente acontece com os veículos dos cidadãos comum, tiveram que escolta-lo até o batalhão da PM onde ficou guardado longe do sol, da chuva, da maresia e sob vigilância de vários soldados até que o debito fosse quitado no primeiro dia útil sendo liberado em seguida.

Jefferson Schmidt - Major PM-SC

Procedimentos segundo informações do comando da PM e noticiado pela imprensa local na ocasião, por ordem do Major Jefferson Schmidt, supervisor de dia da 3ª RPM. O oficial que determinou em procedimentos nada usual que o carro não fosse guinchado para o pátio público e sim recolhido ao Batalhão, além de atuar como oficial da Polícia Militar é árbitro do quadro da Federação Catarinense de Futebol. Para quem ainda não ligou os fatos, na parte esportiva, Schmidt responde diretamente a Delfim Peixoto, que segundo informações, além de presidente, é quem escala os árbitros no estadual.

Segundo apurado, ao saber que o carro seria guinchado e levado ao pátio de carros apreendidos, o presidente fez uma ligação, supostamente para Schmidt, e logo depois os policiais empenhados na ocorrência receberam ordem do alto escalão de que a BMW não fosse guinchada e que deveria ser encaminhada em comboio (escoltado) para o pátio do 12º Batalhão da PM.

O policial-árbitro teria mudado os procedimentos da apreensão do veículo atendendo à pedido do presidente da Federação. Delfim confirmou ter feito a ligação sem revelar quem era seu "amigo" na PM em entrevista para o site da FCF. Já Jefferson Schmidt confirmou ter ordenado os procedimentos em mensagem ao Apitonacional.

A ação gerou muita polêmica e suspeitas de facilidades. Em nota, Marcello Martinez Hipólito - comandante do 12º Batalhão - falando sobre a ocorrência disse que não houve ilegalidade no ato de levar a BMW para o pátio do quartel. Segundo a nota, há tempos a PM/SC optou por pátio contratado pelas prefeituras por falta de espaço nos quartéis

Mas pelo que parece, o espaço que falta é só para o cidadão comum, pois como visto, para uma pessoa importante como Delfim Peixoto, a PM-SC sempre encontrará espaço necessário, nem que para isso seja usado o próprio espaço reservado ao comandante.

Brinquedinho

Delfim usou o canal oficial da FCF para, segundo ele, esclarecer a situação. O vídeo de pouco mais de 12 minutos critica a repercussão do assunto nas redes sociais e a imprensa que supervalorizou o acontecido sem deixar de ressaltar sua adoração pelo veículo, que chama de brinquedinho.

"Tenho três grandes amores na minha vida. Primeiro a família, segundo o futebol, terceiro, carro. Adoro carro, gosto de carro desde jovem. É um direito que eu tenho. Se posso ter, é problema meu. E tenho um que é um brinquedinho, que todo mundo já viu, como se fosse um crime" - diz Delfim.

Por fim, o presidente da FCF disse o seu carro não iria ser guinchado para o depósito de carros apreendidos que definiu como "lixo" e usou da ironia que lhe é peculiar para pedir ajuda dos invejosos.

"Aos que são do contra e acham que eu não poderia ter um carro, vão lá no banco e paguem um financiamento todo mês pra mim, eu gostaria! Ótimo! Mas não fiquem menosprezando ou invejando"! - encerrou Delfim (veja vídeo acima).

O que disse o policial-árbitro

Em contato com o Apitonacional, Jefferson Schmidt disse que:

“Realmente o fato ocorreu, porém não tanto assim! Ou seja, o veículo foi abordado em umas das barreiras montadas por nosso Batalhão de Polícia Militar. Estava com documentação irregular. Foram tomadas todas as medidas cabíveis ao caso. Sendo lavrado o AIT - Auto de Infração de Trânsito, Auto de Retirada de Circulação de Veículo, Expedição da Taxa de Diária e tudo o mais! O condutor do veículo teve seu carro multado e apreendido, conforme o que determina a Lei”! – explicou Jefferson Schmidt.

Segundo Schmidt, de acordo com o CTB a destinação do local para o veículo apreendido é dado pelo Agente da Autoridade  Trânsito. Em Camboriú existem dois pátios, um do Batalhão (quando há vagas!) e um terceirizado, localizado em uma cidade vizinha e que a conduta adotada foi estritamente dentro do que preconiza a Lei. Segundo ele em nada a Lei foi burlada ou deixada de lado.

Jefferson Schmidt - Árbitro

Quando perguntado se beneficiou Delfim Peixoto por este ser presidente da Federação Catarinense onde atua como árbitro, Schmidt disse que em momento algum isso ocorreu e apontou a idade do mesmo (73 anos) como um dos fatores para o tratamento “diferenciado”.

“O Dr. Delfim em momento algum foi beneficiado como querem fazer acreditar. Teve tratamento igual como qualquer outra pessoa, inclusive com referência a sua própria idade, ou seja, com paciência, pois a confecção dos documentos relativos a ocorrência demoram um pouco para serem preenchidos e isto sempre causa certo desconforto para pessoas de idade avançada.  É diferente lidar com um jovem de 20 anos e um senhor de 70 e poucos anos” – frisou o árbitro.

Schmidt ainda confirmou que era o supervisor como mencionado e que não precisou comparecer ao local, pois tratou tudo via comunicação interna.

“Determinei que todos os procedimentos fossem feitos conforme determina a Lei. Doesse a quem doesse”. – encerrou Jefferson Schmidt.

Frase: Aos amigos a lei. Aos inimigos os rigores da lei (Getúlio Vargas).

2 comentários:

Jens disse...

A frase que fecha o texto define a situação de maneira irretocável.

Anônimo disse...

Queria muito ver o grande Salmo Valentim tomando conta da arbitragem. Ele faria o que fez em Pernambuco. Renovou a arbitragem e hoje tem um quadro respeitado em todo estado. O melhor é o Gilberto que deveria herdar a vaga de Fifa do Sandro Meira depois que ele for a Copa do Mundo em 2018. Quem concorda que o Salmo é o salvador da lavoura por conta do seu bélissimo trabalho em Pernambuco venha comigo para abrirmos um abaixo assinado para levar ao presidente da CBF.