Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Aspirantes FIFA

Conheça os doze apóstolos de Sérgio Corrêa


No dia 12 de maio, a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CA-CBF), comandada desde 2007 pelo paulista Sérgio Corrêa da Silva (com intervalo de 21 meses entre agosto de 2012 e maio de 2014 onde a chefia passou para Aristeu Tavares e Antônio Pereira da Silva), divulgou a lista RENAF (Relação Nacional dos Árbitros de Futebol) com 544 nomes de árbitros e assistentes indicados pelas federações de todos os estados do país.

A lista trás a posição de cada árbitro no ranking nacional, fato que deve ser elogiado, pois de forma transparente, a CA-CBF divulga em vários documentos disponíveis no site da entidade as notas e tempos obtidos pelos árbitros e assessores nos testes físicos e teóricos realizados ao longo do ano e que serve como parâmetro para a formação do ranking.

Entre os nomes divulgados estão os doze novos apóstolos, ou seja, os novos aspirantes FIFA 2016 e é sobre eles que essa matéria ira falar.

O regulamento de arbitragem da CBF diz que a categoria poderá ser composta por até vinte membros e assim seria divulgado, mas duvidas fizeram com que a comissão de arbitragem deixasse uma vaga em aberto. Quem seria o vigésimo, ou décimo terceiro apóstolo? Você arrisca um nome? O Apitonacional tem informação não confirmada que dois nomes concorriam a ultima vaga e esse apóstolo viria do norte ou centro oeste brasileiro. Mas como é só especulações, vamos deixar esse assunto para outra oportunidade.

Não se sabe os motivos de um quadro tão inchado, pois se levarmos em consideração vários aspectos, dos 19, quatro ou cinco tem condições de tocar qualquer jogo e os demais entram na conta da ‘esperança’ que com o escudo ganhem confiança e respeito para mostrarem dentro de campo o que até aqui, na minha opinião, não mostraram. E olha que tem alguns com vários anos de apito e outros que foram promovidos agora, mas já deveriam estar saindo!

Analisando a lista dos 12 que entraram, dois sequer atuaram em uma partida da série A antes da promoção (Eduardo Valadão de Goiás e Rafael Traci do Paraná). Aliás, Valadão tem 14 anos de arbitragem, já apitou até final de estadual no qual foi eleito o melhor da competição. Mesma situação vive o paranaense Rafael Traci que tem uma década de apito e já apitou duas vezes a final do estadual. Será que o escudo fara esse milagre! Com Traci talvez e até torço por isso, mas Valadão...

Outra promoção emblemática é a do pernambucano Gilberto Castro, 36 anos, 16 desses na arbitragem. Castro era apontado como a revelação pernambucana, o tempo passou e a instabilidade técnica dentro de campo, a arrogância e o mau humor fora dele brecaram sua ascensão. Já apitou até final de estadual, mas também já fez muitas lambanças e foi promovido justamente quando vive sua pior fase técnica ficando inclusive fora da fase final do estadual desse ano.

E o baiano Marielson Silva hein! Também foi promovido. Se bem que esse é um bom árbitro, sabe apitar, mas precisa ser mais bem observado antes de qualquer conclusão. Marielson é o típico árbitro que se perde quando pressionado e todos sabem disso. Não posso deixar de lembrar a carreira que deu em Florianópolis fugindo de um jogador do Figueirense. A cena foi patética e como um menino mimado buscou a proteção policial como se fosse à barra da saia da mãe! Tem no currículo que lutou karatê e que apitou várzea ainda com 14 anos. Pela carreira... Duvido!

Bem, poderia citar outros casos, mas não quero me alongar mais. Sei que esse texto aumentara minha rejeição com alguns, mas dei minha opinião e não sou o dono da verdade respeitando todas as demais. Basta que você de a sua aí nos comentários.

Mas veneno a parte e como sou da arbitragem, mesmo sabendo que estatisticamente a maioria fracassara, estou torcendo para que provem não pra mim, mas pra vocês mesmos que são capazes e merecedores do escudo tão importante que agora carregam no peito.

Vocês agora são da elite, portanto se portem como tal e se dediquem para retribuir a confiança da CA-CBF depositada em vocês.

O site apitonacional disponibiliza no link quadro FIFA o perfil de cada um deles. Clique aqui e saiba mais sobre a careira dos árbitros promovidos.

Frase: “Não se deve julgar o mérito de um homem pelas suas grandes qualidades, mas pelo uso que sabe fazer delas” (Jean de la Bruyere).

Nenhum comentário: